FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quarta-feira, 23 de março de 2022

Luz Automática Noturna 110/220Vac Para Jardim, Garagem, Sacada, Quintal, Etc.!!!

Fig. 1 - Luz Automática Noturna 110/220Vac Para Jardim, Garagem, Sacada, Quintal, Etc.!!!

Olá a Todos!

No Post de hoje, montaremos uma Luz Noturna Automática, que funciona tanto nas redes 110Vac como nas de 220Vac.

Ela pode ser utilizada em diversos locais, tais como em Jardim, Sacada, Garagem, Quintal, Ruas de condomínios entre tantas outras aplicações, e o melhor desse circuito, é que ele não utiliza relê para comutação.

O Circuito

O circuito é composto por um conjunto de componentes que juntos formam um dispositivo Liga/Desliga automático na rede 110Vac ou 220Vac.

Esse circuito é muito encontrado em Posts em nossa rua, são dispositivos que já têm no mercado, mas para nós que somos Hobbistas, podemos montar o nosso próprio equipamento de forma simples, e de baixo custo! Não tem preço!

ATENÇÃO!!!

Esse circuito trabalha conectado diretamente à rede elétrica, isso é extremamente perigoso, qualquer descuido, ou ligações erradas, erro no projeto, ou qualquer outra ocasião, pode levar a danos irreversíveis. 

Nós não nos responsabilizamos por qualquer tipo de acontecimento. Se você não tem experiência suficiente, não monte esse circuito, e se montar, ao testar, esteja com as devidas proteções e acompanhado por outrem. 

Como funciona

O circuito é um controlador de luz automática, que ao perceber que o nível de luminosidade do ambiente está baixo, ou seja, está escuro, ele automaticamente aciona a Luz iluminando o ambiente que ele se encontra. 

Quando o nível de luminosidade está alto, entende-se que é dia, o dispositivo desliga automaticamente a Lâmpada conectado a ele, tudo de forma automática sem a necessidade de intervenções humanas. É semelhante ao que estamos acostumados a vermos em postes nas ruas. 

Descrição do Circuito

O circuito é bem simples, utiliza apenas 3 componentes eletrônicos, a base do acionamento automático é o sensor LDR - Light Dependent Resistor, que em tradução literal significa Resistor Dependente de Luz

O LDR tem por característica detectar o nível de luminosidade e alterar suas propriedades resistivas quando recebe mais, ou menos Luz.

Em conjunto com o resistor R2, eles formam um divisor de tensão, e é desse modo, que eles fazem o acionamento do GATE "porta" do TRIAC, que recebe essa tensão e aciona a carga, que está ligado em seus terminais MT1 e MT2

O Circuito Elétrico

Na Figura 2 temos o diagrama esquemático do circuito Luz Automática Noturna 110/220Vac, é um circuito extremamente simples, porém é necessário ter no mínimo conhecimento básico ao intermediário para a construção desse projeto, já que estamos trabalhando diretamente com rede elétrica e qualquer descuido pode causar danos irreversíveis.

Fig. 2 - Luz Automática Noturna 110/220Vac

Esse circuito funciona com alimentação da rede elétrica 110V/220Vac, sem necessidades de uma fonte externas, e a potência da carga, que será uma lâmpada, é chaveado através de um TRIAC  BT139, que você pode estar substituindo por outro com corrente correspondente, como os, TIC246MTIC256eles têm suas pinagens compatíveis.

Lista de componentes

  • Semicondutor
  • Resistor
    • R1 .... Resistor 330KΩ (laranja, laranja, amarelo, ouro)
    • R2 .... LDR

  • Diversos
    • P1, P2 ... Conector WJ2EDGVC-5.08-2P
    • Outros ... PCI, Fios, Soldas, Dissipador, Etc.

Placa de Circuito Impresso - Download

Na Figura 3 logo abaixo, estamos disponibilizando a PCI em arquivos GERBER, PDF e JPEG, para você que deseja elaborar uma montagem mais otimizada, ou em casa, ou se preferir, em uma empresa que imprima a placa.

Você pode estar baixando os arquivos gratuitamente em um link direto na opção de Download logo abaixo.

Fig. 3 - PCI - Luz Automática Noturna 110/220Vac

Arquivos Para Baixar, Link Direto MEGA:

Clique Aqui! 

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Shalom.
Deus vos Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário