FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Projeto - Caixa profissional 3 Vias de qualidade "Decente" - Parte 1 - Escolha dos Componentes!

Projeto - Caixa profissional 3 Vias de qualidade "Decente" - Parte 1 - Escolha dos Componentes!

Olá a todos!!!

Para quem me conhece, sabe que sou tecladista e muito exigente no que se diz respeito a qualidade de som, já toquei em centenas de lugares e centenas de tipos de som, pelo qual os caixas de som que usamos para o retorno em sua grande maioria eram de qualidade não satisfatória, sejam eles caixa de retorno ou cubo, só teve um som que toquei a muito tempo atrás, que o cubo que eu estava tocando era realmente satisfatório, então resolvi procurar por esse cubo, mas, a decepção veio logo após eu visualizar o preço do "menino"... Mais de seis mil  pilas 😱....

Decepcionante para um tecladista que recebia 200 pilas por show, as vezes mais e as vezes menos.... isso era a média, ao menos em meu Estado, naqueles tempos. Hoje não toco mais por aí, só no ELETRÔNICO DA IGREJA, e para quem não sabe "Eletrônico é uma banda musical mesmo".

Pois bem, depois dessa grande decepção, além da insatisfação de não ter um cubo ou caixa descente, o caminho mais próximo que achei foi, FAZER O MEU PRÓPRIO CUBO / CAIXA", usando toda minha experiência de som, "Já tive estúdio de gravação", resolvi por as mãos na massa e projetá-lo, pois os caixas com preço razoável o tal do custo benefício, custam aproximadamente 2 mil pilas, que não é barato em minha opinião, e não satisfazem nem um pouco a sonoridade aceitável para nossa musicalidade.
Eu já tive a oportunidade de testar vários tipos de cubos, e um dos últimos foi um Cubo do meu amigo Fábio, também tecladista que toca comigo, o cubo foi um Meteoro, modelo: RX100 que custa aproximadamente dois mil pilas e uns quebrados, não consegui colocar a equalização minimamente satisfatória para tocar de forma prazerosa com meu teclado, nem usando samples de boa qualidade, ou mesmo diretamente com a sonorização do piano do teclado.

Foi aí que me veio essa ideia, e por acreditar que existam muitas pessoas que teem essa mesma opinião "dificuldade" que a minha, de querer algo de boa qualidade e custo razoável, resolvi compartilhar esse maravilhoso projeto de um caixa "CUBO" de boa qualidade que estou fazendo.

Você deve esta se perguntando!!!! É um CUBO ou um Caixa? A resposta é simples, como sou fascinado por som de ótima qualidade, resolvi montar essa CAIXA, não só para tocar com o meu teclado, mas, também, colocar para tocar as minhas músicas favoritas, aquelas que lava a alma... Entendes?

Então vamos começar...

ESCOLHENDO AS CARACTERÍSTICAS DA CAIXA:

O importante para mim, é que a caixa tenha boa qualidade em todas as frequências e que seja de tamanho reduzido, mas também não perca em potência, como preciso de praticamente todas as frequências, resolvi fazer uma Caixa Full Range, tipo TRIO, mas um pouco diferente dos caixas trios conhecidos que normalmente nós vemos. As caixas TRIOS são compostos em sua grande maioria por:
  • Um alto falante - Para o Grave
  • Um Drive - "Corneta" Para o Médio 
  • Um twitter - Para os agudos.
O nosso projeto na nossa versão será composta por: 
  • Um Alto Falante Sub-woofer - Para o Sub-Grave e Grave
  • Um Alto Falante Woofer - Para os Médios graves e Médios
  • Um Drive de Titânio - Para Médios agudos e Agudos
Com essa configuração alcançaremos com os alto falantes escolhido, um range amplo e um casamento nas frequências dos altos falantes. É óbvio que só conseguiremos colocar cada alto falante em sua frequência devida, se utilizarmos divisores de frequências, seja ativo ou passivo, como nosso projeto é uma única caixa "você poderá está projetando para duas", Stereo, por motivo de força maior "$" estaremos projetando uma única caixa.

ESCOLHENDO OS COMPONENTES DA CAIXA:

Como neste projeto, estaremos fazendo um caixa TRIO, devemos em primeiro lugar, escolher os tipos de Alto Falantes que devemos colocar no nosso projeto, essa é a parte mais fundamental "Complicada" devido ao número imenso de Alto Falantes disponível no mercado e suas diversidades de características. Não existe o Alto Falante Perfeito, porém tem alguns que se difere dos outros pela sua qualidade de construção, para essa escolha montamos uma tabela simples para comparar todos os parâmetros necessários para montar a caixa, esses parâmetros são de suma importância, devido as características da caixa serem bem específicas, ou seja: Boa qualidade, boa potência e tamanho reduzido, teremos que ter muita atenção nos parâmetros dos altos falantes escolhidos.

A lista dos altos falantes e suas especificações que fizemos no Excel, foi para podermos juntar todas as informações necessárias de cada alto falante e podermos escolher os que mais se adéquam a nossa projeto:
O link abaixo está disponibilizado a planilha em Excel com os alto falantes e seus principais  parâmetros, incluindo os preços em média em uma pesquisa rápida que fiz, não tenho vinculo nenhum com o endereço de vendedores de lojas online, só foi para ter referências de preço mesmo.
Se você tiver interesse baixar, segue link abaixo.

LINK PARA BAIXAR

COMPONENTES

Depois de vários estudos, calculando e mesurando o que seria mais adequado, escolhemos os seguintes componentes seguindo dos seus parâmetros, e iremos explicar o porque da decisão dos periféricos escolhidos.

Alto falantes

1° - Woofer Triton Pro 10XRL800 
Esse alto falante é um Woofer de 10 polegadas e 400W rms de potência, com sensibilidade de 101dB, impedância de 8 Ohms, seu range de frequência é de: 70 Hz a 6200 Hz.


A escolha desse alto falante veio principalmente devido ao sua sensibilidade de 101dB, que para um alto falante é um sensibilidade bem alta se compararmos com os outros das marcas da nossa lista, ele também tem um Range bem abrangente, podendo ir de 70 Hz à 6200 Hz, e suas especificações de Qts = 0.199, chamou-nos muita atenção, pois para a área de grave médio e médios que ele irá atuar, essa configuração é bem aconselhado utilizar.


2° - Subwoofer 7Driver Bass 1K2 
Esse alto Falante é um Subwoofer de 10 Polegadas e 600W rms de potência, com sensibilidade de 86.17dB, impedância de 4 ou 8 Ohms, seu range de frequência é de: 25 Hz a 1.000 Hz.

A escolha desse alto falante foi principalmente devido a seu preço, "Custo Benefício" existem alguns alto falantes melhores, porém são bem mais caros, gostamos também da sua frequência de ressonância ser 33,37Hz, que para um alto falante de 10 polegadas é ótimo, e seu Qts = 0.504 que vai nos dar um grave bem macio soltando o cone um pouco mais, que ao meu gosto, esse tipo de grave aveludado é excelente, isso depende do gosto de cada um.


3° - Drive TI JBL Selenium D220TI TRIO 
Esse Alto falante é um Drive TI de 90W rms de potência com sensibilidade de 104.00dB, impedância de 8 Ohms, seu range de frequência é de: 800 Hz a 20000 Hz.

A escolha desse alto falante foi devido ao seu Range de frequência, mesmo sendo um drive TI, ele alcança as frequências altas como um Twitter e sua sensibilidade é boa também. 104dB, mesmo com uma potência não tão alta, ele grita muito bem, devido a sua sensibilidade.

Divisor de Frequência

Os divisores de frequências serão do tipo passivos, iremos calcular e projetar os mesmos de acordo com o nosso projeto.

Amplificador

O amplificador será um kit de "Ativador para Caixa", que nada mais nada menos é um amplificador com um painel para ser montado em uma caixa, como ele já vem com a fonte interna SMPS, nele acoplado, reduzira o peso, que para mim é fator importantíssimo, pois utilizar Trafo toroidal o caixa ficará bastante pesado, e segundo meus cálculo$, ficará mais viável, para projetar desse jeito, se o som do kit amplificador não me agradar, estarei projetando o nosso próprio amplificador, pois nunca comprei esse Kit e não posso ter a certeza da qualidade sonora do mesmo.

A Caixa

A caixa em si, será calculado segundo os parâmetros dos alto falantes, será uma única caixa dividida em 3, e será  desenhado por nós, e será montada por um marceneiro profissional, "Não tenho ferramentas para construir a caixa e nem disponho dessas habilidades".

Fiz a compra dos componentes escolhidos, quando chegar estaremos fazendo o unboxing e dando os parâmetros de cada um, e estaremos calculando segundo as especificações de cada alto falante a quantidade de litro de cada departamento da caixa.

No próximo POST estaremos fazendo o unboxing e demonstrando as especificações dos componentes comprados, para podermos projetar a nossa caixa com cálculos e tudo mais.

Obrigado por está conosco

Não se esqueça de se inscrever no nosso Site, compartilhe as postagem, se inscreva  no nosso canal do YouTube e nas nossas redes sociais, seu acompanhamento é muito importante para nós.

CONTINUA...

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui!!! FVML!!!

Fica com Deus

Shalom

18 comentários:

  1. Olá amigo, já pensei em contribuir com o seu Blog pois acho o máximo e você nos tem disponibilizado muitos artigos e projetos e isso é bastante elogiável, só que me chateei com esse tal de Adfly redirecionador, que na hora de baixar desvia a pagina para http://gusimp.net/ e desvia a página a todo momento mesmo aguardando o tempo e clicando para fechar a propaganda não redireciona de forma nenhuma para o download e sim para centenas de propagandas e nada de liberar o link, até aparece no Cabeçário o Dropbox e o arquivo, mas não libera o link do provedor do arquivo, mesmo seguindo suas orientações de como baixar pelo Adfly se puder verificar agradeço muitíssimo e com certeza estarei pronto para uma doação.
    PS: O outro redirecionador que vc usa tá tranquilo correndo tudo bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @D.VALFILHO
      Sentimos muito pelo inconveniente.
      Em todos os nossos Links já foram mudados para links direto.
      Alguns links ainda estão por que são muitos e não identificamos todos, no entanto agora já fizemos as mudanças para você, fique à vontade, e qualquer outro problema, por favor, nos contacte.
      Apreciamos o apoio.
      Forte abraço.

      Excluir
  2. fIZ O download do arquivo, mais ele pede senha. Qual é a senha. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @DJ WOOFER
      A senha é:
      www.fvml.com.br

      Forte abraço.

      Excluir
  3. boa, tarde, já continuaram o projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @TECCELULA
      Estaremos nos organizando para voltarmos com o projeto em breve, fica ligado, vem novidades por aí.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Boa tarde grande eu estava olhando um projeto de vcs de uma caixa de 3 vias aí gostaria de saber se eu consigo ver o projeto completo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Infelizmente nós tivemos que pausar esse projeto por falta de recur$os...
      Estaremos voltando logo que as coisas se estabilizarem.
      Obrigado por estar conosco.
      Forte abraço.

      Excluir
  5. Boa noite, eu como você toco também na minha igreja onde tem uma aparelhagem horrível. Igreja Católica, sabe como é né? Padre não investe muito. Comprei da AlfaKits 2 amplificadores de 100w, muito bem elogiados por audiófilos, e gostaria de fazer de um deles uma caixa amplificada para guitarra, mas estou com problemas com pré. Baixei um da ampletos, mais fui meio guloso e baixei um com duas entradas, deley e um outro efeito. Ocorre que o trem não vira, já tentei duas vezes, comprei outros componentes e nada. Já via a planca funcionando em alguns vídeos, mas eu não consigo, vou partir para um projeto mais simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @PAULO EMAR
      As vezes fazer algo mais aprimorado, requer mais conhecimento e experiências para montá-los. Começa fazendo um pré simples, depois de tudo funcionando podes está mudando aos poucos, aprimorando o teu projeto.
      Boa sorte, e conte conosco.
      Forte abraço.

      Excluir
  6. Irmão quando fizer a caixa e puder vender terei interesse em compra-las para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @WILLAMS
      Muitíssimo obrigado pelo interesse, no momento demos um pause no projeto por falta de recursos $$$, mas logo que as coisas se normalizarem, estaremos dando prosseguimento.

      Obrigado por estar conosco, se inscreve também em nosso canal do Youtube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho.

      Excluir
  7. Só um detalhe: alto falantes tem RANGE (faixa de frequencia) RANGER significa Rancheiro, de todo o restante do site parabéns, muito bom, bem estruturado.
    Bem profissional mesmo, bons projetos, gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @PU2UPK
      Você tem toda razão, falha de escrita, já corrigimos, apreciamos a sua correção.
      Muitíssimo obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  8. PU2UPK é meu prefixo de radioamador, meu nome Dorival

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @Dorival
      Ok, obrigado.
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  9. Olá. Não vai continuar o projeto? Não achei a parte 2

    ResponderExcluir
  10. Tem algum projeto de divisor de frequentemente de 3 vias?

    ResponderExcluir