FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

USB Velocidades - USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0 e USB 4.0 - Quais suas Diferenças!

USB Velocidades - USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0 e USB 4.0 - Quais suas Diferenças!
USB Velocidades - USB 1.0, USB 2.0, USB 3.0 e USB 4.0 - Quais suas Diferenças!

O USB (Universal Serial Bus) é uma interface plug-and-play de barramento serial entre os dispositivos e o controlador host como; computador, servidor, dispositivo host, hub, etc.

Para os padrões USB 1.0 e USB 2.0 - São utilizados 4 fios blindados em um único cabo: dois para alimentação (+5v e GND) e dois para sinais de dados diferenciais (identificados como D+ e D- na pinagem).

Nos padrões USB3.0 a USB 3.2 - São utilizadas as mesmas conexões de 4 fios blindados, para transferência de velocidade básica, e outro conjunto de 5 pinos para alta transferência, resultando em 9 pinos nos conectores USB 3.0 por diante.

Nos padrões USB 4.0 - O novo padrão, utiliza a conexão do USB Tipo C por padrão, ele também tem a vantagem de entregar ultra velocidade e potência energética de até 100W, ou seja, até 20V com 5A.

Você pode se interessar por:

Especificações da interface USB

Existem versões USB de interface clássica Tipo A Tipo B mais populares atualmente no mercado mundo à fora, e a nova versão USB 4.0 que difere das outras pelo conector do Tipo C

A lista abaixo mostra o padrão de velocidade desde a USB 1.0 até a USB 4.0:

  • USB 1.0 - Baixa velocidade (1,5 Mbit por segundo) que é usado principalmente para dispositivos de entrada humana (HID), como teclados, mouses, joysticks e, muitas vezes, os botões em dispositivos de alta velocidade, como impressoras ou scanners.
  • USB 2.0 - Hi-Speed ​​(480 Mbit por segundo) foi adicionado na especificação USB 2.0. Mas, nem todos os dispositivos USB 2.0 são de alta velocidade.
  • USB 3.0 - Taxas de transmissão SuperSpeed ​​de até 4800 Mbit/s (~572 MB/s) ou 5 Gbit/s.
  • USB 3.1 - Taxa de transmissão SuperSpeed+ de até 10 Gbit/s.
  • USB 3.2 - Taxa de transmissão Ultra-Speed ​​de até 20 Gbit/s e modos multilink.
  • USB 4.0 - Taxa de transmissão Ultra-mega-Speed de até 40 Gbit/s

Existem ainda algumas variações a respeito das velocidades de cada padrão USB, isso irá depender da versão e da geração de cada um.

Deixamos na tabela abaixo, as especificações com suas respectivas versões de acordo com as gerações de cada um.

    ItemGeraçãoDescriçãoVelocidade
    bits
    Velocidade
    bytes
    USB 1.0Baixa Velocidade1.5 Mbps192KB/s
    USB 2.0Alta Velocidade480Mbps60MB/s
    USB 3.0/3.1Super Velocidade5Gb/s (SuperSpeed)625MB/s
    USB 3.1Super Velocidade +10Gb/s (SuperSpeed+)1.2GB/s
    USB 3.21x1Super Velocidade5Gb/s (SuperSpeed)625MB/s
    USB 3.21x2 / 2x1Super Velocidade +10Gb/s (SuperSpeed+)1.2GB/s
    USB 3.2 2x2Super Alta Velocidade +20Gb/s (SuperSpeed+)2.4GB/s
    USB 4.0(USB-C)compatível com Thunderbolt 340Gb/s4.8GB/s

    Os padrões USB 1.0 e USB 2.0 compartilham a mesma pinagem nos seus conectores, tornando o USB 3.0 compatível com essas versões e vice-versa, já que o USB 3.0 também compartilha dos mesmos barramentos do USB 2.0 de 4 Pinos.

    Os conectores USB 3.0 são geralmente diferenciados dos seus antecessores USB 2.0 pela codificação de cor azul do receptáculo do conector. 

    Já a USB 4.0, não é compatível com os demais antecessores, pois seu conector é do Tipo C e ele é compatível com o Thunderbolt 3.

    Conclusão

    Neste post informativo, mergulhamos fundo no mundo das tecnologias USB, desde as antigas USB 1.0 até as mais recentes USB 4.0

    Exploramos meticulosamente as diferenças entre cada uma delas, desde as velocidades de transferência até as capacidades de energia. 

    Compreender essas variações é essencial para qualquer pessoa que trabalhe com dispositivos eletrônicos, pois isso não apenas melhora a eficiência da transferência de dados, mas também impacta diretamente na velocidade e desempenho de nossos dispositivos. 

    Agora, armados com esse conhecimento, você está preparado para tomar decisões informadas ao escolher dispositivos USB para suas necessidades específicas. 

    Lembre-se, estar ciente das diferentes especificações USB não é apenas sobre estar atualizado, é sobre garantir que seus dispositivos funcionem da maneira mais eficaz possível no mundo digital em constante evolução.

    E por hoje é só, espero que tenham gostado!

    Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
    Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

    Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

    Forte abraço.
    Deus vos Abençoe!
    Shalom!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário