FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Prompt de Comando - CMD: O que é? como Acessar? 12 Comandos mais Usados!

Prompt de Comando - CMD: O que é? como Acessar? 12 Comandos mais Usados! - fvml
Prompt de Comando - CMD: O que é? como Acessar? 12 Comandos mais Usados!

Olá a Todos!

O Prompt de Comando ou Processador de Comando do Windows, é conhecido como Shell de Comando, popularmente conhecido como Prompt CMD, sendo CMD uma abreviação da palavra Commnad, que em tradução livre seria Comando, por isso Prompt de Comando.

O Prompt de Comando é um programa do Windows que emula e interpreta as linhas de comandos do Sistema Operacional Windows.

É semelhante aos sistemas DOS e Windows 9x chamado “Prompt do MS-DOS”. É análogo ao Unix Shells usado em sistemas semelhantes. O Prompt de Comando é um aplicativo nativo do sistema operacional Windows e oferece ao usuário a opção de realizar operações usando comandos.

O Prompt de Comando usa a interface de linha de comando para interagir com o usuário. No sistema operacional Windows, essa interface de Prompt de Comando é implementada por meio do console Win32

Como Acessar o CMD

Existem diversas maneiras de abrir o CMD, desde os métodos tradicionais, até mesmo os mais avançados. Listamos abaixo as maneiras de como abri o Prompt de Comando.

  • Menu Iniciar — Atalho
    • Clique no Menu Iniciar

    • Na lista de aplicativos desça até encontrar a pasta Sistema do Windows.

    • Clique na pasta, e depois em Prompt de Comando.

    • OBS: Para executar o programa como Administrador, clique com botão direito do mouse, e escolha a opção “Executar como Administrador”.

  • Menu Iniciar — Digitando CMD
    • Clique no Menu Iniciar

    • Digite a palavra CMD, irá aparecer o Prompt de Comando.

    • Escolha abaixo do nome Prompt de Comando, as opções, Abrir Normalmente ou executar como Administrador.

  • Aplicativo Executar
    • Pressione as teclas Windows e a tecla R em simultâneo.

    • Ao abri a caixa de diálogo, digite CMD, e clique em OK, ou pressione a tecla Enter.

  • Explorador de Arquivos
    • Abra o Windows Explorer — Pressionando o menu iniciar e clicando no Explorador de arquivos, ou pressionando a tecla Windows e a letra E em simultâneo.

    • Através da lista de pastas laterais, acesse a pasta C:

    • Clique na Pasta Windows

    • Clique na Pasta System32.

    • Procuro o Arquivo CMD.exe.

    • Execute clicando nele, ou para executar como administrador, clique com o botão direito do mouse, e execute como administrador.

Comandos mais Usados!

Listamos abaixo os 12 comandos básicos mais usados na CMD do Windows!

  1. Comando: CD — Change Directory — Significa mudança de diretório. Este comando é usado para alterar o diretório. Quando o usuário deseja entrar ou sair de uma pasta de diretório para outro.
    1. Exemplo: Se colocar o comando: CD [Nome da Pasta] "sem os cochetes", ele entra na pasta, se escrever o comando CD[..] "sem os cochetes", ele sai da pasta atual.

  2. Comando: DIR – Directory - O comando Dir é usado para obter a lista de todos os diretórios na unidade selecionada. Cada diretório criado no sistema pode ser listado usando este comando.

  3. Comando: DATE — Data — O comando Date é usado para alterar a data atual do sistema. Sendo necessário ter aberto o CMD como Administrador para executar essa tarefa.

  4. Comando: TIME — Tempo — O comando Time é usado para alterar a hora atual do sistema. Sendo necessário abrir o CMD como Administrador para executar essa tarefa.

  5. Comando: HOSTNAME – O comando hostname pode ser usado para exibir o nome do host na tela do prompt de comando, ou seja o nome do seu computador.

  6. Comando: PAUSE – Pausar - O comando de pause é usado para pausar a execução do arquivo em lote que foi executado. Seu objetivo principal é pausar as instruções, quando determinado procedimento necessite ser interrompido.

  7. Comando: Echo – O comando echo é usado para mostrar o texto definido na tela do CMD, muito parecido com o print da linguagem C

  8. Comando: EXITSaír - O comando exit é usado para sair do prompt de comando. Esse comando agiliza a saída e fechamento da janela, já que você não precise pegar o mouse e apontar para o "X" e fechar a janela, o comando exit, encerra o CMD e fecha a janela.

  9. Comando: Shutdown - Desligar – O comando shutdown é usado para desligar o sistema. Vários atributos podem ser usados ​​com o desligamento para definir como o usuário deseja que o sistema seja desligado.

  10. Comando: TITLETítulo - O comando títle é usado para mudar o nome do título da janela do CMD. Você pode utilizar esse comando escrevendo title [e o nome que você quer] "sem os cochetes". Usando este comando, pode-se definir o nome personalizado a janela do CMD.

  11. Comando: DEL ou ERASEApagar - Os comandos del e erase são usados para excluir os arquivos armazenados no sistema. 

  12. Comando CHKDSK – O comando chkdsk é usado para verificar detalhes de uma unidade ou volume. Sendo necessário ter aberto o CMD como Administrador para executar essa tarefa.

Conclusão

O CMD é uma ótima ferramenta de trabalho para quem o conhece, através dessa ferramenta podemos corrigir muitos erros do Windows, principalmente quando não conseguimos inicializar o Windows.

Muitas tarefas críticas no Windows, são reparadas utilizando o Prompt de Comando. E mostramos uma lista dos comandos básicos para dar gosto, e entendermos o funcionamento básico do CMD, e aprendê-los facilitará o seu trabalho com o Prompt de Comando.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário