FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Disjuntores Termomagnéticos DTM: O que é? Como Funcionam? Aplicações!

Disjuntores Termomagnéticos DTM: O que é? Como Funcionam? Aplicações! - fvml
Disjuntores Termomagnéticos DTM: O que é? Como Funcionam? Aplicações!

Olá a Todos!

Os Disjuntores Termomagnéticos, ou simplesmente DTM, são dispositivos essenciais no mundo da eletricidade, desempenhando um papel fundamental na proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Se você já se perguntou como funciona a segurança elétrica em sua casa, escritório ou em qualquer lugar onde a eletricidade é usada, os DTM são peças-chave desse quebra-cabeça.

Neste artigo, mergulharemos no mundo dos Disjuntores Termomagnéticos DTM, desvendando o que são, como funcionam e onde são aplicados. Entender o funcionamento desses dispositivos é crucial para garantir a segurança elétrica, evitar danos a equipamentos e, o mais importante, prevenir potenciais riscos à vida humana.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre eletricidade, proteção de circuitos e garantir a segurança elétrica em sua residência ou local de trabalho, continue lendo para desvendar os segredos dos Disjuntores Termomagnéticos DTM e sua importância no mundo moderno. Vamos começar!

O que é um Disjuntor Termomagnético?

Um disjuntor (DTM) é um dispositivo de proteção termomagnético, projetado para proteger instalações elétricas de danos causados ​​por falhas de alimentação na rede elétrica

Quando se detectar uma anomalia na rede elétrica, como sobrecargas ou curto-circuito, o sistema desarma, inibindo o fluxo de energia que trafega através dos disjuntores ligados ao circuito da rede elétrica.

Como Funcionam?

Os Disjuntores funcionam como dispositivo de proteção em uma instalação elétrica. Atua desarmando sua chave de acionamento elétrico, quando sofre uma eventual sobrecarga ou curto-circuito.

O seu ponto mais elementar característico, é a capacidade de após sofrer alguma intempérie e desarmar, ha possibilidade de serem re-armados novamente, diferentemente de um fusível, que mesmo tendo objetivos semelhantes, o fusível rompe seu filamento tornado-o inoperante.

Os Disjuntores basicamente se dividem em três categorias: Disjuntores Térmicos (DT), Disjuntores Magnéticos (DM) e Disjuntores Termo-Magnéticos (DTM).

Disjuntores Térmicos!

Atuam de forma termomecânica. Há uma chapa bimetálica condutora, cuja corrente trafega através dela. 

Quando uma corrente maior que a corrente especificada, trafega essa chapa, ela se aquece, delatando a chapa, ativando o mecanismo de proteção, desarmando o disjuntor e interrompendo o fluxo de energia no circuito.

As principais funções:

  • Manobra: Chave de abertura e fechamento voluntário do circuito.
  • Proteção contra sobrecarga: Contem eficácia atuando como disjuntor térmico.

Disjuntores Magnéticos!

Atuam de forma eletromagnética. Eles possuem uma bobina magnética de alta corrente, com uma punção metálica de acionamento. 

Quando há um aumento de corrente acima da corrente especificada, forma-se um campo eletromagnético que empurra a punção, acionando o mecanismo de proteção, desarmando o disjuntor, e inibindo o fluxo de energia no circuito.

As principais funções:

  • Manobra: abertura e fechamento voluntário do circuito.
  • Proteção contra curto-circuito: Contem eficácia atuando como disjuntor magnético.

Disjuntores Termo-Magnéticos

São tipicamente a junção dos dois tipos de disjuntores: Disjuntores Térmicos e os Disjuntores Magnéticos, com a vantagem de possuir as características de ambos os disjuntores, e também são conhecidos como Magneto-térmico.

As principais funções:

  • Manobra: abertura e fechamento voluntário do circuito.
  • Proteção contra sobrecarga: contém eficácia atuando como disjuntor térmico.
  • Proteção contra curto-circuito: contém eficácia atuando como disjuntor magnético.

Aplicações!

Os disjuntores são dispositivos projetados fundamentalmente para proteção da instalação elétrica residenciais, comerciais e industriais.

Ficam alocados em quadros de distribuição, são dispositivos que funcionam de forma eletromecânico, e atuam de maneira protetiva, disparando os seus contatos quando recebem uma corrente excedente ao limiar projetado, ou como é conhecido, a popular, sobrecarga e/ou curto-circuito evitando, possíveis incêndio, explosões, ou outras intempéries indesejadas.

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário