FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Dimmer: O que é? Como Funciona? Características e Aplicações!

Dimmer: O que é? Como Funciona? Características e Aplicações! - fvml
Dimmer: O que é? Como Funciona? Características e Aplicações!

Descubra tudo sobre o Dimmer - desde o seu funcionamento até as aplicações mais comuns - neste guia completo sobre suas características e usos!

Olá a Todos!

Possivelmente todos nós já ouvimos falar em Dimmers ou Dimerizadores, no entanto, o que precisamos entender é; onde podemos aplicar, e onde não podemos aplicar esses tipos de dispositivos, para evitar eventuais danos aos nossos dispositivos ou mesmo patrimônio.
 
No post de hoje, iremos aprender: O que é o Dimmer? Como ele funciona? Suas principais características e onde podemos aplicações esse dispositivo.

O que é um Dimmer?

Um Dimmer é um dispositivo eletrônico projetado para variar a intensidade de corrente elétrica média em sua saída, muito parecido com um circuito controlador PWM

Que gradativamente, alterar a forma de onda de tensão aplicada, e controlado por um potenciômetro, diminuir por média, a intensidade da tensão eficaz, em um dispositivo controlado, alterando a sua porcentagem de potência média.

Tais dispositivos controlados podem ser: Lâmpada Incandescente ou Halógenas, Lâmpadas de LEDs, que tenham a função Dimmer, Lâmpadas Fluorescentes, equipadas com reatores especiais de escurecimento. Eles também podem controlar motores elétricos, utilizado em ventiladores de parede e de teto, explicaremos melhor no texto abaixo.

Você pode se interessar também!

Como Funciona o Dimmer?

Um Dimmer funciona essencialmente controlando a intensidade de corrente (A) entregue a carga, se controlamos a corrente, por consequência, controlamos a potência (W) na carga controlada.

A característica fundamental de funcionamento é limitar partes da onda senoidal da tensão AC. Isso permite que apenas a média da intensidade da tensão eficaz, seja produzida no circuito alimentado.

Funcionamento de um Circuito Dimmer!

Utilizaremos como exemplo o circuito da Figura 2 abaixo, por ser um circuito simples, que podemos utilizar para explicar com clareza, esse circuito já foi postado por nós da FVML, no Post:

O circuito do Post foi o demonstrado na Figura 2 abaixo, o circuito Dimmer para controlar a intensidade de uma lâmpada, que você pode estar conferindo.

Quando o circuito Dimmer é energizado, o capacitor começa a armazenar energia até atingir o valor necessário para ativar o Diac (Diode for Alternating Current).

Diac é um gatilho bidirecional, ou seja, um diodo que conduz corrente apenas quando a tensão de disparo seja atingida, e para de conduzir, quando a tensão elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte.

Logo após o Diac disparar a tensão de porta necessária para ativar o Triac, que é o componente responsável pelo chaveamento que regula a tensão para a carga conectada no circuito Dimmer.

potenciômetro e quem determina a regulagem através da variação de tensão. Ao ajustar o potenciômetro, podemos controlar a tensão direcionada ao capacitor, que controlar a queda de tensão que aciona o circuito de carga. E esta regulagem é quem determina a intensidade da potência na Carga.

Características do Dimmer!

Os Dimmers têm características diferentes, e antes de você saí montando um circuito, ou comprando um módulo Dimmer para instalar, é necessário entender às suas especificações. Já que se utilizarmos um equipamento erradamente, podemos trazer ao equipamento: desgastes, queima, ou mesmo funcionamento inadequado.

Antigamente os Dimmers trabalhavam com sistema resistivos, feito por resistores e chaves, ou eram feitos com transformadores, e seu propósito sempre foi  ajustar a intensidade da corrente elétrica média para uma carga AC.

Porém, atualmente os Dimmers além de controlar uma carga, tem também a função de economizar energia controlando o tempo que o circuito passa em estado ligado, semelhante a um circuito PWM

Os Dimmers mais comuns atualmente, utiliza componente eletrônico semicondutor como o TRIAC (Triodo de Corrente Alternada), que pode controlar a potência de uma carga alimentada por corrente alternada (CA).

Aplicações do Dimmer!

Os Dimmers foram projetados fundamentalmente para uso em cargas resistivas, em sua grande maioria são utilizados para:

  • Controle da luminosidade de lâmpadas incandescentes;
  • Controle de lâmpadas LED dimerizáveis;
  • Controle de Temperatura para Estufas;
  • Controle de Temperatura de Chuveiros Elétricos;
  • Controle de Temperatura de Chocadeiras.
  • Controle de Temperatura Ferro elétrico.

Existem ainda algumas circunstâncias especais, pelas quais os Dimmers são utilizados, em motores do tipo paralelo, também conhecido como motor de derivação ou motor shunt:

  • Controle de Velocidade em Ventiladores de Parede;
  • Controle de Potência de Furadeiras;
  • Controle de Potência de Lixadeiras;
  • Controle de Potência de Serra elétrica;
  • Controle de Velocidade em Motores de Exaustão;
  • Controle de Velocidade em Ventiladores de Mesa.

Em quais ocasiões os Dimmers NÃO devem ser utilizados?

Existem ainda algumas circunstâncias, pelas quais não devemos utilizar os Dimmers, já que seu funcionamento nessas circunstâncias não produzirão o efeito desejado:

  • Controlar as Lâmpadas fluorescentes;
  • Controlar as Lâmpadas Dicroicas com transformadores eletrônicos;
  • Para controlar velocidade de motores não derivativos;
  • Para controlar aparelhos eletrônicos.
Os Dimmers são alimentados por tensões de 110Vac ou 220Vac, isso conforme a tensão de seu Estado ou País, e a potência pode variar entre 4A à 50A, conseguindo facilmente trabalhar com cargas de mais de 10.000W.

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário