FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 20 de março de 2022

Associação de Resistores - Em Série, em Paralelo e Mista!

Fig. 1 - Associação de Resistores - Em Série, em Paralelo e Mista!

Conceito Básico sobre Associação de Resistores - Em Série, em Paralelo e Mista!

Olá a Todos!!!

No Post de hoje, abordaremos um assunto muitíssimo importante e necessário para se entender como associamos resistores em Série, em paralelo, e de ambas em um mesmo circuito, conhecida com Mista.

No entanto, antes de entramos no assunto precisamos saber o que é um resistor e qual sua função de trabalho, então se você tiver alguma dúvida, ou ainda não entendeu o princípio de funcionamento dos resistores, aconselhamos a dar uma lida nesse nosso rápido artigo:

O que São Resistores? Como eles trabalham? Tipos de Resistores e suas Definições!

Se você já está familiarizado com resistores, podemos seguir em frente.

Você pode se interessar também:

O que é Associação de Resistores

Associação de Resistores é uma combinação de resistores em um circuito que consiste em dois ou mais elementos resistivos ôhmicos em série, paralelo ou combinações mistas.

Em um circuito elétrico, é muito comum trabalhar com várias resistores associados para obter resistências que não compõe um valor existente no mercado, ou mesmo para valores muito grandes, ou mesmo muito pequenos.

O nome dado à resistência total da associação das resistências é, Resistência Equivalente. Já entendidos das características básicas da associação de resistores, vamos agora entender os três tipos de associações.

Associação de Resistores em Série

Associação de resistores em série são quando os elementos de cada resistor são conectados uns aos outros, e a tensão elétrica que passa por todo o circuito em série, é a soma da queda da tensão existente em cada resistor.

Fig. 2 - Associação de Resistores em Série - FVML

Nesse tipo de configuração, a resistência total tem que ser igual o somatório de todas as resistências em todo o circuito, e isso é o que chamamos Resistência Equivalente "EQ." Como podemos visualizar na Figura 3, ilustrada abaixo.

Fig. 3 - Associação em Série - Resistor Equivalente - FVML

Em circuito em série a corrente será constante em todo o circuito, de forma tal que a corrente I em todos os NÓS, não mudam ao atravessar cada resistor, como ilustrado na Fórmula Matemática abaixo.

Fórmula Geral:

  • ITOTAL = I1 = I2 = I3 = .... = IN 

Você pode estar aprofundando o seu estudo sobre associação de resistores em série no Post que fizemos no link abaixo:

Associação em Paralelo

Na associação de resistores em paralelo, os elementos estão conectados nos mesmos nós do circuito, ou seja, todos os resistores estão ligados no mesmo potencial elétrico, como mostrado na Figura 4 abaixo.

Fig. 4 - Associação de Resistores em Paralelo - FVML

A tensão em todos os resistores é constante, já a corrente elétrica que passa através das resistências desta associação é dividida entre as resistências, e a resistência equivalente é sempre menor que a das resistências, como ilustrada na Figura 5 abaixo.

Fig. 5 - Associação em Paralelo - Resistor Equivalente - FVML

Associação em Mista

Quando os resistores estão conectados em configuração de Associação Mista, parte da associação de resistências são colocadas em série e parte em paralelo, como podemos observar na Figura 6, ilustrada abaixo.

Fig. 6 - Associação Mista - Resistor Equivalente - FVML

O tipo de resolução neste caso, é um pouco diferente, a corrente elétrica e a tensão elétrica, dependerá da análise da associação, é como fazer a leitura dos dois tipos de circuitos separadamente, resolvendo a associação de resistores em série, e depois resolvendo a associação de resistores em paralelo, só então após juntar os dois resultados, podermos formular o resultado.

No nosso exemplo, dividimos nosso circuito em dois, e utilizamos separadamente a leitura das duas associações, nomeando-as de Circuito 1 e Circuito 2, e as resolvemos por equações equivalentes aos mesmos, como ilustrado na Figura 7 abaixo.

Fig. 7 - Associação Mista Separada - Resistor Equivalente - FVML

Conclusão

  • Na Associação de Resistores em Série
    • Os resistores são ligados um após o outro, e suas resistências se somam
    • A corrente elétrica que trafega o circuito, é igual em todos os resistores

  • Na Associação de Resistores em Paralelo
    • A corrente elétrica é diferente em cada resistor, pois depende da resistência de cada um
    • A resistência equivalente é sempre menor que a menor resistência no circuito
    • Todos os resistores são conectados no mesmo potencial elétrico

  • Na Associação de Resistores Mista
    • Os resistores são ligados de forma mista, tanto em série como em paralelo
    • A corrente elétrica no circuito é diferente, e depende do arranjo no circuito
    • O potencial elétrico é diferente em alguns Nós do circuito

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário