FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sábado, 27 de novembro de 2021

Como Fazer "Crimpar" Cabo de Rede RJ45 - Padrões T586A e T586B - Direto ou Crossover

Fig. 1 - Como Fazer "Crimpar" Cabo de Rede RJ45 - Padrões T586A e T586B - Direto ou Crossover

Olá a Todos!

Os cabos de Rede geralmente tem custos um pouco elevados e os comprimentos pré-fabricados nem sempre são do comprimento de que precisamos. 

Fazer ou Crimpar o seus próprios cabos Ethernet não é difícil, e as ferramentas necessárias, dependendo do modelo, pode ser mais benéficos comprá-las montar os seus próprios cabos de Rede com tamanhos e padrões de sua preferência, de que comprar os cabos pré-fabricados.

Esse é um guia rápido de como Fazer seu próprio Cabo de Rede Ethernet com conectores RJ45 seguindo padrão EIA/TIA de forma rápida e prática, para quem deseja saber mais sobre os Padrões EIA/TIA click no link abaixo.
Os Cabos de Rede são peças fundamentais na transmissão de informações entre periféricos de conexões. 

Para se conseguir transmitir essas informações, em sua grande maioria utilizamos o Cabo de Rede com os conectores de Rede, esses conectores são registrados e padronizados como Conector RJ45, que é um tipo padrão de Plugue físico para cabos de rede. 

O que precisaremos

A lista de ferramenta é "Genérica" por obviedade nem todos nós temos as mesmas ferramentas, e podemos improvisar com outros tipos de ferramentas de trabalho que temos disponíveis em nossa bancada.

No entanto para termos uma base, traremos nessa lista as FERRAMENTAS básica necessária para Crimpar o seu Cabo de Rede.
  • Alicate de Crimpar
  • Alicate de Corte "pode ser uma tesoura"

A Figura 2 abaixo, ilustra as duas ferramentas que utilizamos em ao fazer nosso cabo, vale lembrar que o alicate cortador "Pequeno cinza" não é exatamente necessário, se não tiver, podemos utilizar um alicate de corte, um estilete, uma tesoura, o que preferir.

Fig. 2 - Alicate de Crimpar e alicate de corte para cabo de rede

E a segunda lista, são os MATERIAIS que precisaremos para compor, montar, construir o seu próprio cabo de rede, ilustrada na Figura 3 abaixo. 
  • Conector RJ45
  • Cabo de Rede Ethernet Cat-5e, Cat-6, Cat-6a
Fig. 3 - Conector RJ45 e cabo de Rede Ethernet Cat-6

Tipos de Cabos Ethernet

Existem dois tipos de cabos Ethernet que podemos fazer: Direto ou Crossover.

Cabos Ethernet Diretos

Os cabos Ethernet Diretos são os cabos padrão usados ​​para quase todos os fins e são frequentemente chamados de "cabos de remendo". 

Cabos Ethernet Crossover

Cabos de Ethernet Crossover  conectam diretamente um computador ou dispositivo a outro sem passar por um roteador, switch ou hub.

Padrão a ser escolhido

Os dois padrões já mencionados no início desse artigo Padrão EIA/TIA - T568A e T568B, estão disposto na Figura 4 abaixo. E para começarmos, você precisa escolher o padrão que você vai utilizar 

Ambos os padrões trará o mesmos resultados, mas à título de orientação, no nosso País, geralmente utilizamos o padrão Tipo T568A. Então é esse que escolheremos.
Fig. 4 -Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B

Montagem do Cabo 

Cabo Direto "uso padrão"!

  • Corte a camada plástica de proteção que cobre os fios, na extremidade do cabo como demonstrado na Figura 5 abaixo, utilizando o alicate de corte, ou um estilete, uma tesoura ou o que você tiver.

Fig. 5 -Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Desencapando o cabo

  • Desenrole e separe os 4 pares de cores semelhantes como ilustrado na Figura 6 abaixo. Desenrole os pares de cores correspondentes,  empareie os fios seguindo a sequencia do padrão escolhido, alinhe um ao lado do outro.
Fig. 6 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Separando os Pares

  • Agora faça o corte dos fios com aproximadamente 1.5cm de comprimento, essa medida fará com que o cabo seja crimpado e evitar um problema de a crimpagem pegar nos fios, não no cabo, ao encaixar no conector RJ45.

    O alicate de crimpagem já tem um cortador, você pode estar utilizando ele mesmo, como mostrado na Figura 7 abaixo.
Fig. 7 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Cortando os fios à 1.5cm

  • O ideal é deixar todos os fios o mais alinhados possível, ficando assim como ilustrado na Figura 8 abaixo.

    É importante lembrar que devemos seguir a sequencia e não cometer engano quanto aos pares, as vezes as cores se parecem, então fique atento para não comentar engando algum.
Fig. 8 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Alinhando a sequência de cores

  • Cuidadosamente encaixe os 4 pares de fios no conector, seguindo a sequencia escolhida na Figura 4.

    Verifique a posição da capa plástica, ela deve ficar no ponto onde será crimpado, e também deve-se ficar atento para o encaixe dos fios até o final do conector, como mostrado na Figura 9 abaixo.

    Note também que a capa cinza que cobre todo os fios está exatamente na aleta do plug RJ45 que na hora de crimpar ele também prende o cabo para não ficar puxando os fios, e com um tempo os fios dão defeitos, pois ficam folgados e dão mal contato.
Fig. 9 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Encaixando o cabo de rede no conector

  • Depois de tudo alinhado, coloque o Conector RJ45 com o cabo dentro, com cuidado para não soltar ou folgar, no Alicate Crimpador, como ilustrado na Figura 10 abaixo.
Fig. 10 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Crimpando o cabo de rede

  • Repare como fica o outro lado do Alicate Crimpador com o conector RJ45, depois de alinhado corretamente, é só apertar até o fim, dependendo do alicate, tem uns que dão un "click", para indicar que foi feito a crimpagem.
Fig. 11 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Crimpando o cabo de rede

Pronto!!! Você acaba de concluir um dos lados do cabo, para fazer o outro, é só repetir as mesmas etapas ilustradas acima.

Cabo Crossover

Para se fazer um cabo Crossover "cruzado", é simplesmente fazer-se uma das extremidades do cabo com o padrão Tipo T586A e a outra extremidade do Tipo T586B. Seguindo o mesmos passos ilustrados acima, como ilustrado na Figura 12 abaixo.
Fig. 12 - Crimpar Cabo de Rede - Padrões T586A e T586B - Cabo Crossover


E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!


Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário