FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Carregador de Bateria Simples Automático + PCI

Carregador de Bateria Simples, automático e com indicador de carregamento + PCI

Fig. 1 - Carregador Automático
Olá a todos, hoje estaremos fazendo um carregador de baterias inteligente, com indicador de carregamento e de carga completa, sendo automático para carregar baterias de 12V, é um carregador extremamente simples de montar e qualquer um que tenha pouca experiência pode fazer.
A tensão de entrada será de acordo com a fonte que você irá utilizar, 110V ou 220V. 
O tempo de carregamento dependerá da fonte que você irá utilizar e também do tipo de bateria que será carregado, para calcularmos o tempo de carga mais próximo, Podemos fazer uma conta rápida simples e objetiva, lembrando que não estamos levando em conta os fatores  de resistência da bateria, oscilações no carregador, fator de depreciação dos químicos da bateria e etc. 

O calculo é simples, vamos utilizar um exemplo de que você tem uma bateria de Nobreak de 12 Volts e 7 Amperes, a sua fonte tem 3 Amperes, então sabemos que "mais ou menos" a carga da bateria é 7 Amperes Hora, isso significa que para ela se carregar por completo ela precisa de 7 ampers constantes, como a fonte é 3 Amperes, temos que dividir 7 Amperes por 3 Amperes da fonte.

B = Bateria

F = Fonte
C = Carregamento
C = B/F = C = 7/3 C = 2.33

Ou Seja

A Carga "C" Levará 2:33hrs
Duas horas e Trinta e Três minutos para se carregar

Se sua fonte for diferente, não ha problemas, veja a corrente de fornecimento dela e jogue na fórmula e veja o resultado aproximado.

Na Figura 2, temos o esquemático elétrico do pequeno circuito.
Fig. 2 - Esquemático eletrônico Carregador de Bateria Simples Automático 

É imprescindível que a fonte forneça 20% a mais do que a bateria, Ex. se sua bateria é de 12V, a fonte tem que ter 14.4 V, podes variar um pouco para menos, como por exemplo 13.2V "que é 10% da tensão da bateria" mais não podes utilizar uma fonte de 12V para carregar uma bateria de 12V, pois não vai haver diferencia de potencial, pode da uma pequena carga se a bateria tiver menos de 12V, porém não irá carregar por completo a sua bateria.

Sugerimos a você que veja o nosso POST

É só clicar no título abaixo:

Como Alterar Fonte ATX para 13.6v, 22 Amperes

E você pode utilizar essa fonte atx alterada na medida certa, nesse tutorial que vai ser de ótimo valor para você fazer seu carregador por completo.


Dispomos a placa de circuito impresso com o diagrama esquemático para baixar, com os arquivos em PDF, JPG e GERBER para que desejar enviar para impressão das placas.

Fig. 3 - Placa de Circuito Impresso com Disposição de componentes

Links para baixar os arquivos

Opção 1: Arquivos PDF, JPG, GERBER

Opção 2: Arquivos PDF, JPG, GERBER



Lista de Materiais:

3 Diodos 1N4007.
3 Resistores, 1K, 10K e 100 Ohms.
1 Potenciômetro ou Trimmpot de 10K
1 Transistor C1815
1 Relay 12V 10A, Simples
2 Leds, um Vermelho e um Verde 
Placa de circuito impresso
Ferro de Solda, estanho
Fios, etc.

Como utilizar o carregador:

Ão terminar toda a montagem, verifique com atenção para vê se não tem nenhuma peça errada, diodos com polaridade invertida, e se não tem nenhum curto nas conexões, depois de tudo verificado.

Ligue o positivo da fonte na entrada +VCC do circuito e o negativo da fonte no terra do circuito carregador, o potenciômetro ou trimmpot, é da sua escolha, serve para você regular a tensão limite de saída do carregador, por exemplo, você tem bateria de 12V, normalmente as baterias de 12V de nobreak são recarregadas em 13.2 a 14.4 Volts. 

Então utilize um multímetro na escala de voltes DC na saída do carregador e regule a tensão para a mais desejada, ou seja a tensão máxima para ele disparar, e o led Verde acender, pronto já pode utilizar o seu novo carregador, coloque a bateria e deixe carregar até quando o carregador alcançar a tensão que você regulou, "tensão limite" ele dispara o relê e liga o led Verde indicando que a bateria foi carregada.

Uma boa dica; se você tem um buzzer de 12V sobrando, ou se você realmente deseja colocar um indicador sonoro no seu circuito, podes colocar esses buzzer que você encontra com facilidade em lojas de componentes eletrônicos e é baratinho, na saída que está ligado o Led Verde, que é o indicador de carga completa, você pode ligar o Positivo do buzzer na saída do Relê e o negativo do buzzer direto no terra, pronto você tem um carregador automático e com indicação visual e sonora.

Ficamos por aqui.
Qualquer dúvida, escreve nos comentários, que nós estaremos lhes respondendo assim que visualizarmos.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui!!! FVML!!! 

Forte abraço

Fica com Deus.

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário