FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 25 de julho de 2023

As 6 Melhores Ferramentas Gratuitas para Diagnosticar Problemas no Seu PC Windows!

As 6 Melhores Ferramentas Gratuitas para Diagnosticar Problemas no Seu PC Windows!
As 6 Melhores Ferramentas Gratuitas para Diagnosticar Problemas no Seu PC Windows!

Potencialize seu PC com essas 6 Ferramentas Nativas para Diagnosticar Problemas no Windows!

Nós sabemos que problemas com o computador podem ser extremamente frustrantes, especialmente quando não sabemos qual é a causa. Felizmente, existem várias ferramentas de diagnóstico disponíveis nativamente no Windows que podem ajudá-lo a identificar e solucionar problemas de hardware e software.

No Post de hoje, apresentamos as 6 melhores ferramentas de diagnóstico do Windows, que ajudarão você a identificar e resolver problemas comuns, mantendo seu computador funcionando sem problemas de lentidão e travamentos.

1° - Verificação de Arquivos do Sistema (SFC)

A Verificação de Arquivos do Sistema (SFC - System File Checker) é uma ferramenta do sistema operacional Windows que permite aos usuários verificar e reparar arquivos do sistema corrompidos ou ausentes. 

O SFC é projetado para ajudar a garantir a integridade e estabilidade do sistema operacional, restaurando os arquivos de sistema necessários para o funcionamento adequado do Windows.

Para usar a ferramenta SFC, siga estes passos:

  • Abra o prompt de comando como administrador. Como ilustrado na Figura 2 abaixo.
    • Você pode fazer isso, digitando "CMD" no menu iniciar, logo após, clique em abrir como administrador, como no exemplo da Figura 2 abaixo.

Fig.2 - Abrir Prompt de Comando CMD como administrador

  • Digite esse comando, sem as aspas, "sfc /scannow", você pode estar copiando e colando o comando no seu Prompt, e pressione a tecla Enter. Como ilustrado na Figura 3 abaixo.

Fig. 3 - Comando sfc /scannow, verificador de arquivos de sistema do windows no cmd

  • Aguarde até que a verificação seja concluída e a ferramenta repara automaticamente quaisquer arquivos do sistema corrompidos.

Fig. 4 - Comando sfc /scannow, verificador de arquivos de sistema do windows no cmd

Esse processo pode levar um tempo, espere que todo processo termine e logo que acontecer, ele mostrará a mensagem que o processo foi 100% concluído, como ilustrado na Figura 4 acima.

2° - Diagnóstico de Memória do Windows (MDT)

O Diagnóstico de Memória do Windows, também conhecido como MDT (Memory Diagnostic Tool), é uma ferramenta integrada no Windows que permite aos usuários testar e diagnosticar problemas de memória do computador. 

Ele é projetado para ajudar a identificar erros de hardware na memória RAM, que podem causar falhas no sistema, travamentos, erros de aplicativos, instabilidade do sistema, como erros de BSOD (Blue Screen of Death), "aquela velha tela Azul", e outros problemas relacionados à memória.

A principal função do MDT é executar testes abrangentes na memória do computador e verificar se existem erros ou problemas de integridade.

Existem duas formas básicas para usar a ferramenta MDT, sendo a primeira utilizando o Prompt de Comando, e a outra através do próprio windows, vamos as duas, começando pela primeira.

2.1 - Para usar a ferramenta MDT com CMD, siga estes passos:

  • Abra o prompt de comando como administrador.
  • Digite o comando, sem as aspas, "mdsched.exevocê pode estar copiando e colando o comando no seu Prompte pressione a tecla Enter. Ele mostrará uma caixa de diálogo informando que o seu PC irá ser reiniciado.
  • Selecione "Reiniciar agora e verificar problemas de memória" para iniciar a verificação, como ilustrado na Figura 5 abaixo.

Fig. 5 - Comando MDT, verificador de problemas de memória no sistema Windows

2.2 - Para usar a ferramenta MDT através do Menu Iniciar, siga estes passos:

  • Abra o menu Iniciar e digite o comando "mdsched" na barra de pesquisa.
  • Selecione "Verificar problemas de memória do computador".
  • Selecione "Reiniciar agora e verificar problemas".
  • O computador será reiniciado e a verificação de problemas de memória será executada, isso acontecerá antes do sistema operacional ser iniciado, como ilustrado na Figura 6 abaixo.

Fig. 6 - Comando MDT, verificando problemas de memória no sistema Windows
    • Lembre-se, esse teste pode levar alguns minutos rodando, a velocidade dependerá do seu PC. Existem duas etapas de testes; a primeira parte 1 de 2, e a segunda parte 2 de 2.

    • Logo que concluir, aparecerá o status e a mensagem se ouve algum problema detectado. O sistema será reiniciado automaticamente após os testes finalizarem.

    3° - Monitor de Confiabilidade

    O Monitor de Confiabilidade do Windows é uma ferramenta que registra eventos e problemas do sistema operacional, permitindo aos usuários analisar o histórico de confiabilidade do computador. Ele fornece informações detalhadas sobre falhas, travamentos, erros de aplicativos e outros problemas que ocorreram no sistema.

    O principal objetivo do Monitor de Confiabilidade é ajudar os usuários a identificar e solucionar problemas recorrentes e aprimorar a estabilidade do sistema.

    Para usar a ferramenta Monitor de Confiabilidade, siga estes passos:

    • Abra o Menu Iniciar, na barra de pesquisa digite a palavra, sem as aspas, "Confiabilidade". Caso seu sistema operacional estiver em inglês, digite "Reliability", como ilustrado na Figura 7 abaixo.
    • Clique no "Monitor de Confiabilidade" ou "View Reliability History" na lista de resultados para abrir, como ilustrado na Figura 7 abaixo.

    Fig. 7 - Ferramenta Monitor de Confiabilidade, verifica falhas em app, hardware eventos no Windows

    • A ferramenta Monitor de Confiabilidade exibirá informações em uma linha de tempo, sobre as falhas de aplicativos, problemas de hardware e outros eventos importantes do sistema.
    • O Monitor de Confiabilidade exibirá informações sobre as falhas de aplicativos, problemas de hardware e outros eventos importantes do sistema.
    • No exemplo da Figura 8 abaixo, o "meu" sistema apresenta diversas falhas, isso organizado em uma linha de tempo, temos a opção de visualizar diariamente ou semanalmente, opção acima do gráfico lado esquerdo. 

    Fig. 8 - Ferramenta Reliability History, verifica falhas em app, hardware eventos no Windows

    • Existem 3 níveis de alarmes:

      • Informativo - Informationícone azul, esse mostra informações de eventos acontecidos, como atualizações de algum app, ou do windows, atualizações do windows Security, ou qualquer evento do windows.

      • Advertência - Warnings: ícone amarelo, esse mostra informações de mais relevância, informações prejudiciais ao sistema, geralmente relacionada a falha na atualização do sistema.

      • Eventos Crítico - Critical Events: ícone vermelho, esse mostra informações crítica no sistema, sendo eventos que causam problemas no funcionamento do windows, geralmente relacionados a erros de hardware, hardware parou de funcionar, problemas de hardware, portas usb parou de funcionar, hardware de áudio, vídeo, etc.

    4° - Monitor de Desempenho

    Esta ferramenta integrada no sistema operacional Windows, permite aos usuários monitorar e analisar o desempenho do computador. Ele fornece informações detalhadas sobre vários aspectos do sistema, como uso da CPU, memória, disco rígido, rede e outros recursos.

    Para usar a ferramenta Monitor de Desempenho, siga estes passos:

    • Abra o menu Iniciar e digite "Desempenho" na barra de pesquisa, "caso sua máquina esteja em inglês, digite "performance"".
    • Selecione "Monitor de Desempenho" ou para o inglês "Performance Monitor".
    • A janela do Monitor de Desempenho irá se abrir em Desempenho "Performance"como ilustrado na Figura 9 abaixo.

    Fig. 9 - Ferramenta Desempenho, monitora e analisar o desempenho do computador.

    Você pode também estar selecionando a opção de monitor de desempenho, que permite visualizar gráficos e dados em tempo real sobre a utilização dos recursos do computador.

    Isso é útil para monitorar o desempenho durante tarefas intensivas, como jogos ou renderização de vídeo, para garantir que o sistema esteja funcionando de maneira eficiente.

    • Para usar o Verificador de Desempenho, selecione "Monitor de Desempenho" no painel superior à esquerda do Monitor de Recursos, como ilustrado na Figura 10 abaixo.

    Fig. 10 - Ferramenta Monitor de Desempenho, monitora e analisar o desempenho do computador.

    5° - Diagnóstico de Unidade de Disco do Windows (chkdsk)

    O comando "chkdsk" é um comando do CMD (Prompt de Comando) no Windows que é usado para verificar a integridade do sistema de arquivos em uma unidade de disco. 

    "chkdsk" significa "check disk" (verificar disco) e é usado principalmente para detectar e corrigir erros em unidades de disco rígido, como setores defeituosos, clusters corrompidos ou erros lógicos no sistema de arquivos.

    Para usar a ferramenta chkdsk com CMD, siga estes passos:

    • Abra o prompt de comando como administrador.
    • Na janela do Prompt de Comando, digite o comando chkdsk seguido da letra da unidade que deseja verificar. Por exemplo: chkdsk D: como sugerida na Figura 11 abaixo.
    • Pressione a tecla "Enter" para executar o comando.

    Fig. 11 - Ferramenta Diagnóstico de Unidade de Disco do Windows (chkdsk)
    • Em pouco tempo o sistema terminará de executar o comando, e fornecerá o diagnóstico, se há algum problema no seu HD, ou não.

    Escolhendo as opções adicionais (opcional)

      Dependendo da situação e dos problemas que você está enfrentando, pode ser útil adicionar algumas opções ao comando chkdsk, bastando acrescentar logo após ter colocado o comando, a unidade e o comando adicional. Aqui estão algumas opções comuns:

      • /f: Repara automaticamente erros encontrados.
      • /r: Localiza setores defeituosos e recupera as informações legíveis.
      • /x: Força o desmontamento da unidade antes de realizar a verificação (recomendado para unidades do sistema).
      • "chkdsk /scan" verifica todas as unidades do computador em busca de erros.

      6° Gerenciador de Tarefas

      O Gerenciador de Tarefas é uma ferramenta poderosa para monitorar e controlar a utilização dos recursos do seu sistema operacional Windows. Ele fornece informações detalhadas sobre a CPU, memória e disco, permitindo uma análise precisa do desempenho do seu computador. 

      Além disso, o Gerenciador de Tarefas oferece a capacidade de encerrar processos que não estão respondendo corretamente, garantindo um funcionamento mais estável do sistema.

      O Gerenciador de Tarefas possui sete abas distintas, cada uma com funcionalidades específicas para um gerenciamento eficiente, como ilustrado na Figura 12 abaixo.

      Fig. 12 - Ferramenta de Gerenciamento de Tarefas do Sistema Operacional Windows

      Vejamos um resumo sobre cada aba, seus recursos e características básicas sobre o funcionamento de cada uma das opções de abas do gerenciador de tarefas.

      • Aba Processos: Nesta aba do Gerenciador de Tarefas, você pode visualizar e gerenciar os processos em execução no seu sistema. Você pode finalizar os processos que estão consumindo muitos recursos ou que não estão respondendo corretamente.
      • Aba Desempenho: Aqui, você pode monitorar o desempenho do seu sistema em termos de utilização da CPU, memória, disco e rede. Gráficos e informações detalhadas são exibidos para ajudar a identificar possíveis gargalos ou problemas de desempenho.
      • Aba Histórico dos Aplicativos: Nesta aba, você pode ver o histórico de execução dos aplicativos. É possível verificar quando um aplicativo foi aberto pela última vez e quanto tempo ele permaneceu em execução.
      • Aba Inicialização: Aqui, você pode controlar os programas que são executados automaticamente quando o sistema é iniciado. Você pode habilitar ou desabilitar determinados programas para otimizar o tempo de inicialização do sistema.
      • Aba Usuários: Nesta aba, você pode visualizar informações sobre os usuários atualmente conectados ao sistema. Você pode ver o nome do usuário, a sessão em que estão conectados e o status da sessão.
      • Aba Detalhes: Aqui, você pode obter informações mais detalhadas sobre todos os processos em execução no sistema. Você pode ver informações como nome do processo, uso de recursos, caminho do arquivo e muito mais.
      • Aba Serviços: Nesta aba, você pode visualizar os serviços em execução no sistema. Você pode parar, iniciar ou reiniciar serviços específicos, bem como modificar as configurações de inicialização dos serviços.

      Para abrir e executar o Gerenciador de Tarefas no Windows, você pode seguir os seguintes passos:
      • Pressione as teclas "Ctrl + Shift + Esc" simultaneamente. Isso abrirá o Gerenciador de Tarefas diretamente.
      OU
      • Pressione as teclas "Ctrl + Alt + Del" simultaneamente. Em seguida. 
      • Clique em "Gerenciador de Tarefas" no menu que aparece.
      Outra opção é: 
      • Clicar com o botão direito na barra de tarefas do Windows.
      • Selecionar "Gerenciador de Tarefas" no menu de contexto.

      Depois de abrir o Gerenciador de Tarefas, você verá todas as informações e opções de gerenciamento nas diferentes abas, como Processos, Desempenho, Histórico dos Aplicativos, Inicialização, Usuários, Detalhes e Serviços.

      Agora você pode usar o Gerenciador de Tarefas para monitorar o desempenho do sistema, finalizar processos, verificar o uso da CPU, memória e disco, e realizar outras ações relacionadas à administração de tarefas no Windows.

      Conclusão

      Estas são algumas das melhores ferramentas de diagnóstico para Windows que podem ajudá-lo a identificar e solucionar problemas comuns do sistema. 

      Ao usar essas ferramentas regularmente, você pode manter seu computador funcionando sem problemas e evitar problemas futuros. Lembre-se de usá-las com cuidado para evitar danos ao sistema.

      E por hoje é só, espero que tenham gostado!

      Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

      Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

      Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

      Forte abraço.

      Deus vos Abençoe!
      Shalom!

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário