FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam?

Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam? - fvml
Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam?

Entenda tudo sobre Amplificador para Fones de Ouvido: o que é e como funcionam. Otimize a qualidade do som e a potência dos seus fones!

Olá a Todos!

Estúdio de Gravação Profissional, Estúdios de Radiofusão e Televisão, Produção Digital, Sistema de Som de Palco, Home Studio, Transmissão de Lives, entre tantos outros, quando agregados a música ao vivo, utilizando bandas! Ai, Ai, Ai!

Provavelmente você já se deparou com essa sena que descrevemos abaixo, até poque isso é uma das situações mais azucrinante de um profissional de áudio, o retorno para os músicos que irão tocar no sistema de som!

É uma eterna confusão! Pode não ser exatamente assim com você! Mas, tenho certeza, é bem semelhante: 

  • Sonoplasta: Teu retorno está ok? 
  • Músico: SIM! 
  • Sonoplasta: Ok, vou ver outro instrumento.
  • Músico: AGORA ESTÁ ALTO! 
  • Sonoplasta: Abaixei um pouco!
  • Cantor: Começou o show! 🎤 
  • Banda: ♫♬♩🎸🎹🎺
  • Músico: Agora está baixo… — Aumentarei o volume no meu instrumento mesmo! 
  • Sonoplasta: 😡😠🤬

Certamente essa sátira é bem real, para quem trabalha com áudio no dia a dia. Existem músicos que só quer escutar o instrumento muito, mas, MUITO ALTO! 

E isso causa uma demanda de aumento no volume em todo sistema de retorno, devido aos outros também quererem escutar os seus instrumentos no retorno também, virando uma eterna bagunça!

E quando o Infeliz! Ops! Desculpas, o músico, aumenta o som no instrumento dele, gera uma demanda de problemas para o operador de áudio, aumenta o som nos retornos dos outros, aumenta o som no PA, se tiver gravando simultaneamente, aumenta também, destruindo a gravação ou a Live, e por aí vai…

Pois bem! Foi pensando nessas e outras situações, que surgiram os Amplificadores para Fones de Ouvidos, conhecido como “Amplificador de Distribuição e/ou até mesmo Power Play”. 

Só assim, podemos aumentar o volume no retorno do músico “chato” até onde ele aguentar sem atrapalhar ninguém!

Você pode se interessar também:

O que é Amplificador de Fone de Ouvido?

Um amplificador para fone de ouvidos, é um dispositivo amplificador portátil ou de raque, de um único ou múltiplos canais, com múltiplas entradas e saídas, para múltiplos fones de ouvidos. 

Sua principal função é amplificar os sinais vindo de uma ou várias fontes de áudio, na maioria das vezes uma Mesa de Som, geralmente utilizando as saídas auxiliares, que enviam os sinais para o amplificador de fones de ouvido, e amplificam os sinais para cada Fone de Ouvido, por canais independentes. 

Existem várias marcas que fabricam esse tipo de equipamento, muitas dessas marcas têm mais de um modelo, os fabricantes mais conhecidas em nosso país são:

  • AKG
  • ART
  • Behringer
  • Linerig
  • Micro Amp
  • Power Click
  • Presonus
  • PWS
  • Samson
  • Santo Angelo
  • Sound Voice
  • Vox

Como funcionam?

Esses tipos de equipamentos têm controles independentes para que se aumente ou abaixe o volume do fone de ouvido de um músico, sem afetar o volume dos outros canais de saída.

É simplesmente pegar cada saída auxiliar da sua Mesa de Som, conectar cada uma na entrada do Amplificador de Fone de Ouvidos, e distribuir para cada músico da banda. 

Claro que a quantidade de controle, dependerá do número de canais que se tem disponíveis no modelo da sua mesa de som e do amplificador de fones.

Modo de uso!

Tecnicamente existem dois modos de utilização de um Amplificador de fone de ouvido. E é necessário saber, que existem diversos modelos com 1 canal2 canais, 4 canais, 8 canais, etc, mas, em suma, todos têm funções semelhantes. 

A utilização dos amplificadores de fones de ouvidos de um canal, é simplesmente a entrada e a saída, sendo assim, estaremos falando de equipamentos que sejam distribuidores múltiplos, ou seja, vários canais.

O que diferem umas das outras são alguns recursos como: a quantidade de conexões dos canais, a qualidade sonora do amplificador, tipo de conexão, recursos de botões de comutação, quantidade de fones por canal, etc. Então vamos aos modos de utilização:

Entrada Mista

Esses tipos de ligações, em geral, são realizados através de um ou dois canais de entrada, por meio de conexões estéreo, utilizando conectores estéreos P10 TRRS e em outros casos com conectores XLR

Esses sinais são advindos da mesa de som, ou de uma interface de áudio, de forma estéreo, e distribuído pelos canais do amplificador de fone de ouvido

Na Figura 2 abaixo, temos a ilustração do esquemático de ligação em configuração de entrada mista, no exemplo utilizamos a imagem que contém a mesa Behringer X1832USB e o amplificador de fones PowerPlay HA4700.

Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam? - fvml
Fig. 2 - Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam?

Nessa configuração é possível regular o volume do fone de ouvido independente, mas não é possível regular o volume dos instrumentos separadamente em cada canal do fone de ouvidos, ou seja, todos recebem o mesmo sinal.

Entrada independentes

Esses tipos de ligações, em geral, são realizados através dos múltiplos canais de entrada, por meio de conexões mono ou estéreo, utilizando conectores P10 TRRS e em outros casos com conectores XLR

Esses sinais são advindos da mesa de som, ou de uma interface de áudio, e distribuído pelos canais do amplificador de fone de ouvido, através das saídas auxiliares da mesa.

Na Figura 3 abaixo, temos a ilustração do esquemático de ligação em configuração de entradas independentes, no exemplo utilizamos a imagem que contém a mesa Behringer X1832USB e o amplificador de fones PowerPlay HA4700.

Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam? - fvml
Fig. 3 - Amplificador para Fones de Ouvidos: O que é? Como funcionam?

Com essa configuração é possível regular o volume do fone de ouvido independente, como também regular o volume dos instrumentos separadamente através da mesa de som, utilizando os canais auxiliares, ou seja, todos recebem o volume de todos os instrumentos independente em seu fone de ouvido.

Conclusão

São diversos os modelos de Amplificadores de Fone de Ouvidos no mercado, uns com maior capacidade, outros com menores, outros portáteis com apenas um canal, entre outros…

O que é mais importante entender é, que esse tipo de equipamento resolve uma quantidade muito grande de problemas que poderíamos ter com retornos com caixas volumosos e de volumes altos.

Se você tem uma banda, ou na igreja, ou em um estúdio, certamente vale a pena adquirir um dispositivo desses para retornos utilizando fones de ouvido. 

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário