Controle de potência de carga 110/220Vac. Controlado por: ESPs Arduínos ou PICs + PCI
Olá a Todos!!!

O TRIAC é acionado através de um DIAC que conduz à partir de uma tensão de 28V, ele é quem controla o ângulo de condução do TRIAC, disparando-o em diversos pontos do sinal senoidal da rede de energia sendo assim possível aplicar potências diferentes na carga controlada.
Para controlar o disparo do TRIAC, é usado um circuito RC, de maneira que a modificação dessa resistência, dispara o TRIAC em pontos de semiciclos de energia da rede.
Para conseguirmos modificarmos a resistência controlando por um Microcontrolador, implementamos um divisor somador com 3 resistores diferentes que são conectados através de um opto-acoplador, e é através desse conjunto de resistores que formamos o Req pelo qual podemos controlar o circuito RC de retardo onde Req setada no máximo valor, o tempo de carga de C1 até o disparo do DIAC é maior, pela qual ocorre um tempo maior do semiciclo da energia da rede fazendo com que a carga tenha uma menor potência, já com Req na posição mínimo a carga de C1 é rápida e o disparo do DIAC ocorre no início do semiciclo, tornando a potência da carga no máximo, sendo assim, podemos controlar a potência máxima e mínima na carga. E vale salientar que quando utilizamos esse circuito para controlar motores, ele corta uma parte do semiciclo, mantendo a tensão em 220V, o que significa que o torque de um motor se mantém mesmo sendo controlado em baixa velocidade, o que o assemelha ao motor DC controlado por PWM.
Na figura 2, temos o diagrama esquemático do circuito de Controle de potência de carga 110/220Vac. Controlado por: ESPs Arduínos ou PICs com TRIAC TIC246, utilizamos 3 portas digitais do Arduíno, D9, D10, D11 para controlar o circuito de potência, foi utilizado resistores em série para controle de corrente no entre a saída digital do Arduíno (5V), e o Opto-acoplador, que utiliza um LED Infra-vermelho interiormente, e sabemos que se aplicarmos uma tensão de 5V direto no LED, ele irá queimar. O Opto-acoplador que utilizamos foi um MOC3021, mas, você pode está substituindo pelos MOC3020, MOC3021, MOC3022, MOC3023, OPI3020, OPI3021, OPI3022, OPI3023, MCP3020, MCP3021, MCP3022, GE3020, GE3021, GE3022, GE3023, todos são compatíveis.
![]() |
Fig. 2 - Controle de potência de carga 110/220Vac. Controlado por: ESPs Arduínos ou PICs |
E é através desse fechamento que conseguimos diminuir a resistência que colocamos em seus terminais, e baixamos a queda de tensão que ocorre através dessa resistência e assim, aumentamos a carga em C1, e o disparo do DIAC ocorre no início do semiciclo, aumentando a potência da carga.
Por utilizarmos 3 resistores em série/ponte, conseguimos 8 combinações de resistências diferentes, e na figura 3 temos a tabela para verdade para seguirmos e podermos programar as combinações sequenciadas nas portas do Arduíno.
![]() |
Fig 3 - Tabela Verdade Controle de potência de carga 110/220Vac. Controlado por: ESPs Arduínos ou PICs |
Lista de Materiais
T1 -------------------------- Triac de Potência TIC246D ou substituto *ver texto*D1 -------------------------- Diodos DIAC DB3 ou substituto
U1, U2, U3 --------------- Opto-acoplador MOC3021 ou substituto *ver texto*
R1 -------------------------- Resistor 47Ω 1/4W (amarelo, violeta, preto)
R2 -------------------------- Resistor 6.8KΩ 1/4W (verde, cinza, vermelho)
R3 -------------------------- Resistor 47KΩ 1/4W (amarelo, violeta, laranja)
R4 -------------------------- Resistor 100KΩ 1/4W (marrom, preto, amarelo)
R5 -------------------------- Resistor 220KΩ 1/4W (vermelho, vermelho, amarelo)
C1 -------------------------- Capacitor Poliéster / Cerâmico 0.22uF ou 220nF
C2 -------------------------- Capacitor Poliéster / Cerâmico 0.12uF ou 120nF
J1 --------------------------- Conector Barra Macho 4 pinos
J1 --------------------------- Conector Barra Macho 4 pinos
P1, P2 ---------------------- Terminal Kre Block Borne Conector Duplo 2 Vias
Diversos ------------------- Placa Circuito Impresso, estanho, fios, etc.
Diversos ------------------- Placa Circuito Impresso, estanho, fios, etc.
Download:
Estamos dispondo para Download o link com os arquivos para impressão da placa de circuito impresso, são eles: Gerber, PDF layout, webp, tudo isso com link direto para o Mega.
![]() |
Fig 4 - PCI - Controle de potência de carga 110/220Vac. Controlado por: ESPs Arduínos ou PICs |
Link Direto: Arquivos, Layout PCB, PDF, GERBER
E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!
Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!
Forte abraço.
Deus vos Abençoe
Shalom
Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!
Forte abraço.
Deus vos Abençoe
Shalom
Bom Dia, feliz Ano Novo.
ResponderExcluirNo circuito acima não vi um componente listado, a ponte retificador D4, ela está excedente na listagem de componentes?
Olá @MARCELO
ExcluirEsse circuito não tem ponte retificadora D4.
Realmente, foi um excedente na listagem, já removemos, está correto agora.
Muitíssimo obrigado pela observação.
Juntos, somos sempre mais fortes.
Forte abraço. Feliz ano novo para você também!!!!