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domingo, 6 de janeiro de 2019

Como funcionam os Relés, quais suas características, e suas aplicações!!!

Como funcionam os Relés, quais suas características, e suas aplicações!!!

Olá a todos!!!

Hoje nós vamos entender os fundamentos estruturais de um Relé.

Além disso, o design, a construção, o trabalho, as aplicações, tudo isso explicados em detalhes para enriquecer os nossos
conhecimentos.

O que é um relé?

Relé é um interruptor eletromagnético que é usado para ligar e desligar um circuito por um sinal elétrico de baixa potência, ou onde vários circuitos devem ser controlados por um único sinal.

Sabemos que a maioria dos dispositivos de aplicações industriais de ponta tem relés para o seu funcionamento eficaz.

Os relés são interruptores simples que são operados elétrica e mecanicamente. Os relés consistem em um eletroímã e também um conjunto de contatos. O mecanismo de comutação é realizado com a ajuda do eletroímã.
Existem também outros princípios operacionais para o seu funcionamento. Mas eles diferem de acordo com suas aplicações.

Por que usar um relé?

A principal operação de um relé vem em locais onde apenas um sinal de baixa potência pode ser usado para controlar um circuito. Também é usado em locais onde apenas um sinal pode ser usado para controlar muitos circuitos.

A aplicação de relés começou durante a invenção dos telefones. Eles desempenharam um papel importante na troca de chamadas nas centrais telefônicas. Eles também foram usados ​​em telegrafia de longa distância. Eles foram usados ​​para mudar o sinal vindo de uma fonte para outro destino.

Após a invenção dos computadores, eles também foram usados ​​para executar operações lógicas e outras operações de comutações. As aplicações de ponta dos relés, são aquelas que requerem alta potência para serem acionadas, por exemplo; motores elétricos, chaves de alta corrente, e assim por diante. Tais relés para essas aplicações são chamados de contatores.

Arquitetura de um Relé

Existem apenas cinco partes principais em um relé. São eles: 
  • Bobina Eletromagnética
  • Armadura Móvel
  • Pontos de Comutação NF, NA, COM
  • Núcleo de Magnético
  • Bobina Eletromagnética
As figura ao lado mostra o projeto atual de um simples relé.

É um relé eletromagnético com uma bobina de fio, cercado por um núcleo de ferro. Um caminho de relutância muito baixa para o fluxo magnético é fornecido para a armadura móvel com o articulador e também os contatos do ponto de comutação NA, NF, COM.
A armadura móvel é conectada ao garfo que é mecanicamente conectado aos contatos do ponto de comutação. Estas peças são seguras com a ajuda de uma mola. A mola é usada de modo a produzir uma folga de ar no circuito quando o relé se torna desenergizado.

Como o relé funciona?

A função de relé pode ser melhor compreendida explicando o seguinte diagrama ao lado.
O diagrama mostra um diagrama de seção interna de um relé. Uma bobina de controle, como mostrado.
Ligando-o a uma fonte de energia, quando a corrente começa a fluir através da bobina, o eletroímã começa a energizar e, assim, cria-se um campo magnético, logo apos isso acontecer o braço de contato superior começa a ser atraído para o braço fixo inferior e, assim, fecha os contatos, causando a comutação da da aleta móvel do circuito NF para o NA.
Logo após de o circuito ser desenergizado, o contato se moverá de forma oposta e fará o circuito NA para o NF.

Assim que a corrente da bobina estiver desligada, a armadura móvel será retornada por uma força de volta à sua posição inicial. Esta força será quase igual à metade da força da magnética. 

Os relés são feitos principalmente para duas operações básicas. Um é a aplicação de baixa tensão e o outro é de alta voltagem. Para aplicações de baixa tensão, mais preferência será dada para reduzir o ruído de todo o circuito. Para aplicações de alta tensão, elas são projetadas principalmente para reduzir um fenômeno chamado de Arco Voltaico.

Base do Relay

A base para todos os relés são as mesmas. Dê uma olhada em um relé de 5 pinos mostrado ao lado. Existem duas cores mostradas. A cor Amarela representa o circuito de controle e a cor verde representa o circuito de carga. Uma pequena bobina de controle é conectada ao circuito de controle. Um comutador está conectado à carga. Este interruptor é controlado pela bobina no circuito de controle. Agora vamos dar os diferentes passos que ocorrem em um revezamento.

Relé energizado (ON)

Como mostrado na figura ao lado, quando a corrente flui através das bobinas representadas pelos pinos Amarelos, faz com que surja um campo magnético, esse campo magnético provoca a comutação da Armadura Móvel, fechando o circuito entre os terminais NA e COMUM. 

Relé Desenergizado (OFF)

Assim que finaliza o fluxo de corrente pelos pinos da bobina, o campo magnético finaliza sua força, e a Armadura Móvel é comutada ao seu estado natural, através da força da mola que se opõe a força do campo magnético, e volta ao seu estado inicial fechando os contatos NF e COMUM novamente.

De forma simples, quando uma tensão é aplicada aos pinos de alimentação da bobina, o eletroímã é ativado, fazendo com que um campo magnético seja desenvolvido, o que vai fechar os pinos NA e COMUM, causando um circuito fechado entre o NA e COMUM. Quando não há tensão no pino da bobina, não haverá força eletromagnética e, portanto, nenhum campo magnético. Assim, os interruptores permanecem no seu estado natural NF e COMUM fechados.

Pólos de Comutação

Os relés têm o funcionamento exato de um comutador. Então, o mesmo conceito também é aplicado. Diz-se que um relé troca um ou mais pólos. Cada pólo tem contatos que podem ser comutados de três maneiras. Eles são

Contato normalmente aberto [NA]
O contato NA também é chamado de contato de fabricação. Fecha o circuito quando o relé está inativado ou seja sem alimentação, e desconecta o circuito quando o relé está ativo ou seja energizado.

Contato normalmente fechado [NF]
O contato NF também é conhecido como contato de rompimento. Isso é oposto ao contato NA. Quando o relé é ativado, o circuito NF é desconectado. Quando o relé é desativado, o circuito NF se conecta novamente.

Contatos de mudança (CO) / Double-throw [DT]
Esse tipo de contato é usado para controlar dois tipos de circuitos. Eles são usados ​​para controlar um contato NA e também um contato NF com um terminal comum. Segundo o tipo eles são chamados pelos nomes que quebram antes de fazer, e fazem antes de quebrar contatos.
Os relés podem ser usados ​​para controlar vários circuitos por apenas um sinal. Um relé liga um ou mais pólos, cada um dos quais pode ser acionado energizando a bobina.

Os relés também são nomeados com designações como

Single Pole Single Throw [SPST]
O relé SPST tem um total de quatro terminais. Destes dois terminais podem ser conectados ou desconectados. Os outros dois terminais são necessários para a bobina ser conectada.

Single Double Pole Throw [SPDT]
O relé SPDT possui um total de cinco terminais. Destes dois são os terminais da bobina. Um terminal comum também está incluído, que se conecta a qualquer um dos outros dois.

Double Single Pole Throw [DPST]
O relé DPST tem um total de seis terminais. Estes terminais são divididos em dois pares. Assim, eles podem atuar como dois SPST, acionados por uma única bobina. Dos seis terminais, dois deles são terminais de bobina.

Double Double Pole Throw [DPDT] 
O relé DPDT é o maior de todos. Tem principalmente oito terminais de relé. Destas duas filas são projetadas para serem trocadas por terminais. Eles são projetados para atuar como dois relés SPDT que são acionados por uma única bobina.

Aplicações de Relé

Um circuito de relé é usado para realizar funções lógicas. Eles desempenham um papel muito importante no fornecimento de lógica crítica de segurança.
Os relés são usados ​​para fornecer funções de atraso de tempo. Eles são usados ​​para atrasar o atraso e atrasar o fechamento dos contatos.
Os relés são usados ​​para controlar circuitos de alta tensão com a ajuda de sinais de baixa tensão. Da mesma forma eles são usados ​​para controlar circuitos de alta corrente com a ajuda de sinais de baixa corrente.
Eles também são usados ​​como relés de proteção. Por esta função todas as falhas durante a transmissão e recepção podem ser detectadas e isoladas.

Aplicação do Relé de Sobrecarga

O relé de sobrecarga é um dispositivo eletromecânico usado para proteger os motores contra sobrecargas e falhas de energia. Os relés de sobrecarga são instalados em motores para proteger contra picos de corrente súbita que podem danificar o motor. Um switch de relé de sobrecarga funciona em características com corrente ao longo do tempo e é diferente de disjuntores e fusíveis, em que um disparo repentino é feito para desligar o motor.
O relé de sobrecarga mais usado é o relé de sobrecarga térmica, onde uma tira bimetálica é usada para desligar o motor. Esta faixa é ajustada para fazer contato com um contator, dobrando-se com o aumento da temperatura devido ao excesso de fluxo de corrente. O contato entre a faixa e o contator faz com que o contator se desenergize e restrinja a energia do motor, desligando-o.

Outro tipo de motor de sobrecarga é o tipo eletrônico que vigia continuamente a corrente do motor, enquanto que o relé de sobrecarga térmica desliga o motor dependendo da elevação da temperatura / calor da tira.

Todos os relés de sobrecarga disponíveis para compra possuem especificações diferentes, sendo os mais importantes os intervalos atuais e o tempo de resposta. A maioria deles são projetados para reiniciar automaticamente para funcionar depois que o motor é ligado novamente.

Seleção de Relé

Você deve observar alguns fatores ao selecionar um determinado relé. São eles:

Proteção
  • Diferentes proteções, como proteção de contato e proteção de bobina, devem ser observadas. A proteção de contato ajuda a reduzir o arco em circuitos usando indutores. A proteção da bobina ajuda a reduzir a tensão de surto produzida durante a comutação.
  • Procure por um relé padrão com todas as aprovações regulatórias.
  • Tempo de comutação - Solicite relés de comutação de alta velocidade, se você quiser um.
  • Classificações - Existem classificações atuais e de voltagem. As classificações atuais variam de alguns amperes a cerca de 3.000 amperes. No caso de classificações de tensão, elas variam de 300 Volt AC a 600 Volt AC. Existem também relés de alta tensão de cerca de 15.000 volts.

Ficamos por aqui!

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