FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Circuito Controle de Fan Cooler por temperatura + PCI

Fig. 1 - Circuito Controle de Fan Cooler por temperatura + PCI

Olá a Todos!

No Post de hoje, apresentaremos um circuito bastante simples de se montar, com pouquíssimos componentes, e pode ser utilizado em diversos projetos. 

Tais como os já praticados aqui por nós da FVML, os Amplificadores de Som, as Fontes de Alimentação, ou quaisquer outros projetos que requer um resfriamento forçado nos transistores de saída.

Como Funciona o Circuito

O Circuito Controle de Fan Cooler por temperatura utiliza Thermistor (NTC) que é um sensor de temperatura, que em conjunto com o trimpot RP1 formam um divisor de tensão, quando a temperatura é elevada.

A resistência do NTC se reduz, polarizando a base do transistor BD139 que aciona o FAN Cooler, e isso de forma automática sem a necessidade de acionamento manual.

Da mesma forma o desligamento é automático, quando a temperatura no sensor NTC reduz, a resistência se eleva despolarizando o transistor e desativando o FAN Cooler.

O Trimpot RP1, é quem ajusta o ponto de disparo de acordo coma temperatura, sendo necessário fazer-se esse ajuste logo que montar, para regular o ponto ideal de acionamento do sensor.

O circuito é alimentado por um regulador de tensão de 12V, já que normalmente utilizamos esse circuito em equipamentos cujo a fonte de alimentação é sempre maior que a tensão de trabalho do circuito.

Digrama Esquemático do Circuito

A disposição dos componentes encontra-se no diagrama esquemático na Figura 2 abaixo, é um circuito simples de se montar e com poucos componentes, não havendo necessidade de muitas habilidades, com conhecimento técnico entre básico à intermediária, você já monta esse circuito sem dificuldades.
Fig. 2 - Circuito Controle de Fan Cooler por temperatura

Lista de Componentes

  • Semicondutores
    • U1 ........ Regulador de Tensão LM7812
    • Q1 ........ Transistor NPN BD139
    • LED1 ... Diodo Emissor de Luz - Uso Geral

  • Resistores
    • R1 ........ Resistor 1.2KΩ (marrom, vermelho, vermelho, dourado
    • RN1 .... Thermistor NTC 10K
    • RP1 ..... Trimpot de 5K

  • Capacitores
    • C1 ...... Capacitor Eletrolítico 220μF / 25V

  • Diversos
    • P1, P2..... Conector WJ2EDGVC-5.08-2P
    • Outros ...  Placa Circuito Impresso, estanho, fios, etc.

A Placa de Circuito Impresso.

Estamos disponibilizando os arquivos contendo a PCI, o Diagrama Esquemático, o PDFGERBER JPG, PNG, e disponibilizando um link direto para download gratuito e em um link direto, "MEGA".
Fig. 3 PCI - Circuito Controle de Fan Cooler por temperatura

Link direto para download

Clique no link ao lado para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER, JPG

Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Quaisquer dúvidas, sugestões, correções, por favor, deixe nos comentários abaixo, que em breve estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui FVM Learning!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário