FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Como Instalar Tomada com Interruptor de Forma Segura, Passo a Passo!

Como Instalar Tomada com Interruptor padrão NBR14136 de Forma Segura, Passo a Passo! - fvml
Como Instalar Tomada com Interruptor padrão NBR14136 de Forma Segura, Passo a Passo!

Saiba como instalar tomada e interruptor elétricos seguindo padrão ABNT NBR14136 em casa. Passo a passo simples e seguro para garantir sua segurança elétrica.

Se você está procurando aprender como instalar tomada elétrica com interruptor, está no lugar certo, até porque uma instalação elétrica de qualidade é essencial para garantir a segurança em uma casa. 

No Post de hoje, vamos guiá-lo passo a passo por todo o processo de instalação de uma tomada com interruptor de maneira segura e correta, desde a preparação das ferramentas até a finalização da instalação.

Ferramentas Necessárias

Antes de começar a instalação, é importante garantir que você tenha em mãos, todas as ferramentas necessárias para realização do trabalho. Aqui está a lista das ferramentas que você precisará:

ALERTA DE SEGURANÇA PARA INSTALAÇÃO ELÉTRICA!

Ao realizar uma instalação elétrica em residência ou empresa, é fundamental tomar as precauções de segurança necessárias para evitar acidentes e garantir o bom funcionamento do sistema.

Para isso, é importante seguir as normas e regulamentações específicas que regem a instalação elétrica no Brasil, se você está em outro país, siga as normas regulamentárias de sua região. As principais normas a serem observadas no brasil são:

ABNT NBR 5410: Esta norma estabelece as condições adequadas para a realização de instalações elétricas de baixa tensão, abrangendo desde a seleção dos materiais até a montagem e manutenção das instalações.

ABNT NBR 14136: Esta norma estabelece os requisitos de segurança para plugues e tomadas de uso doméstico e análogo, com correntes nominais de até 20A e tensões nominais de até 250V em corrente alternada.

Esta norma define as características técnicas e construtivas dos plugues e tomadas, bem como os ensaios a serem realizados para verificar sua segurança elétrica e mecânica.

NR-10: Esta norma regulamenta a segurança em instalações e serviços com eletricidade, estabelecendo os requisitos mínimos para a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas.

Ao seguir as normas e regulamentações específicas, você estará protegendo a si mesmo e às pessoas ao seu redor, garantindo que a instalação elétrica seja segura e eficiente. 

Lembre-se sempre de contratar um profissional capacitado para realizar a instalação elétrica e nunca tente fazer isso sozinho sem o conhecimento técnico adequado.

Mantenha-se seguro e proteja sua família e seu patrimônio ao realizar uma instalação elétrica seguindo as normas e regulamentações de segurança adequadas.

Antes de tudo - Desligue a Eletricidade!

Antes de iniciar qualquer trabalho elétrico, é extremamente importante desligar a energia elétrica do local onde você irá trabalhar. Isso garantirá sua segurança e evitará possíveis choques elétricos. 

Certifique-se de desligar a energia na caixa de disjuntores e teste os fios para ter certeza de que a energia está desligada antes de começar a trabalhar.

Passo a passo para instalação da tomada

1° Passo - Identificação dos fios que chegam na caixa:

  • Utilizando um multímetro, e com muita cautela, identifique os fios: fase, neutro, terra e retorno.

2° Passo - Desligue a energia elétrica:

  • Localize o disjuntor que corresponde ao local onde será feita a instalação da tomada e desligue.

3° Passo - Identifique o fase, terra e neutro da tomada:

  • Fase da tomada: Fica localizado do lado direito da tomada, quando de frente para você, e do lado esquerdo quando você olha por trás da tomada.

  • Terra da tomada fica localizado no centro acima da tomada em qualquer circunstância.

  • Neutro da tomada: Fica localizado do lado esquerdo da tomada, quando de frente para você, e do lado direito quando você olha por trás da tomada.

Esse é o padrão estabelecido pelas normas da Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conformidade com a NBR14136. Você pode estar seguindo como ilustrado na Figura 2 abaixo.

Padrão de polaridade tomada simples NBR14136 - fvml
Fig. 2 - Padrão de polaridade tomada simples NBR14136
  • Interruptor da tomada: Esse é mais fácil, já que não há polaridades, tanto faz ligar os fios de um lado ou do outro, faça o que for mais conveniente.

4 ° Passo - Instalação dos fios na tomada:

Siga o diagrama de ligações ilustrado na Figura 3 abaixo, que mostra todas as conexões necessárias para realização do passo a passo das conexões.

Instalação Tomada com Interruptor padrão ABNT de Forma Segura NBR14136! - fvml
Fig. 2 - Instalação Tomada com Interruptor padrão ABNT de Forma Segura NBR14136! 

    • Conecte um fio jumper, entre os bornes fase e interruptor e aparafuse-o (esse enviará a tensão fase para a lâmpada)
    • Conecte o fio fase da caixa no borne fase da tomada e aparafuse-o.
    • Conecte o fio terra da caixa no borne central da tomada e aparafuse-o.
    • Conecte o fio neutro da caixa no borne neutro da tomada e aparafuse-o.
    • Conecte o fio retorno da caixa no borne central da tomada e aparafuse-o.
    • Posicione a tomada na caixa e prenda-a com os parafusos.

    Dicas importantes

    • Nunca faça instalações elétricas com as mãos molhadas ou com o corpo molhado.
    • Use sempre materiais de qualidade e certificados pelo INMETRO.
    • Não sobrecarregue a instalação elétrica, evitando ligar vários aparelhos na mesma tomada.
    • Em caso de dúvida, procure sempre um eletricista profissional.

    Testando a Instalação

    Com a instalação completa, é hora de testar se tudo está funcionando corretamente. Ligue a energia elétrica e teste a tomada ou interruptor elétrico com um multímetro para ter certeza de que está funcionando corretamente. Em seguida, cubra a tomada ou interruptor com a tampa apropriada e sua instalação está completa!

    Conclusão

    Agora que você aprendeu o passo a passo para instalar uma tomada e um interruptor elétrico seguindo o padrão ABNT NBR14136, pode realizar a instalação de forma segura e correta na sua casa. É importante ressaltar que este guia oferece orientações básicas e não aborda medição de carga, cálculo de corrente de fios, entre outras especificidades.

    Antes de iniciar qualquer atividade elétrica, lembre-se sempre de desligar a energia elétrica e siga cuidadosamente todas as instruções para evitar acidentes e garantir a segurança elétrica, protegendo a vida e o patrimônio. Com atenção e cautela, você poderá realizar a instalação com segurança e tranquilidade.

    E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

    Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

    Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

    Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!


    Forte abraço!

    Deus vos Abençoe!

    Shalom.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário