FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 5 de dezembro de 2021

Padrão de Cores Cabo de Rede RJ45 - T568A e T568B - Padrão EIA/TIA

Padrão-Cores-Cabo-Rede-RJ45-T568A-T568B-Padrão-EIA/TIA
Padrão-Cores-Cabo-Rede-RJ45-T568A-T568B-Padrão-EIA/TIA

 Guia completo para conexões de cabos de rede RJ45: Padrão de Cores EIA/TIA, T568A e T568B para otimizar sua rede.

Olá a Todos!

Para aqueles que já são mais antigos na profissão de TI, devem lembrar que no passado, a algumas décadas atrás, não havia nenhuma norma que regesse os padrões para ligações de cabeamentos das redes estruturadas. 

As normas eram determinada pela definição escolhida pelas empresas ou mesmo o profissional de instalação da rede cabeada, e com isso, já podemos imaginar como era você dar uma manutenção ou mesmo modifica a estrutura de rede de uma empresa, executado por outra empresa ou profissional. 

Padrões TIA/EIA 

Com crescimento eminente da tecnologia e infra-estrutura das redes cabeadas, houve a necessidade de padronizar todo o sistema de estrutura de rede. 

Foi então que em meados de 1991 surgiram os padrões TIA/EIA 568A e 568B, desenvolvido pela (EIAElectronic Industries Association e pela (TIATelecommunications Industry Associationpara normatização das ligações elétricas/eletrônicas dos cabos de rede e sua conexões. 

Em 1994 a norma 568A foi revisada contemplando cabeamentos Categoria 4 e 5 (UTP – Unshielded Twisted Pair) e em 2001 foi publicada a norma EIA/TIA 568-B que  trata de 10 categorias diferentes. 

Você pode se interessar também:

Norma Brasileira ABNT

A norma brasileira que rege os padrões está descrita na ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas14565: 2000 baseada na ISO/IEC 11801.

O padrão definido pela TIA\EIA-568 indica a combinação das conexões de pares trançados e as combinações de cores das pinagem dos conectores do RJ45

O que é o Cabo de Rede RJ45?

O Cabo de Rede RJ45 é um tipo de cabo de rede que é amplamente utilizado em redes Ethernet. Ele possui um conector RJ45 em cada extremidade e é capaz de transmitir dados em alta velocidade. O cabo RJ45 é compatível com várias categorias de cabos de rede, incluindo a categoria Cat 5e, Cat 6, Cat 7, Cat 8, e é utilizado para conectar dispositivos de rede, como computadores, roteadores, switches e hubs

Esse tipo de cabo é essencial para garantir a comunicação de dados em redes domésticas, redes corporativas e em Telecomunicações. Ele é conhecido por sua facilidade de instalação e sua eficiência na transmissão de dados.

Categorias T568A e T568B

Existem duas categorias diferentes dos padrões, TIA/EIA, conhecido popularmente por Padrão B RJ45 e Padrão A RJ45, na verdade, são: T568A e o T568B, são padrões de terminação usados ​​por Provedores de Internet, Infraestrutura de Backbone, Infraestrutura de Cabeamento Industrial, e como também por pequenas empresas e cabeamento residenciais.

No entanto, a diferença entre essas duas categorias se dá aos pares; laranja/branco verde/branco, que correspondem aos pinos 1 & 2, 3 & 6, serem trocados na montagem do cabo, como ilustrada na Figura 2 abaixo.

Padrão-Cores-Cabo-Rede-RJ45-T568A-T568B-Padrão-EIA/TIA
Fig.2-Padrão-Cores-Cabo-Rede-RJ45-T568A-T568B-Padrão-EIA/TIA

Vale lembrar que mesmo com as mudanças do conjunto de pares, quando se usa mesmos padrões em ambas as extremidades do cabo, os resultados serão os mesmos, tendo suas configurações com conexões diretas em suas extremidades.

Na Tabela 1 abaixo, temos a configuração dos pinos e suas correspondentes cores, seguindo os dois padrões lado a lado para comparação.

Tabela Sequencial de Cores e Pinagem Padrão T-568A e T-568B

PinoT-568AT-568B
1Branco/VerdeBranco/Laranja
2Verde        Laranja
3Branco/LaranjaBranco/Verde
4AzulAzul   
5Branco/AzulBranco/Azul
6LaranjaVerde
7Branco/MarromBranco/Marrom
8MarromMarrom

O padrão T568A é o padrão amplamente, mais aceito, porque é compatível com a maioria dos esquemas de fiação e o que recomendo para a maioria das aplicações.

Cabo Crossover

Os cabos Cross-Over cabo cruzado” utilizam os padrões T-568A T-568B em cada extremidade como ilustrado na Figura 3 abaixo, essas categorias de cabos são utilizadas quando precisamos, por exemplo, conectar dois Computadores, Notebooks, sem a utilização de um Roteador, ou Switch.

Ligação de Cabo Crossover Padrões T-568A e T-568B
Fig. 3 - Ligação de Cabo Crossover Padrões T-568A e T-568B

É válido lembrar que se você ainda utiliza equipamentos mais antigos, não se deve conectar cabos do tipo cross-over entre o computador e um Switch, roteador, pois em alguns casos, podem danificar os equipamentos. 

Agora se você trabalha com os equipamentos mais modernos, mais recentes, eles utilizam tecnologia do tipo AUTO MDI/MDIX, que fazem com que o próprio equipamento identifique a interface conectada automaticamente, e mesmo sendo do tipo cross-over não ha problema algum, pois ele se configura automaticamente. 

Conclusão

Cabo de Rede RJ45 é um elemento essencial para a comunicação de dados em redes de computadores. Sua utilização permite que dispositivos se comuniquem de forma rápida e eficiente, garantindo uma conexão estável e de alta qualidade. 

Compatível com várias categorias de cabos de rede, o cabo RJ45 é fácil de instalar e é amplamente utilizado em redes corporativas e domésticas. Portanto, se você deseja ter uma rede de computadores confiável e eficiente, é importante contar com a qualidade e o desempenho do cabo de rede RJ45.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.
Deus vos Abençoe!
Shalom!

2 comentários: