FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

domingo, 4 de outubro de 2020

Fonte Ajustável 1.2 à 37V - 7A com proteção de curto-circuito com CI LM723 + PCI

Fig. 1 - Fonte Ajustável 1.2 à 37V - 7A com proteção de curto-circuito com CI LM723

Olá a Todos!

No post de hoje, iremos montar uma fonte para bancada regulável com uma tensão que varia entre 1.2 à 37V Corrente Contínua, com proteção contra curto-circuito, um circuito simples utilizando o velho e versátil Circuito Integrado LM723, que é perfeito para ser utilizado em bancada, já que constantemente estamos executando projetos que em muitas vezes acontecem interpéries não esperada e que ocasionam geralmente a queima da fonte quando não se tem proteção.
O diagrama esquemático da Fonte Ajustável está disposto na Figura 2 logo abaixo, como podemos ver, o circuito projetado, tem a sua entrada de 27V CA, ou seja vindo direto de um transformador, que tem suas especificações da entrada de tensão "Primário" de acordo com sua rede elétrica, 220V ou 110V, e sua saída "Secundário", de 27V CA, que quando passar pelo circuito de retificação e filtro, a tensão será elevada para próximo dos 40V

Fig. 2 - Fonte Ajustável 1.2 à 37V - 7A com proteção de curto-circuito com CI LM723

Seguimos a fórmula básica para se calcular essa tensão após o filtro, que é .
Formula: 
Vca * √2 = Vcc

Vca - Tensão de entrada - Corrente Alternada
√2 = 1.414 - é da fórmula
Vcc = Tensão de saída - Corrente Contínua

Que no nosso caso fica assim:
Vca = 27V

27 * 1.414 = 38.18V

Isso na teoria, o que acontece que na prática pode variar um pouco, pois não só depende dos cálculos, mas também da precisão dos componentes, desgastes, tolerâncias e etc... mas  os valores sempre estão bem próximos.

A corrente do transformador deve ser no mínimo de 7A. A retificação e filtro já está integrada no própria circuito, que provém de uma ponte D1 KBPC5010 que é uma ponte de diodos para 50A, você pode está utilizando outro tipo de ponte, no entanto fique atento que no mínimo a ponte de diodos tenha o dobro da corrente do circuito ou seja, ao menos entre 15 á 20A para não have aquecimento do mesmo.
Devemos também estar certo de utilizarmos um dissipador de calor nos dois transistores de potência TIP35C.

Características da Fonte

  • Proteção contra sobrecargas
  • Proteção contra Curto-circuito
  • Alta Corrente de Saída: 7A
  • Tensão de ondulação de saída: ~ 0,5 mV
  • Tensão de saída: ajustável de 1.2 a 37V
  • Tensão de entrada: 27Vca

Lista de componentes

  • U1 --------- Circuito Integrado LM723
  • Q1 --------- Transistor NPN BD139
  • Q2, Q3 ---- Transistor NPN TIP35C
  • D1 --------- Ponte de Diodo KBPC5010
  • LED1 ----- Led 3mm de uso geral
  • R1 --------- Resistor 8.2KΩ 1/8w 
  • R2 --------- Resistor 2.2KΩ 1/8w 
  • R3 --------- Resistor 560Ω 1/8w  
  • R4 --------- Resistor 3.9KΩ 1/8w
  • R5 --------- Resistor 15KΩ 1/8w
  • R6 --------- Resistor 0.15Ω 10W
  • R7, R8 ---- Resistor 0.15Ω 5W
  • C1 --------- Capacitor Eletrolítico 4.700µF 50V
  • C2, C3 ---- Capacitor de Cerâmico/Poliéster 1nF
  • C4 --------- Capacitor Eletrolítico 1000µF 50V
  • POT1 ----- Potenciômetro 5KΩ
  • P1, P2 ---- Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 2-Pinos, 5 mm
  • Outros ---- PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob Radiador de Calor, etc.

PCI - Arquivos para Baixar

O layout da Placa de Circuito Impresso está disposto logo abaixo na Figura 3, e estamos dispondo todos os arquivos necessários para você poder imprimir a sua PCI, com os arquivos GERBER, Layout em PDF, PNG, tudo com um link direto para você poder baixar e montar o seu.
Fig. 3 -  Layout da placa Circuito Impresso 3D

Transferência

Link Direto: Arquivos PNG, PDF, GERBER

Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui - FVM Learning!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

4 comentários:

  1. Mestre, o capacitor entre os pinos 4 e 13 não deveria ser de 100 pF ou invés de 100nF? Pelo que lí na literatura técnica, este capacitor não deve passar de 1000pF. Ou teria alguma razão técnica para esse valor? Bem compacto o circuito. Sou fã deste integrado 723.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @REVISTARADIOAMADORISMO
      Esse capacitor é o responsável pela compensação na resposta da frequência, e sim, você está correto, é aconselhável utilizar o mesmo até 100nF, no nosso caso, foi um erro de impressão, já corrigimos e agradecemos a sua atenção, colocamos um de 1nF, pois quando fizemos o nosso, esse valor foi o que melhor se respondeu.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Boa tarde! seria possível ao invez de usar um transformador AC eu usar um fonte atx modificada para 24 volts e ligar no circuito apos a ponte retificadora?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo, montei este projeto conforme as especificaçes nele contidas, trafo com secundario 27v~ ,porém, a tensao regulada ficou entre 3,6v - 24v, nao entendi o porque, sendo que deveria ficar ente 1,2v a 37v, a tensao apos retificaçao ficou com 38v, poderia me dar alguma dica sobre este caso, desde ja agradeço!!

    ResponderExcluir