sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Como Hackear Circuito Módulo Relé para funcionar com ESP8266 3.3V

Como Hackear Circuito Módulo Relé para funcionar com ESP8266 3.3V

Olá a Todos!!!

Fig. 1 - Módulo Relé alterado para trabalhar com ESP8266
No post de hoje, iremos fazer uma pequena alteração no circuito do módulo Relé que irá possibilita-lo a ser utilizado com o ESP8266 ou ESP32, pois os módulos de relé de 5 volts, não conseguem ser acionados por uma fonte de trigger de 3.3V, fazendo com que muitos se decepcionem depois que comprar sem saber que não vai funcionar, iremos fazer isso em um passo a passo de forma fácil e substituindo apenas um componente, o transistor PNP SMD 2TY por um transistor NPN de uso geral como os BCs, Cs, 2Ns e etc..

O Módulo

O módulo que temos é esse mostrado na figura 2 é um módulo de um só acionamento, ou seja, um relé independente, que é alimentado por 5V, então quando se utiliza um ESP8266 para acionamento de cargas com o módulo Relé, ele não responde, pois esse módulo so aciona o relé com uma tensão Trigger de 5V
Fig. 2 - Módulo Relé 1 canal 5V
Esse relé é ativado por um transistor PNP SMD 2TY que é o S8550, como podemos observa-lo na figura 3 logo abaixo, onde podemos ver a disposição dos componentes de perto.

Fig. 3 - Disposição dos componentes na placa do módulo original
Esse transistor tem uma tensão Vbe de 5 volts, e em série com a base ele tem um resistor de 1K limitador de corrente, como podemos observar no diagrama esquemático da  figura 4, mesmo se você colocar direto na porta do GPIO do ESP8266, "que não é recomendado" você não conseguirá ativar esse módulo, pois não terá corrente suficiente para ativar o Trigger do Módulo.
Fig. 4 - Diagrama Esquemático circuito original Módulo Relé

O Circuito Alterado

O que fizemos de primeiro foi, substituir o transistor por um transistor de uso comum, como os da linha BCs, Cs, 2Ns, e tantos outros que você pode escolher, o que é de fato importante é atentarmos a pinagem do transistor que você irá colocar na placa do módulo, nós escolhemos transistor NPN, por ser mais comum em nosso estoque e em placas de sucata, temos aos montes esses transistores de uso geral, podemos verificar na comparação entre os três módulos, o primeiro da esquerda é o original, sem alteração, o segundo está utilizando o transistor C945 e o terceiro da direita está utilizando o BC548, como podemos observar os transistores C945 e BC548 são diferenciado pela pinagem coletor e emissor, que são um inverso do outro, fazendo com que inverter-se-mos os lados dos transistores em cada módulo, a base de ambos é no pino central. ficando assim como ilustrado na figura 5 logo abaixo.
Fig. 5 - Os três módulos, da esquerda Original, do centro com C945 e da direita com BC548
Você pode colocar outro transistor do tipo PNP, e isso te daria até menos trabalho, pois não precisarias alterar praticamente nada no circuito. No nosso caso, com o transistor NPN, tivemos que inverter a alimentação do circuito, ou seja onde temos o Pino VCC, é agora GND, e onde temos o Pino GND, é agora VCC, e ainda tivemos que inverter o Diodo que é acoplado ao relé, e também inverter a polarização dos dois LEDs, como podemos ver no diagrama esquemático da  figura 6 logo abaixo.
Fig. 6 - Diagrama esquemático do circuito módulo relé alterado

O Funcionamento

O que diferencia o funcionamento do módulo com transistor PNP e transistor NPN em modos gerais, é  o acionamento da carga, ex.: O módulo normal "sem alteração" é ativado com pulso negativo, ou seja, ele fica ativo em quanto a porta GPIO estiver em Baixa "LOW", e ele desativa quando a porta GPIO estiver em Alta "HIGH". No nosso circuito o processo é inverso, o que denota, que ele trabalha de forma "normal", se a porta GPIO estiver em Alta, o relé será ativado e senão, o relé será desativado.

Convidamos você a assistir o nosso vídeo no nosso canal do youtube com esse tutorial passo a passo.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logo estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom



2 comentários:

  1. Excelente blog, buena información
    "Puede colocar otro transistor PNP , y eso le daría aún menos trabajo, ya que tendría que cambiar prácticamente nada en el circuito"
    A propósito de esta frase, cual seria el esquema, solo cambiar el 2TY por el PNP. Quisiera tenerlo claro para no dañar algo el la placa del relé.

    Excelente blog, boas informações
    "Você pode colocar outro transistor PNP, e isso lhe daria menos trabalho, já que você teria que mudar praticamente nada no circuito"
    Em relação a essa frase, qual seria o esquema, basta alterar o 2TY para o PNP. Eu gostaria de ser claro para não danificar a placa de relé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola @ANTONIO
      Seguramente tienes razón ... la idea de cambiar el circuito por un NPN, sería para aquellos que necesitaran este tipo de topología, porque mantener una puerta en ALTO, para mantener un módulo en BAJO, estarías alimentado: La Puerta, la base del Transistor, que para mantener su Vce abierto tiene que ser alimentado; Por muy baja que sea esta potencia, pero tiene un consumo, y cuando lo hacemos para una automatización, por ejemplo: 30 puertas, agregar estas microcorrientes ciertamente aumentaría la demanda del factor de consumo. Pero eso es lo mínimo, tanto así que elevamos el esquema del módulo original y lo publicamos para que desee, como usted, poner un PNP ... Puede poner un complemento de BC548, que es el BC558, y funcionará perfectamente.
      Gracias por estar con nosotros ...

      Fuerte abrazo

      Excluir