FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Como fazer leitura de Capacitores de Poliéster e Cerâmico Corretamente!

Fig. 1 - Como fazer leitura de Capacitores de Poliéster e Cerâmico Corretamente 

Olá a Todos!!!

Devido a uma grande quantidade de fabricantes e várias normas e padrões estabelecidos hoje, muitas siglas são implementadas nos componentes eletrônicos, o que dificulta a leitura dos mesmos.

Existe uma codificação intrínseca para indicar os valores dos capacitores, e os fabricantes usam métodos diferentes, às vezes criando um pouco de confusão, e algumas indicações como, por exemplo, a tolerância e também a tensão de trabalho, muitas vezes não são escritas claramente nos mesmo.

Fig. 2 - Capacitor Eletrolítico e Tântalo

E por isso hoje explicaremos como fazer a leitura dos capacitores, identificando: microfarad (μF), picofarads(pF), tolerância, tensão, etc.

Como Fazer Leitura dos Capacitores!

Para valores superiores a 1μ(1 microfarad), como, por exemplo; capacitores eletrolíticos de alumínio ou capacitores de tântalo, em sua grande maioria, eles escrevem o valor no corpo seguido pela abreviatura de microfarad (μF). 

Para valores abaixo de 1μF (1 microfarad), o assunto é menos claro. Geralmente, uma codificação que consiste em um número de três dígitos seguido por uma letra é usada.

Antes que os mais céticos e os puristas venham indagar este Post, esclarecemos que a abreviação correta da microfarad é o símbolo grego; micro (μ). Que é um prefixo do Sistema Internacional de Unidades denotando um fator de 10−6 (um milionésimo). 

Confirmado em 1960, o prefixo vem do grego; μικρός (transliterado: mikros), significando pequeno. Seguido pela letra maiúscula F

Geralmente quando estamos fazendo uma descrição de capacitores em uma lista de componentes em um projeto aqui em nosso site, nem sempre temos os símbolos gregos disponíveis no teclado de nosso computador.

Então, para evitar que este símbolo não seja transcrito erroneamente, é costume de todos os escritores de artigos eletrônicos, substituir pela letra minúsculau”, embora não devamos esquecer que estamos sempre falando da letra “μ” (micro). 

Temos outros casos, exemplos deste tipo, é o símbolo Ω (ohm) que às vezes é substituído pela letra “R” ou, em alguns outros casos, não são escritos nada.

Tal como referido no início, com exceção para capacitores eletrolíticos geralmente excedem em muito o valor de 1 microfarad. 

O universo dos capacitores utilizados em eletrônica consiste em capacitores com valores que variam de uns poucos pF ou picofarad (condensadores cerâmicos ou disco parecem lentilhas) ou aqueles próximos a 1 microfarad, ou 1 μF (poliéster multi-camadas).

Antes de continuar, lembraremos, “para quem já esqueceu”, um pouco do assunto dos submúltiplos.

Submúltiplos

Um pF (picofarad) é o menor submúltiplo que existe para indicar de uma maneira “prática” a capacidade. Digo prático porque ainda há submúltiplos menores, Prefixos SI (Sistema Internacional de unidades).

São eles: (deci, centi, mili, micro, nano, pico, femto, atto, zepto e yocto), mas eles não são usados ​​em eletrônica. 1 picofarad é 1.000,000 (1 milhão) vezes menor que 1 microfarad (μF)

A meio caminho entre picofarad e microfarad, há outra sub-múltiplo chamado nanofarad amplamente utilizado, e é 1000 vezes maior do que 1 picofarad e 1000 vezes menor que 1 microfarad.

Ou seja:

  • 1 μF = 1
  • 1 nF = 1,000
  • 1 pF = 1.000,000

Olha que nem estamos falando de FaradF”, para se ter ideia, 1F é igual a 1.000,000μF.

Mas, você pode estar utilizando nossa calculadora de conversão de capacitância online, clicando no link abaixo:

Valores Típicos de Capacitores

Para capacitores voltados entre 1pF à 1μF (quase todos os capacitores, exceto para o eletrolítico), os valores de referências são indicados com um número de três dígitos seguido por uma letra.

Os dois primeiros dígitos indicam o número inicial, enquanto o terceiro dígito representa o número de zeros que devem ser adicionados ao número inicial para obter o valor final. O resultado obtido é necessário considerá-lo em picofarad.

Exemplos de Codificações!

Utilizaremos como, por exemplo; 4 categorias de legendas escritas nos capacitores, como mostrado na Figura 3 abaixo.

1º — No capacitor 1, podemos visualizar a descrição do valor:

  • 104 — O qual é a sua capacitância, e sem mais nenhuma informação.
Fig. 3 - Capacitores Poliéster e suas codificações

2.º — No Capacitor 2, da Figura 3 acima, podemos observar o valor descrito no Capacitor:

  • 400V - Que é a tensão de trabalho.
  • 104 - Que é seu valor em pF

3° - No Capacitor 3, da Figura 3 acima, podemos observar o valor descrito no Capacitor:

  • 104 - Que é sua capacitância em pF
  • J - É a sua tolerância
  • 250V - Que é a tensão de trabalho.

4° - No capacitor 4, da Figura 3 acima, podemos observar o valor descrito no Capacitor:

  • 2A - Que é o valor da sua tensão máxima
  • 104 - Que é sua capacitância em pF
  • J - É a sua tolerância

Vamos à Prática: 

Digamos que você tenha um capacitor com a nomenclatura escrita "472" isso é 47 + 2 zeros, que significa 4700 pF (picofarad).

Então se excedemos 1000 picofarad, nós podemos utilizar o Sub-múltiplos, "como realizamos com metros/quilômetros". Como já esclarecido acima que: 

  • F = 1000nF
  • 1nF = 1000pF 

Sendo assim, podemos utilizar a divisão de valores, 4,700/1000, e dizer que nosso capacitor de 4,700pF é igual a 4,7nF.

Neste caso, não é conveniente usarmos a unidade de microfarad "μF", porque o valor não seria fácil de ler (0.0047μF)

Com valores maiores, tais como filtros de condensadores usadíssimos número 104, ou seja, 10 + 4 = 100.000 pF ou também 100nF, é comum para os designers de usar o circuito de exibição de 0,1μF ou .1μf (ponto um μF).

Leitura prática do Capacitor de Polyester.

Capacitor de 100nF, tolerância de +/- 5% e tensão máxima de trabalho de 100V, Figura 4 abaixo.
Fig. 4 - Capacitor Poliéster 100nF +/- 5% 100V

Nesse capacitor temos 6 Dígitos alfanuméricos, 2A104J

  • Os primeiros dois dígitos iniciais 2A refere-se a Tensão Máxima, podemos utilizar a tabela completa dos códigos (EIA) que indicam as tensões máximas de trabalho dos capacitores em tensão contínua (CC)

  • Tabela EIA de códigos indicadores de tensões de trabalho de um Capacitor.

    0G = 4VDC0L = 5.5VDC0J = 6.3VDC
    1A = 10VDC1C = 16VDC1E = 25VDC
    1H = 50VDC1J = 63VDC1K = 80VDC
    2A = 100VDC2Q = 110VDC2B = 125VDC
    2C = 160VDC2Z = 180VDC2D = 200VDC
    2P = 220VDC2E = 250VDC2F = 315VDC
    2V = 350VDC2G = 400VDC2W = 450VDC
    2H = 500VDC2J = 630VDC
    3A = 1000VDC

  • Os três dígitos seguintes, referem-se a sua capacitância, no caso como já exemplificado 104 = 10 + 4 zeros, que é igual a 100.000pF = 100nF.

  • O último digito é a Letra "J", logo após os três dígitos, essa letra é quem determina a tolerância do componente. É interessante notar que algumas letras correspondem a "tolerâncias assimétricas", como "P", isto é, o componente pode ter uma capacidade maior que a indicada, mas não menor.

  • Este tipo de tolerância é usado com capacitores de "filtro", em que um valor possivelmente maior do que o indicado não minimiza a operação do circuito, como podemos acompanhar na tabela EIA abaixo.

    Tabela EIA de código indicadores de tolerância de trabalho de um capacitor

  • B =   +/-  0.10pF
  • C =   +/-  0.25pF
  • D =   +/-  0.5pF
  • E =   +/-  0.5%
  • F =   +/-  1%
  • G =   +/-  2%
  • H =   +/-  3%
  • J =    +/-  5%
  • K =   +/-  10%
  • M =  +/- 20%
  • N =   +/- 30%
  • P =   +/-  +100%, - 0%
  • Z =   +/-  +80%, - 20%

Em uma grande maioria de casos, podem ser úteis conhecer qual a exata tensão máxima que o capacitor pode suportar sem estourar ou danificar suas propriedades internas.

Como sabemos, um capacitor é composto por uma série de placas de metal isoladas umas das outras. Esse material isolante é muito sutil, especialmente no caso de capacitores de grande valor.

Por outro lado, se a tensão for muito alta, existe o risco de que um arco elétrico passar através do isolamento elétrico entre as placas quebrando-o e colocando o capacitor em curto.

Por esta razão, o material isolante utilizado é projetado para trabalhar até um certo nível de tensão máxima, então analisaremos as essas tensões dos capacitores.

Dimensões de um capacitor baseado em Tensão

Muitas vezes, a tensão máxima de trabalho pode ser encontrada claramente escrita, especialmente nos capacitores projetados para trabalhar com altas tensões, outras vezes, o valor da tensão não é indicado diretamente.

Acontece frequentemente com os capacitores usados ​​em circuitos de baixa tensão. Estes capacitores suportam tensões entre 50V e 100V, bem acima das tensões de trabalho típicas de 5V, 12V, 18V, 24V, 48V.

Uma dica super importante na hora de projetar ou analisar um circuito e não saber com certeza a tensão de trabalho do capacitor, é considerar  o tamanho, que nesse caso "tamanho é documento", pois não podemos pela estrutura de um capacitor trabalhar com uma tensão alta e tamanho reduzido.

Claro que ha exceções, capacitores de tântalo, são em sua totalidade bem, pequenos, comparados com sua capacitância, porém como disse, "comparado com sua capacitância, não sua tensão".

Por último, mas não menos importante, há uma codificação numérica usada por alguns fabricantes que consiste em um número seguido por uma letra. Na tabela de tolerâncias podemos constatar as tensões máximas de trabalho.

Como tudo relacionado à tecnologia, nada é absoluto, portanto, sempre aparece um fabricante de componentes, que usa sistemas para indicar valores diferentes daqueles que descrevemos. 

Em qualquer caso, em termos gerais, a descrição deste Artigo, adapta-se muito bem (às vezes com pequenas variações) à maioria dos capacitores comerciais atualmente.

📢 Teste seu Conhecimento sobre Capacitores! 🧪

Após ler este artigo completo sobre capacitores, convidamos você a participar de nossa lista de exercícios online gratuitos. Através dela, você poderá consolidar e aplicar seu conhecimento adquirido.

Não perca tempo! Fortaleça suas habilidades e ganhe confiança na área. Clique no link abaixo para iniciar sua jornada de aprendizado:

Lista completa com todos os assuntos:

Desafie-se e alcance a excelência no mundo da eletrônica. Compartilhe seu progresso conosco e faça parte de uma comunidade apaixonada por conhecimento.

Boa sorte e divirta-se!

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá @JROGE VIVAS
      Muitíssimo obrigado!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá @ALEX.SKIN10
      Muitíssimo obrigado!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muitíssimo obrigado!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá @PABLO

      Muitíssimo obrigado!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  5. Muito bom trabalho, completo! Parabéns!

    ResponderExcluir