FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Como Instalar Interruptor Dimmer: Guia Passo a Passo para Fazer em Casa!

Como Instalar Interruptor Dimmer: Guia Passo a Passo para fazer em Casa! - fvml
Como Instalar Interruptor Dimmer: Guia Passo a Passo para fazer em Casa!

Instalação de interruptor dimmer: passo a passo com dicas para instalar em casa!

Os interruptores dimmer são dispositivos que permitem controlar a intensidade da luz de forma gradativa, oferecendo maior conforto visual e economia de energia. 

Além da iluminação, os interruptores dimmer também podem ser utilizados para controlar a velocidade de ventiladores e outros equipamentos dimerizáveis, como aquecedores e resistências, como ferro elétrico.

No Post de hoje, iremos abordar tudo o que você precisa saber sobre os interruptores dimmer, desde como funcionam até como instalar em sua casa. 

Além disso, iremos destacar as vantagens de utilizar esses dispositivos e como eles podem contribuir para o seu bem-estar e economia de energia. 

Se você está pensando em instalar um interruptor dimmer em sua residência, continue lendo este guia completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

ATENÇÃO!

É importante lembrar que estamos lhe dando com um circuito elétrico ligados diretamente a rede elétrica, tenha muita atenção para não cometer erros, pode ser um circuito bastante simples, mas ainda sim é bastante perigoso, fique Atento! Nós não nos responsabilizamos por qualquer dano causado a você, patrimônio ou terceiros.

O que é um Interruptor Dimmer?

O interruptor dimmer é um dispositivo que permite controlar a intensidade da luz de uma lâmpada, tornando possível ajustar o brilho de acordo com as necessidades do usuário.

Ele também pode ser aplicado em outros equipamentos, como ventiladores de teto, ferro de soldar e aquecedores. 

No caso dos ferros de solda, permitindo controlar a intensidade da corrente elétrica e, consequentemente, a temperatura do ferro. Com isso, é possível realizar soldas com mais precisão e segurança, para quem não tem uma estação de solda.

No caso dos ventiladores, o interruptor dimmer permite controlar a velocidade e a intensidade da ventilação, proporcionando maior conforto térmico e economia de energia. 

Já nos aquecedores, é possível ajustar a temperatura do ambiente de forma mais precisa e econômica, permitindo um uso mais eficiente do equipamento.

Existem diferentes tipos de interruptores dimmer disponíveis no mercado, que variam de acordo com a tecnologia utilizada, o número de canais de controle, a potência suportada, entre outros fatores. Os mais comuns são os interruptores de parede, que podem ser instalados em caixas de luz convencionais.

Como Funciona um Interruptor Dimmer?

O funcionamento de um interruptor dimmer é relativamente simples. Ele utiliza um circuito eletrônico que permite controlar a quantidade de energia que é enviada para um dispositivo, como uma lâmpada, fazendo com que ela emita mais ou menos luz.

Em geral, os interruptores dimmer funcionam por meio de um sistema de triac, que é responsável por cortar a corrente elétrica em intervalos regulares. Ao reduzir a quantidade de corrente que é enviada para um dispositivo, como por exemplo uma lâmpada, é possível reduzir a intensidade da luz emitida.

Vale destacar que nem todas as lâmpadas e nem todos os motores são compatíveis com os interruptores dimmer. É importante verificar a especificação do produto antes de adquiri-lo, a fim de garantir que ele seja adequado para o tipo de equipamento que será utilizada.

Vantagens dos Interruptores Dimmer

Os interruptores dimmer oferecem diversas vantagens em relação aos interruptores convencionais. Algumas das principais são:

Economia de energia: ao reduzir a intensidade da luz, é possível economizar energia e reduzir o consumo de eletricidade.

Maior conforto visual: a possibilidade de ajustar a intensidade da luz torna possível criar um ambiente mais confortável e aconchegante, de acordo com as preferências do usuário.

Maior durabilidade das lâmpadas: ao reduzir a quantidade de corrente que é enviada para a lâmpada, é possível aumentar sua vida útil.

Passo a Passo para Instalação do Interruptor Dimmer?

A instalação elétrica do dimmer é um processo relativamente simples mas, que requer alguns cuidados para garantir a segurança e o bom funcionamento do dispositivo. A seguir, apresento um passo a passo básico para realizar a instalação elétrica do dimmer:

1° Passo: Análise da Instalação

Antes de iniciar a instalação do dimmer, é necessário realizar uma análise da instalação elétrica existente. Isso envolve identificar a localização dos condutores de fase, neutro e eventualmente o condutor de proteção (terra). 

Além de verificar a tensão da rede elétrica, o tipo de carga elétrica controlada pelo dimmer e outros fatores relevantes. É importante seguir as normas técnicas e de segurança, para garantir que a instalação seja realizada de forma adequada e segura. Em caso de dúvidas, é recomendável consultar um profissional qualificado em instalações elétricas.

2° Passo: Desligue a energia elétrica

Desligue a energia elétrica do local onde será instalado o dimmer, desligando o disjuntor ou a chave geral do quadro de distribuição de energia elétrica. Confirme com uma chave teste ou com um multímetro, que a rede que você irá executar o serviço está realmente desenergizada.

3° Passo: Instalação Elétrica

Realize a conexão dos cabos elétricos do dimmer seguindo o diagrama esquemático da Figura 2 abaixo. 

  • O fio Fase da rede elétrica: será ligado no borne fase "L" do dimmer.
  • O fio Neutro da rede elétrica: será ligado na carga, "nosso exemplo o ventilador de teto".
  • O fio que vem do ventilador: será ligado no borne Retorno "Out" do dimmer.

Normalmente os interruptores dimmer possuem bornes com dois contatos de ligações, um para o fio fase "L", e o outro para retorno "saída", que pode estar com a nomenclatura "OUT", esse vai ligado em série com a carga.

Instalação-interruptor-dimmer-guia-passo-a-passo-para-fazer-em-casa! - fvml
Fig. 2 - Instalação-interruptor-dimmer-guia-passo-a-passo-para-fazer-em-casa!

Obs. existe modelos de dimmer que possuem três fios: sendo o fio de fase, o fio neutro e o fio de saída. 

  • O fio Fase da rede elétrica: será ligado no borne fase "L" do dimmer.
  • O fio Neutro da rede elétrica: será ligado no borne neutro "N" do dimmer.
  • O fio que vem do ventilador: será ligado no borne Retorno "Out" do dimmer.
  • E o outro fio que vem do ventilador, será ligado no neutro "N" da rede.

4° Passo: Verificação da Instalação

Verifique a polaridade dos cabos elétricos do dimmer e da lâmpada. É importante que os fios de fase e de neutro estejam conectados corretamente para garantir o bom funcionamento do dispositivo.

5° Passo: Teste da Instalação

Faça o teste antes de fechar todo o sistema, com cautela para não acontecer nenhuma intercorrência. 

  • Ligue a energia elétrica do local, acionando o disjuntor ou a chave geral do quadro de distribuição de energia elétrica.

  • Teste o funcionamento do dimmer, ajustando a intensidade da luz ou da carga elétrica controlada pelo dispositivo.

  • Se você seguiu todos os passos com cuidado, e os equipamentos forem adequados, tudo irá funcionar perfeitamente. 

5° Passo: Finalização

Instale o dimmer na caixa de luz ou no local desejado, seguindo as instruções básicas do fabricante, finalize com os parafusos e as tampas.

Vale lembrar que, para realizar a instalação elétrica do dimmer, é importante contar com a orientação de um profissional de elétrica qualificado, que possa garantir a segurança e o bom funcionamento do dispositivo. 

Além disso, é importante seguir as normas técnicas e de segurança estabelecidas pelos órgãos reguladores competentes.

Conclusão

Os interruptores dimmer são dispositivos muito úteis para quem deseja ter um maior controle sobre a dispositivos elétrico em um ambiente. 

Eles permitem ajustar a intensidade da luz, a velocidade de um ventilador, a temperatura de uma resistência, tudo isso de forma simples e prática, oferecendo maior conforto e economia de energia.

Esperamos que este guia completo sobre os interruptores dimmer tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e ajudá-lo a escolher o melhor dispositivo para suas necessidades. 

Caso ainda tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo.

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário