FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

USB Velocidades - USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0 e USB 4.0 - Quais suas Diferenças!

USB Velocidades - USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0 e USB 4.0 - Quais suas Diferenças!

O USB (Universal Serial Bus) é uma interface plug-and-play de barramento serial entre os dispositivos e o controlador host como; computador, servidor, dispositivo host, hub, etc.

Para os padrões USB 1.0 e USB 2.0 - São utilizados 4 fios blindados em um único cabo: dois para alimentação (+5v e GND) e dois para sinais de dados diferenciais (identificados como D+ e D- na pinagem).

Nos padrões USB3.0 a USB 3.2 - São utilizados as mesmas conexões de 4 fios blindados, para transferência de velocidade básica, e um outro conjunto de 5 pinos para alta transferências, resultando em 9 pinos nos conectores USB 3.0 por diante.

Nos padrões USB 4.0 -  O novo padrão, utiliza a conexão do USB Tipo C por padrão, ele também tem a vantagem de entregar ultra velocidade e potência energética de até 100W, ou seja até 20V com 5A.

Você pode se interessar por:

Especificações da interface USB

Existem versões USB de interface clássica Tipo A Tipo B mais populares atualmente no mercado mundo à fora, e a nova versão USB 4.0 que difere das outras pelo conector do Tipo C

A lista abaixo mostra o padrão de velocidade desde a USB 1.0 até a USB 4.0:

  • USB 1.0 - Baixa velocidade (1,5 Mbit por segundo) que é usado principalmente para dispositivos de entrada humana (HID), como teclados, mouses, joysticks e, muitas vezes, os botões em dispositivos de alta velocidade, como impressoras ou scanners.


  • USB 2.0 - Hi-Speed ​​(480 Mbit por segundo) foi adicionado na especificação USB 2.0. Mas, nem todos os dispositivos USB 2.0 são de alta velocidade.

  • USB 3.0 - Taxas de transmissão SuperSpeed ​​de até 4800 Mbit/s (~572 MB/s) ou 5 Gbit/s.

  • USB 3.1 - Taxa de transmissão SuperSpeed+ de até 10 Gbit/s.

  • USB 3.2 - Taxa de transmissão Ultra-Speed ​​de até 20 Gbit/s e modos multilink.

  • USB 4.0 - Taxa de transmissão Ultra-mega-Speed de até 40 Gbit/s

Existem ainda algumas variações a respeito das velocidades de cada padrão USB, isso irá depender da versão e da geração de cada um.

Deixamos na tabela abaixo, as especificações com suas respectivas versões de acordo com as gerações de cada um.
    ItemGeraçãoDescriçãoVelocidade
    bits
    Velocidade
    bytes
    USB 1.0Baixa Velocidade1.5 Mbps192KB/s
    USB 2.0Alta Velocidade480Mbps60MB/s
    USB 3.0/3.1Super Velocidade5Gb/s (SuperSpeed)625MB/s
    USB 3.1Super Velocidade +10Gb/s (SuperSpeed+)1.2GB/s
    USB 3.21x1Super Velocidade5Gb/s (SuperSpeed)625MB/s
    USB 3.21x2 / 2x1Super Velocidade +10Gb/s (SuperSpeed+)1.2GB/s
    USB 3.2 2x2Super Alta Velocidade +20Gb/s (SuperSpeed+)2.4GB/s
    USB 4.0(USB-C)compatível com Thunderbolt 340Gb/s4.8GB/s

    Os padrões USB 1.0 e USB 2.0 compartilham a mesma pinagem nos seus conectores, tornando o USB 3.0 compatível com essas versões e vice-versa, já que o USB 3.0 também compartilha dos mesmos barramento do USB 2.0 de 4 Pinos.

    Os conectores USB 3.0 geralmente são diferenciados dos sues antecessores USB 2.0 pela codificação de cor azul do receptáculo do conector. 

    Já a USB 4.0, não é compatível com os demais antecessores, pois seu conector é do Tipo C e ele é compatível com o Thunderbolt 3.

    Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

    Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

    E por hoje é só, espero que tenham gostado!

    Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
    Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui - FVM Learning!
    Forte abraço.

    Deus vos Abençoe
    Shalom!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário