FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

domingo, 5 de dezembro de 2021

Padrão de Cores Cabo de Rede RJ45 - T568A e T568B - Padrão EIA/TIA

Olá  a Todos!

Para aqueles que já são mais antigos na profissão de TI, devem lembrar que no passado a algumas décadas atrás, não havia nenhuma norma que regesse os padrões para ligações de cabeamentos das redes estruturadas. 

As normas eram determinada pela definição escolhida pelas empresas ou mesmo o profissional de instalação da rede cabeada, e com isso, já podemos imaginar como era você dar uma manutenção ou mesmo modifica a estrutura de rede de uma empresa, executado por outra empresa ou profissional. 

Padrões TIA/EIA 

Com crescimento eminente da tecnologia e infra-estrutura das redes cabeadas, houve a necessidade de padronizar todo o sistema de estrutura de rede. 

Foi então que em meados de 1991 surgiram os padrões TIA/EIA 568A e 568B desenvolvido pela (EIAElectronic Industries Association e pela (TIATelecommunications Industry Associationpara normatização das ligações elétricas/eletrônicas dos cabos de rede e sua conexões. 

Em 1994 a norma 568A foi revisada contemplando cabeamentos Categoria 4 e 5 (UTP – Unshielded Twisted Pair) e em 2001 foi publicada a norma EIA/TIA 568-B que  trata de 10 categorias diferentes. 

Você pode se interessar também:

Norma Brasileira ABNT

A norma Brasileira que rege os padrões está descrita na ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas14565: 2000 baseada na ISO/IEC 11801.

O padrão definido pela TIA\EIA-568 indica a combinação das conexões de pares trançados e as combinações de cores das pinagem dos conectores do RJ45

Categorias T568A e T568B

Existem duas categorias diferentes dos padrões TIA/EIA, são: T568A e o T568B, são os padrões de terminação usados ​​por Provedores de Internet, Infraestrutura de Backbone, Infraestrutura de Cabeamento Industrial, e como também por pequenas empresas e cabeamento residenciais.

No entanto, a diferença entre essas duas categorias se dão aos pares; laranja/branco verde/branco, que correspondem aos pinos 1 & 2, 3 & 6, serem trocados na montagem do cabo.

Fig. 1 - Padrão de Cores Cabo de Rede RJ45 - T568A e T568B - Padrão EIA/TIA

Vale lembrar que mesmo com as mudanças do conjunto de pares, quando se usa mesmos padrões em ambas extremidades do cabo, os resultados serão os mesmos, tendo suas configurações com conexões diretas em suas extremidades.

Na Tabela 1 abaixo, temos a configuração dos pinos e suas correspondentes cores, seguindo os dois padrões lado a lado para comparação.

Tabela Sequencial de Cores e Pinagem

PinoT568AT568B
1Branco/VerdeBranco/Laranja
2Verde        Laranja
3Branco/LaranjaBranco/Verde
4AzulAzul   
5Branco/AzulBranco/Azul
6LaranjaVerde
7Branco/MarromBranco/Marrom
8MarromMarrom


O padrão T568A é o padrão mais amplamente aceito porque é compatível com a maioria dos esquemas de fiação e o que eu recomendo para a maioria das aplicações.

Cabo Crossover

Os cabos Cross-Over "cabo cruzado" utilizam os padrões T568A T568B em cada extremidade como ilustrado na Figura 2 abaixo, esses tipos de cabos são utilizados quando precisamos por exemplo dois Computadores sem a utilização de um Roteador, ou Switch.

Fig. 2 - Ligação de Cabo Crossover Padrões T468A e T468B

É válido lembrar que se você ainda utiliza equipamentos mais antigos, não se deve conectar cabos do tipo cross-over entre o computador e um switch, roteador, pois em alguns casos, podem danificar os equipamentos. 

Agora se você trabalha com os equipamentos mais modernos, mais recentes, eles utilizam tecnologia do tipo AUTO MDI/MDIX, que fazem com que o próprio equipamento identifique a interface conectada automaticamente, e mesmo sendo do tipo cross-over não ha problema algum, pois ele se configura automaticamente. 

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário