FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Como Montar Cabo para LIVE - Instagram, Facebook, Youtube - Da mesa para o Celular

Fig. 1 - Como Montar Cabo para LIVE - Instagram, Facebook, Youtube - Da mesa para o Celular

Olá a todos!!

No post de hoje, iremos montar um cabo de áudio específico para transferir o Audio de seu sistema de som, que pode ser; uma mesa de som, um computador, uma interface de audio ou qualquer outro fonte sonora que você precisa transmitir através do seu celular para fazer a sua LIVE de forma mais profissional.

Ao invés de tentar fazer uma LIVE de sua banda, ou seu culto de igreja, palestra e etc. capturando o audio com o próprio microfone do seu Telefone, isso não é nada legal, pois o som sai muito ruim, distorcido e com muito ruído indesejado, sendo difícil conseguir um publico estável em suas LIVES.

Pois bem, o que é necessário para se fazer uma LIVE com baixíssimo custo, é a utilização de um cabo de Audio, que faça a transferência do sinal de audio que venha do sistema de som para o seu Smartphone, porém, não é somente colocar um cabo com Conector TRS P2, "aqueles de Headphone", para Canon, que vai funcionar... 

Existe um conector já pronto no mercado que você pode está adquirindo em sua cidade, ou pela internet, como mostrado na Figura 2 abaixo. 
Fig. 2 - Cabo Para Live Plug P3 TRRS para XLR

No entanto se você chegou aqui e deseja montar o seu próprio conector, vamos te dizer como fazer de forma simples e eficaz.

Os Conectores de Áudio

Para esse projeto, iremos utilizar dois conectores, conforme mostrado na Figura 3 abaixo:
Fig. 3 - Conector XLR Fêmea e Conector P3 Macho

  • O conector XLR - Será utilizado na saída do dispositivo de audio, que no nosso exemplo, utilizaremos na saída auxiliar da mesa de som, que irá enviar o audio para a entrada do smartphone, ele é um conector de três pinos conhecido como plug Canon. Na lista abaixo temos as características e parâmetros do conector:
    • Tipo - Plug XLR
    • Número de Vias - 3
    • Diâmetro - 6,35 mm
    • Característica - Fêmea
    • Versão - Soldável
  • O conector P3 - Será O Plug necessário para fazer a conexão de recebimento de audio no Smartphone, ele é um plug do tipo TRRS - Tip/Ring/Ring/Sleeve. Esse Plug tem algumas características e parâmetros a ser considerado para a escolhermos corretamente na lista abaixo:

    • Tipo - Plug P3
    • Número de Vias - 4, TRRS
    • Diâmetro -  3,5 mm
    • Característica - Macho
    • Versão - Soldável
É importante lembrar, que existem duas configurações padrões utilizadas pelos fabricantes de dispositivos móveis, e em alguns dispositivos esses parâmetros, que no caso estamos falando da conexão do Microfone, que é a que vamos utilizar, eles vem invertidos, como mostrado na Figura 4 abaixo, em alguns dispositivo o negativo "terra" do microfone está conectado no ultimo Anel de contato, e em outros casos, o negativo está conectado ao Anel 3 do Plug, o padrão mais comum adotado pela maioria dos Smartphone, "o que tenho utilizado com Smartphone da Samsung" é a do lado direito da Figura 3, que o terra é ligado ao Anel 3 e o positivo ao Anel 4.    

Fig. 4 - Padrões e tipo de ligações Conectores P3

O Cabo de Audio

Todos nós sabemos que, para ter uma boa qualidade de audio em nosso sistema sonoro, é necessário a utilização de cabos de boa qualidade, isso evita os tais "hams", "zumbidos", roncos no canal de audio do nosso sistema, e até mesmo, corte das frequências "principalmente as mais altas" dos nossos instrumentos, então, é importante destacar que, o cabo tenha no mínimo os parâmetros básicos listado abaixo:
  • Tipo - Blindado
  • Número de Vias - 2 Vias
  • Modalidade - Cabo flexível
  • Blindagem - Em Trança ou Espiral
É necessário também, verificarmos a bitola do cabo, para não termos problemas na hora de soldarmos, pois se o cabo for muito grosso, pode acontecer de não caber no orifício de entrada da involucro do Plug P3, que tem o diâmetro menor, então sempre verifique o diâmetro da involucro do plug e o do cabo.

Diagrama Esquemático

Existem como já mencionado acima, dois tipos de ligações que são utilizados, e para não termos nenhum problema com essas ligações, pois depende muito de qual Smartphone você está utilizando, iremos deixar diagrama esquemático das duas configurações.

O Primeiro diagrama sugerido na Figura 5 abaixo, é de negativo aterrado, essa configuração em muito utilizada em fones de ouvidos da Nokia por exemplo, pelo qual o Positivo do Microfone externo é ligado no terceiro anel do Conector P3, e o Negativo do Microfone é ligado ao Terra do conector, sendo esse o negativo comum para todos.

Fig 5 - Configuração ligação XLR P3 em Terra comum

O Segundo diagrama sugerido na Figura 6 abaixo, é onde o negativo do Microfone está conectado no Terceiro Anel do Plug P3, e esse Negativo é comum a todos.

Essa configuração na maioria dos Smartphones atualmente, como os da telefones celulares da Samsung por exemplo.
Fig. 6 - Ligação Conector XLR para P3 - Padrão mais utilizado atualmente

Depois de selecionado o tipo de cabo que você irá montar, é bom sempre ficar atento a alguns princípios básicos para executar a montagem do seu cabo e não ter dor de cabeça depois. Vamos as dicas de montagem:
  1. Escolha Conectores e Cabos de boa qualidade - Pode ser um pouco mais caro, mas vai te evitar de ter dores de cabeça futuramente.

  2. Quando for montar, fique atento as numerações do Conector XLR - Pois a numeração do conector quando de frente para você, é uma, quando de costa para você ele inverte o lado, por esse motivo tirei uma foto do plug real já com o lado correto para você não se confundir.
     
  3. Antes de estanhar, coloque os  involucro, cápsula, embolo, como queira chama, antes de soldar, é comum esquecermos disso.

  4. Ao estanhar "soldar" o cabo no conector P3, seja o mais rápido possível - Quando se solda um plug desse que seus contatos são separados com plástico, você corre o risco de derreter as conexões e fechar um curto, dando problemas no seu cabo e possível problema em seu celular.

  5. E por fim, verifique quando terminar tudo, se o plug não tem curto-circuito, e teste a continuidade de todos os anéis.
E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário