FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Fonte Regulável 1.2 à 37V Alta Corrente 20A com LM317 e TIP35C

Fig. 1 - Fonte Regulável 1.2 à 37V Alta Corrente 20A com LM317 e TIP35C

Olá a Todos!

Nós do FVML, já dispomos vários circuitos de fontes ajustáveis para bancada de vários modelos e correntes diferentes, para todos os gostos aqui no nosso site e em nosso canal no YouTube.

No post de hoje, apresentaremos um circuito Fontes de Alimentação Variável de Alta corrente, que chegam a trabalhar tranquilamente* com 20 Amperes.
E utilizaremos o velho, maravilhoso, e bastante conhecido LM317, que é um Circuito Integrado regulador de tensão positiva variável com um range de 1.25 à 37V, e 1.5 Amperes

Para elaborarmos uma fonte apropriada, é necessário ter uma corrente bem maior que 1.5A, então é aí que entra os transistores de potência, são eles que vão incrementar a corrente sem variar a tensão.

Essa função de variação fica por conta do LM317, e o fator corrente, fica por conta dos transistores que nesse circuito utilizaremos o TIP35C.

Funcionamento do Circuito

O LM317 é um regulador de tensão positiva variável, responsável por variar a tensão de saída e entregar a base dos transistores de potência essa tensão variável, que em conjunto com os outros transistores formam um Booster de alta corrente.

Dependendo da quantidade de transistor e a soma das correntes de cada transistor, formamos uma fonte variável de alta potência, a tensão que vem da fonte entra diretamente no coletor dos TIP35C, controlada através da variação da tensão de entrada na base.

E no que lhe concerne a tensão que sairá do emissor, estará diretamente relacionado com o controle da tensão de saída do LM317, é necessário a utilização de um dissipador de calor, pois essa energia de retenção é convertida em calor.  

O TIP35C é um transistor Mospec de Alta Potência, com capacidade de corrente de coletor de 25A contínuos, fazendo assim o transistor perfeito para esse projeto. 

*Vale lembrar que, esse transistor tem uma potência total de 125W, isso quer dizer que seguindo a Lei de Ohms, a corrente para esse transistor foi calculada pelo fabricante em 5V, vamos verificar:

Formula:  P=V*I

  • P = Potência: V=Tensão: I=Corrente:
  • I = P/V ==> I = 125 / 5 ==> I = 25A
No nosso caso onde a fonte irá até 37V, podemos considerar que:
  • I = P / V ==> I = 125 / 37 ==> I = 3,38A 
Observou a diferença? Colocamos dois transistores para esse trabalho, mas se você for utilizar essa fonte continuamente com a tensão máxima e corrente total, será necessário adicionar mais dois pares nesse circuito. 

Podemos utilizar essa fonte com esses parâmetros; Tensão, Corrente, máximo, mas para uso contínuo, aquecerá muito os transistores e queimará.

O TIP35C tem o Vce e Vbe, Tensão de Coletor Emissor, e Tensão de Coletor Base, de 100V. Vale lembrar que essas configurações se referem ao TIP35C, existem outras variantes como o: TIP35 = 40V, o TIP35A = 60V, o TIP35B = 80V e o TIP35C = 100V, então para esse projeto você pode utilizar para maior eficiência, o TIP35C.

O diagrama esquemático do circuito elétrico está disposto na Figura 2, que apresenta a disposição dos componentes e suas conexões para seguirmos com a montagem, que no contexto geral, é bastante simples de se montar, e demonstra uma grande eficácia.
Fig. 2 - Diagrama Esquemático Circuito Fonte Regulável - 1.25V ~ 37V,  20A  CI LM317 e TIP35C

Lista de Material

  • CI -------------------- Circuito Integrado regulador de tensão LM317
  • Q1, Q2 -------------- Transistor de Potência TIP35C, "para uso 20A, mais 2 pares". 
  • D1 ------------------- Diodos retificadores de silício KBPC5010
  • D2, D3, D4, D5 ---- Diodos retificadores de silício 1N4007
  • C1 -------------------- Capacitor eletrolítico 4700 uF - 45V 
  • C2, C3 --------------- Capacitor Cerâmico / Poliéster 0,1 uF
  • R1 -------------------- Resistor 220 ohms 1/4W – (vermelho, vermelho, marrom, dourado)
  • R2 -------------------- Resistor 10K ohms - 1/4 W – (marrom, preto, laranja, dourado)
  • R3, R4 --------------- Resistor 0.47 ohms - 5W – (amarelo, violeta, prata, dourado)
  • P1 ---------------------Potenciômetro linear ou logarítmico 5k ohms
  • Outros ----------------Fios, Soldas, Dissipador, Bornes, Etc.

ATUALIZAÇÃO: 08.04.2021

Para quem deseja baixar a PCI, nosso parceiro postou em seu site o nosso projeto com a Placa de Circuito Impresso já com a quantidade de transistores para os 20A de funcionamento.

Clique na imagem abaixo para entrar no post e baixar os arquivos, PCB, Diagrama Esquemático e etc.
Fig. 3 - Fonte Regulável 20A  PCB - elcircuits.com

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.
Deus vos Abençoe!
Shalom!

72 comentários:

  1. No esquema da fonte, de 1.2 a 37 volts, vejo que o terminal 3 do CI LM 317, está invertido..ou seja..esse pino 3 seria ligado ao positivo..não seria melhor fazer essa correção?..ou funciona assim mesmo?..O LM 317, esse pino 3, é a entrada,..e não a saída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GM2012
      Ficamos muitíssimo agradecido pela sua cooperação, você está correto.
      Tinha-mos seguido o datasheet e lá está com esse erro, e até agora, entramos lá para verificar, ainda continua com o mesmo erro, infelizmente.
      Já corrigimos o nosso post, novamente, muitíssimo obrigado por interagir conosco, como sempre digo, só podemos crescer com a ajuda de todos, pois juntos somos mais fortes.
      Forte abraço.
      Fica com Deus.

      Excluir
    2. GM2012
      Mais onde foi que você viu que o pino 3 do LM317 não estaria ligado ao positivo ?

      Excluir
    3. Olá @ENFOTEC ELETRÔNICA - UBA - MG
      Havia um erro no datasheet do LM, e foi replicado segundo o datasheet esse erro...
      Mas, já foi corrigido, não ha erros mais.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. muito obrigado pelos projetos, a algum tempo venho querendo fazer uma fonte e gostei muito de seus projetos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CARLOS MARQUES
      Muito obrigado...
      Que ótimo, espero que dê tudo certo, nos dê o Feedback.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. muito obrigado pelos projetos, a algum tempo venho querendo fazer uma fonte e gostei muito de seus projetos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CARLOS MARQUES
      Muito obrigado...
      Que ótimo, espero que dê tudo certo, nos dê o Feedback.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Hello @HAMID RAZA
    Welcome to our website.
    Feel free to ask us any questions.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o desenho do circuito acima está correto ou já foi alterado conforme o amigo percebeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MARCO LEAL
      Sim, já foi corrigido no mesmo dia que detectamos "conforme nosso amigo GM2012 nos informou" que o datasheet estava errado e verificamos novamente para verificar se era nosso erro, porém não foi nosso erro, o datasheet estava invertido.
      Já está corrigido e funcional.
      Obrigado por estar conosco.
      Forte abraço.

      Excluir
  6. Interesante el diseño , pero para redondear la idea falta el diseño térmico del disipador de calor del transistor de salida y cálculo del transformador de poder......
    Gracias , no se si es mucho pedir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola @HUGO SOTO
      Gracias por tu comentario, analizaremos tu solicitud.
      Gracias por estar con nosotros, aproveche y suscríbase a nuestro canal de Youtube y aquí en nuestro blog, nos ayuda mucho a continuar nuestro trabajo, y no le cuesta nada.
      Fuerte abrazo.

      Excluir
  7. Nesse circuito eu consigo adicionar um regulador de corrente,se sim como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Esse é um circuito com um transistor driver, e nele não tem o controle de corrente, pode estar adicionando um circuito à parte. Temos aqui em nosso site, alguns circuitos tão simples quanto esse, com controle de corrente e tensão, veja no menu, fontes, e verás alguns circuitos com esses aspectos.
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  8. Olá! Pode-se utilizar potenciômetro de qualquer potência? Utilizei um aqui, não sei a potência, mas não aguentou a corrente do divisor de tensão, acabou queimando (uso 40 volts na entrada), quando ele fica próximo a zero ohms, ou seja, na tensão máxima de saída. A potência dissipada, pelo que calculei, passa de 1W neste potenciômetro. Queria confirmar se devo comprar um pot de 2W ou mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LSB
      A corrente que passa é baixa, mas o que acontece é que esses potenciômetros lineares teem um limite de tensão de atenuação neles, se você teve esse problema, ou ha algum erro na montagem, ou aconteceu esse problema, e recomendamos colocar um de 2W ou 3W, que vais ter resultados melhores.
      Aconteceu conosco quando fizemos uma fonte de 130V com tensão flutuante, o potenciômetro queimou, colocamos o de 3W e resolveu.

      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  9. Só uma dúvida...

    Acrescentando mais unidades do tip35c no circuito, aumentaria a corrente final ( claro que, tendo como limite a capacidade de corrente produzida pelo transformador ) ?

    Pq achei esse esquema relativamente parecido com um que usávamos há umas décadas atrás para fontes de rádio amador ( com transistores MJ802 ou 2n3055 ) controlando a corrente.

    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda em tempo, a fonte que citei, usávamos Lm723 ao invés do 317

      Excluir
    2. Olá @RESENHANDO
      Sim, se acrescentarmos a quantidade de transistores de saída, "Levando em conta a potência do Trafo", você irá aumentar a corrente final. Lembrando que essa fonte controla a tensão de saída, não a corrente.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  10. Olá.
    Qual é a corrente mínima do secundária do trafo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MATHEUS ORLANDINI DOMICIANO
      A corrente mínima do Trafo, tem que ser indubitavelmente a corrente de consumo da fonte. Nesse caso o trafo tem que ter ao menos 20A.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  11. Meu potenciometro está esquentando alem de ser muito sensivel um toque e já vai para o maximo ou para o mínimo não consigo a tensão desejada que é 13.8V. Que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @FRANCISCO BILLA
      Certamente tem algo errado no circuito, ou alguma peça está em fuga.
      A corrente que passa pelo Pot, é baixa, não deveria esquentar o pot. Verifique o seu circuito, a polaridade dos diodos de segurança, se tiver invertido pode acontecer isso, ele vai para o máximo e quando chega a fechar o pot, ele vai para tensão mínima. Verifique o circuito com paciência e teste os componentes.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  12. Olá, boa tarde! Existe um lay-out de PCB para o circuito? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Estaremos providenciando o Lay-Out da PCB para você e todos os nossos inscritos!!!!
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Olá FVML! Fiz o Layout! Poderia postar ele?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olá @TAINÃ BLOSS Podes está enviando ao nosso email, que estaremos avaliando e postaremos sim com os seus créditos. Email: [email protected]

      Obrigado por estar conosco!!! Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  13. FVML
    mais uma vez parabenizo-te por compartilhar o conhecimento com os demais colegas
    OBRIGADO POR ISSO , porem agora eu gostaria de lhe pedir alguns conselhos , isso seria
    possível por favor ?

    ENDEL NEIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ENDEL NEIVA
      Muitíssimo obrigado!!!
      Podes falar qual é a sua dúvida, se tiver em nosso alcance, responderemos e lhe ajudaremos com toda certeza.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  14. FVML
    mais uma vez parabenizo-te por compartilhar o conhecimento com os demais colegas
    OBRIGADO POR ISSO , porem agora eu gostaria de lhe pedir alguns conselhos , isso seria
    possível por favor ?

    ENDEL NEIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ENDEL NEIVA
      Muitíssimo obrigado!!!
      Podes falar qual é a sua dúvida, se tiver em nosso alcance, responderemos e lhe ajudaremos com toda certeza.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  15. Boa tarde. Os transistor tip35 deveram ser montados em dissipadores? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá!!!
      Sim, deves colocar um bom radiador de calor, pois os transistores esquentarão bastante, se precisar utilizar essa fonte para alimentar circuito com alta carga contínua, é recomendável colocar mais dois transistores.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  16. Pra ficar nota 10 esse circuito, sugiro incrementar um regulador de corrente por que em caso de curto circuito acidental na saída, não tem nada que proteja os transistores PIP 35C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Muito obrigado, sugestão anotada, irei escrever um artigo com o circuito desse com proteção contra curto circuito.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  17. Boa Tarde. Você tem algum esquema de uma fonte estabilizada de 13.8V e 4A ou 5A, pois, eu quero usar como carregador de bateria de 12V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LÉO MARTINS
      Temos esse aqui, é justamente o que você estava procurando, no seu caso, só precisa utilizar um só TIP36.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  18. No caso eu preciso de uma fonte que use o lm317, para esse caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LÉO MARTINS
      No caso desse circuito aqui, é justamente o que você estava procurando, e não precisas utilizar o LM317, podes está utilizando como no diagrama esquemático o LM7812. Segue Link:
      https://www.fvml.com.br/2020/06/fonte-estabilizada-138v-alta-corrente.html

      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  19. Boa noite! No caso se eu deixar apenas um TIP35C eu posso conseguir 10A em vez de 20A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!!
      Pode sim, no entanto utilize dissipador de calor, pois se for utilizar constantemente esses 10A, o transistor esquentará bastante.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  20. Fiz esse circuito mas estou precisando de uma adequação para o mesmo fazer o controle de corrente também.
    Como poderia fazê-lo, utilizando esse mesmo projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nesse circuito, não temos como regular a corrente.
      Temos outros circuitos com regulagem de corrente, e outros com proteção de sob recorrente, podes ver nas TAGs ao lado sobre fontes, e localizar a que melhor lhe aplique.

      Obrigado por estar conosco, aproveita e se inscreve em nosso canal do Youtube e aqui em nosso blog, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhe custa nada.
      Forte abraço.

      Excluir
  21. Tem que colocar mais transistores se quiser 20A. Embora os TIP35 aguentem 25A, eles são limitados pela potência que é 125W. Então para ter os 20A, a tensão não pode passar de 5V, caso contrário eles queimarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LORD ALDEBARAN
      Sim, para uso com 20A contínuo com a tensão máxima, é necessário utilizar mais transistor, como explicado no texto do POST.

      Obrigado por estar conosco, aproveita e se inscreve em nosso canal do Youtube e aqui em nosso blog, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhe custa nada.
      Forte abraço.

      Excluir
  22. Olá Eng. Jemerson Marques, Preciso da sua ajuda!
    Há dois anos comprei um kit de ferramentas da Maksiwa e esta vem com apenas uma bateria.
    Esse kit funciona à bateria 18v 2,6Ah.
    Como tenhoja uso por dois anos, tenho receio que a bateria estrague e fica quase inviável eu poder comprar outra, levando em consideração que a bateria custa a metade do valor do kit. (Nos dias de hoje em torno de 1500,00)
    Já tentei tentei adaptar varios tipos de bateria nela mas não funciona. Me disseram para usar duas baterias de notebook paralelas que funcionaria. A serra tito-tico até que funcionou, mas a Serrra Circular e a Furadeira/Parafusadeira não funciona. Elas chegam a rodar, mas bem devagar como se faltasse energia.
    Depois de muita pesquisa no Google e no YouTube, deparei-me com este artigo e este projeto.
    Cheguei a montar esta fonte, mas na hora de fazer funcionar não encontro a fonte especificada no projeto. Entrada 110/220 com saída de 27v.
    Gostaria de saber como fazer esta fonte de forma que ela funcione com um transformador com uma voltagem que seja facil encontrar, por exemple 24v, 12v ou se o Senhor sabe onde eu possa comprar essa indicada no projeto, me passar a indicação por favor!
    Ou se tem um outro projeto de uma fonte que possa alimentar essas ferramentas.
    Segue os dados da bateria do KIT.
    Bataeria 18v 2,6Ah
    Voltagem: 18v (Células 5x2)
    Litio Ion - Li-Ion
    Capacidade da bateria: (Ah) 2,6Ah (2600mAh)
    PH12: 3Ah (3000mAh) Ph15: 1,5Ah (1500mAh)

    Especificações técnicas descritas no manual de cada ferramenta:

    A Serra Circular tem esta descrição: (Tipo de motor /voltagem #700 18v)3500 rpm.
    Perguntei ao suporte da fábrica sobre os wats, me disseram ser 100w

    A Furadeira/Parafusadeira tem esta descrição: Tipo de motor/voltagem #600 18v 0-350/0-1250rpm.

    A Serra Tico-tico tem esta descrição: Tipo de motor/voltagem #600 18v 0-350/0-125rpm.

    Ficarei muito grato e feliz se puder me ajudar!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @APAULOFURTADO

      Você pode estar utilizando essa fonte tranquilamente, ela pode suprir suas necessidades, pois você precisa de 18V por 2.7Ah.
      Só é importante lembrar que a corrente de saída de inercia do motor, é bem maior, por esse motivo devemos dispor de uma fonte bem maior, por isso recomendo essa fonte, com os 6 transistores como descrito com os arquivos para baixar GERBER, PDF, PCI.

      Obrigado por estar conosco, aproveita e se inscreve em nosso canal do Youtube e aqui em nosso blog, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhe custa nada. Forte abraço.

      Excluir
  23. Obs. Onde me refiro à "diversos tipos de bateria e baterias de notebook", quis dizer fontes em vez de bateria.
    On de falo de "Fonte específica do projeto" quis dizer transformador indicacdo no projeto 11/220/27v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, entendo...
      As fontes de notebook, na grande maioria, é de 3.4 amperes, só que como explicado acima, o motor quando estar com carga a corrente dele é maior que a especificada, por isso geralmente não aguenta... E geralmente a corrente especificada é da bateria, e lembrando que a bateria pode ter sua corrente inicial "dependendo da categoria" até 10x mais que sua corrente contínua.

      Se você pegar o exemplo que você deu, o motor de 18V e a potência de 100W, calculo simples da lei de ohms:
      P = V*I
      I = P/V
      I = 100/18
      I = 5.55A

      Deu para entender?

      Excluir
  24. Pra mim ter 10A na saida eu preciso de um trafo de pelo menos 10 A na saida, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GILMAR ROCHA
      Exatamente isso, se deseja ter uma saída de 10A no mínimo de tens que ter um trafo que tenha 10A. Vale lembra, que ainda temos as perdas, e é por isso que falo no mínimo.

      Obrigado por estar conosco, aproveita e se inscreve em nosso canal do Youtube e aqui em nosso blog, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhe custa nada. Forte abraço.

      Excluir
  25. Pra mim ter 10A na saida eu preciso de um trafo de pelo menos 10 A na saida, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GILMAR ROCHA
      Exatamente isso, se deseja ter uma saída de 10A no mínimo de tens que ter um trafo que tenha 10A. Vale lembra, que ainda temos as perdas, e é por isso que falo no mínimo.

      Obrigado por estar conosco, aproveita e se inscreve em nosso canal do Youtube e aqui em nosso blog, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhe custa nada. Forte abraço.

      Excluir
  26. Bom dia. Por favor seria possível indicar onde posso encomendar a PCI online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os arquivos que deixamos para baixar, já te dão a opção de você enviar para qualquer empresa que imprimem essas placas e entregam em teu endereço.
      Obrigado pelo comentário.
      Forte abraço!

      Excluir
  27. Boa Noite, montei a pcb e quando vario o potenciômetro de 5k e aplico uma carga o resistor R1 de 220r acaba torrando, fora que quando oscilo o potenciômetro de 5k alimentando o circuito com tensão baixa na entrada cerca de 15v ele varia muito pouco. Revisei a montagem e esta tudo ok a princípio. O que será que errei??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @PREMIUMOFMUSIC
      Isso ocorre devido a alguns fatores, o primeiro é que o diodo pode estar invertido ou em curto, segundo o Regulador de tensão pode está em curto ou ser falsificado,"Já aconteceu inclusive comigo, comprei no ML", verifica esses fatores, e depois nos dê o feedback.

      Excluir
  28. Respostas
    1. Olá @ADRIANO
      Sim, está funcionando normalmente.
      Forte abraço!

      Excluir
  29. Fonte Regulável 1.2 à 37V Alta Corrente 20A com LM317 e TIP35C

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde. Como faço para ligar um voltimetro/amperímetro no projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CÃO AUMIGO!
      Para implementar um voltímetro, coloque os dois fios do mendidor voltímetro nas saída de tensão da fonte, e para ligar o amperímetro, coloque em série os fios do amperímetro com o positivo da fonte.
      Isso em contexto geral, se você está se referindo a algum voltímetro/amperímetro específico, nos diga qual seria, para identificarmos as ligações.
      Forte abraço.

      Excluir
  31. Boa tarde me diga uma coisa essa tensão de 47 ela e +47 gnd e _47 né isso me tira essa dúvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @BINHO!
      A tensão de saída dessa fonte é Bipolar, dois polos: Polo Positivo "+Vcc" e Polo Negativo "-Vcc" ou seja: +37V e GND.
      Espero ter tirado sua dúvida!
      Forte abraço!

      Excluir
  32. Alô alô internautas 01:42 estou montando a fonte. Viva o open hardwere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MARCELO!
      Nos dê o Feedback, conte conosco no que pudermos ajudare boa sorte!
      Forte abraço!

      Excluir