FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Carregador de Bateria 12V Simples, automático e com indicador de carregamento + PCI

Carregador de Bateria 12V Simples, automático e com indicador de carregamento + PCI
Carregador de Bateria 12V Simples, automático e com indicador de carregamento + PCI

Olá a todos!!!

No post de hoje, estaremos fazendo um carregador de baterias inteligente, com indicador de carregamento e de carga completa, sendo automático para carregar baterias de 12V, é um carregador extremamente simples de montar e qualquer um que tenha pouca experiência pode fazer.
A tensão de entrada será de acordo com a fonte que você irá utilizar, 110V ou 220V.  O tempo de carregamento dependerá da fonte que você irá utilizar e também do tipo de bateria que será carregado.

Para calcularmos o tempo de carga mais próximo, podemos fazer uma conta rápida simples e objetiva, lembrando que não estamos levando em conta os fatores de resistência da bateria, oscilações no carregador, fator de depreciação dos químicos da bateria e etc. 

O cálculo é simples, vamos utilizar um exemplo de que você tem uma bateria de Nobreak de 12 Volts e 7 Amperes, a sua fonte tem 3 Amperes.

Então sabemos que "mais ou menos" a carga da bateria é 7 Amperes Hora, isso significa que para ela se carregar por completo ela precisa de 7 amperes constantes, como a fonte é 3 Amperes, temos que dividir 7 Amperes por 3 Amperes da fonte.

B = Bateria
  • F = Fonte
  • C = Carregamento
  • C = B/F = C = 7/3 C = 2.33

Ou Seja:

A Carga "C" Levará 2:33hrs
Duas horas e Trinta e Três minutos para se carregar

Se sua fonte for diferente, não ha problemas, veja a corrente de fornecimento dela e jogue na fórmula e veja o resultado aproximado.

Diagrama esquemático do Circuito

O diagrama esquemático do circuito Carregador de Bateria 12V Simples, automático e com indicador de carregamento + PCI está sendo mostrada na Figura 2 abaixo, é um circuito bastante simples, e o nível de conhecimento técnico para montar esse circuito, é básico à intermediário.
Fig. 2 - Esquemático eletrônico Carregador de Bateria 12V Simples Automático

É imprescindível que a fonte forneça 20% a mais do que a bateria, Ex. se sua bateria é de 12V, a fonte tem que ter 14.4 V, podes variar um pouco para menos, como por exemplo 13.2V "que é 10% da tensão da bateria" mais não podes utilizar uma fonte de 12V para carregar uma bateria de 12V.

Pois não vai haver diferencia de potencial, pode dar uma pequena carga se a bateria tiver menos de 12V, porém não irá carregar por completo a sua bateria.

Sugerimos a você que veja o nosso POST, é só clicar no título abaixo:

Como Alterar Fonte ATX para 13.6v, 22 Amperes

E você pode utilizar essa fonte atx alterada na medida certa, nesse tutorial que vai ser de ótimo valor para você fazer seu carregador por completo.

Placa de Circuito Impresso (PCI) para baixar

Na Figura 3 logo abaixo, estamos disponibilizando a PCI em arquivos GERBER, PDF e JPEG, para você que deseja fazer a montagem mais otimizada, ou em casa, ou se preferir, em uma empresa que imprima a placa, você pode estar baixando os arquivos gratuitamente em um link direto na opção de Download logo abaixo.

As suas medidas são: Largura 50.165mm; e comprimento 36.830mm, todas essas informações estão nos arquivos disponíveis para baixar.

Fig. 3 - Placa de Circuito Impresso com Disposição de componentes

Links para baixar os arquivos

Link Direto: Arquivos PDF, JPG, GERBER

Lista de Materiais:

  • Q1------------------ Transistor NPN de uso geral, C1815, BC548 etc.
  • D1, D2, D3 ------- Diodos 1N4007.
  • R1 ------------------ Resistor 1/4W 10K (morrom, preto, laranja)
  • R2 ------------------ Resistor 1/4W 100 Ohms (marrom, preto, marrom)
  • R3 ------------------ Resistor 1/4W 1K2 (marrom, vermelho, vermelho)
  • P1 ------------------ Potenciômetro ou Trimmpot de 10K
  • RL1 ---------------- Relay 12V 10A, 5 pinos
  • LDE1, LED2 ----- Leds de 3mm, um Vermelho e outro Verde
  • Diversos ---------- Placa de circuito impresso, ferro de solda, estanho, fios, etc.

Como utilizar o carregador:

Ao terminar toda a montagem, verifique com atenção para vê se não tem nenhuma peça errada, diodos com polaridade invertida, e se não tem nenhum curto nas conexões, depois de tudo verificado.

Ligue o positivo da fonte na entrada +VCC do circuito e o negativo da fonte no terra do circuito carregador, o potenciômetro ou Trimmpot, é da sua escolha, serve para você regular a tensão limite de saída do carregador, por exemplo, você tem bateria de 12V, normalmente as baterias de 12V de Nobreak são recarregadas em 13.2V a 14.4 Volts. 

Então utilize um multímetro na escala de voltes DC ou CC, "depende do multímetro", na saída do carregador e regule a tensão para a mais desejada, ou seja a tensão máxima para ele disparar, e o led Verde acender.

Pronto já pode utilizar o seu novo carregador, coloque a bateria e deixe carregar até quando o carregador alcançar a tensão que você regulou, "tensão limite" ele disparará o relê e ligará o led Verde indicando que a bateria foi carregada.

Uma boa dica; se você tem um buzzer de 12V sobrando, ou se você realmente deseja colocar um indicador sonoro no seu circuito, podes colocar esses buzzer que você encontra com facilidade em lojas de componentes eletrônicos e é baratinho, na saída que está ligado o Led Verde.

Esse é o indicador de carga completa, você pode ligar o Positivo do buzzer na saída do Relê e o negativo do buzzer direto no terra, pronto você tem um carregador automático e com indicação visual e sonora.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

22 comentários:

  1. A bateria carregada, pode permanecer conectada no cicuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JOAO LIMA
      Sim, esse circuito é automático, quando a bateria atinge a tensão de carregamento, o circuito desliga a tensão indo para a bateria.
      Você pode dar uma olhada nesse outro circuito também, é sem relê, e tem uma precisão muito boa.
      https://www.fvml.com.br/2020/03/carregador-de-bateria-12v-automatico.html
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. LED diódy sú pravdepodobne pripojené hore nohami.
      Ahoj @
      Ďakujem vám veľmi pekne za pozorovanie, všetky súbory sme už zmenili a správne sme umiestnili polarizáciu LED.
      Ďakujem veľmi pekne.
      Silné objatie.

      Excluir
  3. Boa noite como ligar o dele não consigo entender o esquema Francisco obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite não consigo ligar o rele gostaria de uma ajuda Francisco obrigado

      Excluir
    2. Olá @FRANK
      O relê tem 5 pinos, 3 em um lado "o do meio mais para baixo" e dois do outro.
      O lado que tem três, os dois da ponta é alimentação, e o do meio é o contato principal que vai fechar com os dois do outro lado, ou seja, quando você alimenta o relê, ele fecha contato com um lado, e quando desliga ele fecha contato com o outro lado.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Boa tarde Frank, estou interessado em montar esse circuito, tenho tudo para fazer a placa do circuito impresso, porem gostaria que vc me enviasse o desenho da placa do lado das trilhas. antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ARTHUR
      Podes baixar os arquivos da placa de circuito impresso no link download desse POST, fizemos uma atualização e colocamos as dimensões e fizemos umas melhoras na PCB.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  5. Olá. Qual a corrente máxima que esse circuito pode gerenciar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Esse circuito suporta corrente diacordo com a fonte de alimentação e o relê utilizado, pois ele tem carregamento por demanda de tensão, ou seja, quando a tensão alcança a tensão ajustada de carga completa, ele dispara abrindo o circuito, então a corrente só vai depender da sua fonte e do relé utilizado.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  6. Olá, no seu exemplo uma bateria de 7Ah não deveria ter uma corrente de carga em torno de 10% disto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @IVANILDO
      Na verdade esse conta rápida se refere a tensão, de carregamento que é em torno de 20% da tensão bateria ex.: bateria de 12V fonte de 14.4V e o mínimo seria 10% que seria uma carga de 13.2V para carregar a bateria.

      Excluir
  7. Ola o link do mega esta indisponivel, pode enviar para o email [email protected] fico muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GILMAR
      Acabei de testar, o link está normal.
      OBS.: Não bloquear o MEGA nas configurações do navegador, senão ele não abre.

      Excluir
  8. Bom dia tudo bem, Por favor gostaria que me explicasse como o circuito detecta que a bateria esta carregada para desligar o relé? pq o transistor q ativa o rele esta ligado direto na fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @THIAGO
      Obrigado pelo seu comentário!
      Leia na descrição, como utilizar o Carregador, lá explicamos que você deve regular a tensão de carregamento através do trimpot que tem no circuito..., tá tudo explicadinho.
      Qualquer dúvida que não esteja no Post, sinta-se à vontade para perguntar, que responderemos assim que visualizarmos.
      Forte abraço.

      Excluir
  9. Oi Bom dia! Olha, posso usar uma voltagem a partir 5V ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JANDERSON OLIVEIRA
      Na verdade, poder tu podes, no entanto não tem como carregar uma bateria de 12V com 5V... E o Relé que tem no circuito é de 12V, pode ser que ele não ative com os 5V...
      Se pretendes carregar baterias de 4.2V, temos vários modelos de circuitos aqui em nosso Site, é só clicar nos Marcadores "TAGs" ao lado por; Carregadores de Baterias, assim tu filtra para só carregadores de baterias.
      Obrigado!
      Forte abraço.

      Excluir
  10. Como ligo o potenciômetro de 10K para ajusta a tensão de saída para carregamento. No esquemático elétrico não mostra o lugar dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LUCIANO
      Obrigado pelo seu comentário!
      Sim, no circuito tem um trimpot P1, que faz a regulagem da tensão que precisas, podes substituir pelo potenciômetro sem problemas.
      Leia a descrição de; Como Utilizar o Carregador.
      Obrigado!
      Forte Abraço.

      Excluir
  11. Posso ligar um diodo zener de 12 volts substituindo o potenciometro?

    ResponderExcluir