FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O que São Resistores? Como Funcionam? Tipos de Resistores e suas Definições!

Fig. 1 - O que são resistores, como funcionam, tipos de resistores e suas definições

Olá a Todos!!!

No post de hoje, iremos abordar as perguntas mais questionadas sempre em aulas de Introdução a Eletrônica, que leciono, e são exatamente estas questões que irei responder aqui nesse Post, são elas: O que São Resistores? Como eles Funcionam? Quais são, e quantos tipos de Resistores existem, e quais são as suas principais Definições!

Você pode se interessar também:

O que são Resistores!

Os resistores são componentes elétricos passivos de dois terminais, que criam uma resistência no fluxo da corrente elétrica em um circuito elétrico, por suas características, eles são bastantes empregados em circuitos que necessitem: Delimitação de corrente elétrica, divisores de tensão, geradores de calor, etc.

Para entender o seu funcionamento, é necessário compreender os conceitos básicos dos materiais condutores e os isolantes que basicamente só existem dois tipos, e são eles:

  • Isolantes Elétricos: São materiais onde a passagem de cargas elétricas sofrem uma grande dificuldades no seu deslocamento. Alguns exemplos podem ser vistos abaixo:
    • Plástico, Vidro, Madeira, Papel, Borracha, Cerâmica, etc.

  • Condutores Elétrico: São materiais onde a passagem de cargas elétricas se deslocam com maior facilidade. Alguns exemplos podem ser vistos abaixo:
    • Metais (cobre, ferro, alumínio etc), Gases Ionizados, Soluções Eletrolíticas

Como eles Funcionam?

Na eletrônica, os resistores basicamente tem uma função de trabalho específico, limitar uma corrente que flui através de um circuito elétrico. A sua resistência é medida em ohms e o seu símbolo padrão é "Ωpadronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Medições

Para um resistor com a medida de 1Ω "1 ohmsé mesurada quando uma corrente de 1A "1 Ampere", passa através de um resistor com uma queda de tensão de 1V "1 Voltes" em seus terminais.

A medida da corrente é proporcional à tensão nas extremidades do terminal, e essa proporção é calculada através da formula consolidada e bastante conhecida, lei de OhmR = V / I

Onde: 
  • R = A resistência
  • V = A tensão
  • I = A corrente

Tipos de Resistores

Existem diversos tipos diferentes de resistores, tais como os resistores PTH, "Pin Through Hole" (Fixar Através do Furo) que são bastante conhecidos como Resistores Axial, que possuem dois terminais, um de cada lado, e Resistores Radial que teem dois terminais do mesmo lado.

Temos também os resistores SMD "Surface Mount Device" (Dispositivo de Montagem Superficial), os resistores SMT "Surface Mount Technology" (Tecnologia de Montagem Superficial) e os SMC "Surface Mount Component" (Componentes de Montagem Superficial), que são resistores extremamente pequenos com os terminais unificados ao próprio corpo que são soldados na superfície da ilha da PCI "Placa de Circuito Impresso".

Os resistores podem ser do tipo fixos ou do tipo variáveis. Neste último caso, são chamados de Potenciômetros, Reostatos e Trimpots. O valor nominal em ohms é alterado ao girarmos o eixo central, ou deslizarmos através de uma alavanca vertical. 

Existe ainda duas vertentes nos potenciômetros que diferem uma da outra em aspecto de funcionamento de sua resistência, que serão mais bem explanados na categoria abaixo.

Os resistores normalmente são divididos em CLASSES de construção e tipos de materiais. Iremos abordar aqui os tipos de resistores mais conhecidos, agregadas as 3 classes de resistores:

  • Resistores Fixos
    • Resistor de Filme de Carbono - Padrão 5% de tolerância
    • Resistor de Filme Metálico - Padrão de precisão 1% de tolerância
    • Resistor de Fio - Resistores de alta Potência 

  • Resistores Variáveis
    • Potenciômetro
    • Trimpot
    • Reostato

  • Resistores que dependem de condições físicas
    • Varistor (VDR) - Muda de acordo com a tensão
    • Foto-Resistor (LDR) - Muda de acordo com o nível de luz
    • Thermistor (NTC e PTC) - Muda de acordo com a temperatura

Para a classe de Resistores Fixos, podemos destacar os 3 tipos de resistores mais conhecidos e utilizados em diversos tipos de projetos de Eletrônica e Elétrica.

Resistor de Filme de Carbono

Os resistores de Filme de Carbono são os tipos de resistores mais comuns como ilustrado na Figura 2 abaixo, eles são resistores de uso geral, são baratos e fácies de serem encontrados no mercado, e são imprescindivelmente utilizados em sua grande maioria nos circuitos eletrônicos.

Seu elemento resistivo é fabricado à partir de uma mistura de pó de carbono ou grafite, e um pó de cerâmica não condutor que unem todos os elementos dentro do encapsulamento.

Fig. 2 - Resistores de Filme de Carbono

E são exatamente essas misturas entre o pó de carbono e a cerâmica, que determinam os valores resistivos gerais da resistência, a proporção dessas misturas são; quanto mais carbono, menor será a resistência. 

A modelagem é feita em forma cilíndrica com pedaços de fios condutores fixados em cada lado do resistor para permitir a condução elétrica limitado a sua resistência antes de serem revestidos com um material isolante externo, e suas marcações são codificadas por cores e indicam o seu valor resistivo em Ω - Ohm, KΩ - Kilo Ohm, MΩ - Mega Ohm.

Você pode se interessar também:

Os resistores de carbono geralmente teem seus prefixos CR "Carbon Resistor" e são padronizados por séries, conhecido como E-series

A série mais básica dentro da faixa E é a série E3,  para a os resistores de Filme de Carbono, as séries estariam disponíveis apenas nas faixas de tolerância mais baixas, pois seus valores não podem ser garantidos com uma tolerância tão estreita.

Eles estão disponíveis em encapsulamento E6 com tolerância de ± 20%, E12 com tolerância de ± 10%, e "não muito normal" E24 com tolerância de ± 5%, e sua potência são classificadas com valores entre 0,250W, conhecidos como 1/4 de W, até 5W.

As faixas de valores de resistores padrão da série E, são aceitas internacionalmente e foram adotadas por organizações de padrões internacionais. A EIA (Electrical Industries Association), "Associação de Indústrias Elétricas" com sede na América do Norte, é uma organização que adotou o sistema e, como resultado, as séries de valores de resistores são frequentemente chamadas de valores de resistores padrão EIA.

Resistor de Filme Metálico

Os resistores de Filme Metálico possuem uma fina camada de metal como elemento resistivo em um corpo de cerâmica, cuja determinação da resistência é feita através da largura e da espessura da camada metálica, diferentemente do resistor de carbono, o ruído emitido por este resistor e bem baixo.

Devido a sua camada ser constituída de Níquel Cromo Ni (NíquelCr (Cromo), garante uma precisão maior nos valores das resistências, e para aplicações especiais também são usados outros tipos de ligas, como estanho e antimônio, ouro com nitreto de platina e tântalo. Suas tolerâncias são variáveis e dependendo do resistor, eles estão disponíveis com tolerâncias entre; 0,1%, 0,25%, 0,5%, 1% e 2%.

E o Coeficiente de Resistência de Temperatura é geralmente entre 50 e 100 ppm / K. A aparência dos resistores de filme de metal é semelhante aos resistores de filme de carbono, como mostrado na Figura 3 abaixo, mas suas propriedades de estabilidade, precisão e confiabilidade são consideravelmente melhores.

Assim como os Resistores de Filme de Carbono, os valores das resistências também são disponibilizados em cores, e é possível identificar a resistência através da tabela de código de cores.

Fig. 3 - Resistores de Filme Metálico

Resistor de Fio

Os Resistores de FIO são componentes elétrico passivo de dois terminais, dotados de diversos modelos e tamanhos, como mostrado na Figura 4 abaixo, que tem a função de limitar ou restringir um fluxo de corrente em um circuito.

Os resistores de Fio são construídos com um fio metálico condutor de alta resistividade, que geralmente são feitos de um liga como o Ni-Cr (Nicromo) ou também de uma liga chamada manganês (Cobre-Níquel-Manganês), que é então enrolado em torno de um núcleo de material não condutor "Na maioria das vezes são de cerâmica, mas também são fabricados com materiais de Vidro e Plástico de alta Resistência ao calor".

A resistividade do Resistor de Fio, dependem do material condutor utilizado em sua fabricação, eles podem ser fabricados com muita precisão e suas propriedades resistivas são excelentes trazendo resultados bem precisos, o que faz desse tipo de resistor, mesmo sendo um tipo de resistor muito antigo, mais ainda sim, são bem utilizados nos dias atuais, para aplicações de alta potências. 

Fig. 4 - Resistores de Fio de potência

Padrões para símbolos de resistores

Existem vários tipos de padrões diferentes utilizados para descrição de como os componentes devem ser exibidos. No entanto a organização internacional de padrões elétrico e eletrônico IEC - "International Electrotechnical Commission", publicou o padrão IEC 60617 que é o padrão internacional para esses símbolos eletrônicos que seguimos atualmente.

Isso para descomplicar a grande demanda de símbolos diferentes, já que no passado muitos países e indústrias costumavam usar seus próprios padrões, o que tornava tudo muito confuso.

Existe o padrão ANSI qua ainda é muito comum nos Estados Unidos, em software de simulação e em muitos diagramas esquemático, e por serem os padrões mais conhecidos e utilizado atualmente, iremos adotar esses símbolos padrões como mostrado na Figura 5 abaixo. 

Fig. 5 - Padrões Símbolos Resistores ANSI e IEC

Para a classe de Resistores Variáveis, também podemos destacar os 3 tipos de resistores mais conhecidos e utilizados em diversos tipos de projetos de Eletrônica e Elétrica

Potenciômetro - Linear e Logarítmico

Os potenciômetros, "também conhecido como resistor variável" são dispositivos de 3 terminais cuja sua resistência varia de acordo com um controle manual giratório ou deslizante, que tem umas aletas de contatos deslizante na superfície resistiva que aumenta ou diminui a resistência de acordo com o nível de ajuste feito.

O que faz com que o fluxo de corrente elétrica seja controlado formando um divisor de tensão ajustável, isso quando utilizamos os três terminais, quando utilizados com apenas dois terminais, ele funcionará como um resistor variável ou um reostato.

Os potenciômetros são normalmente utilizados para controlar dispositivos eletrônicos e elétricos, como controles de volume em equipamentos de áudio, mesa de som, amplificadores, são também utilizados como sensores de posição operados por um mecanismo como joystick.

Como controle de tensão em fontes ajustáveis através de circuitos específicos pois os potenciômetros não são usados para controlar diretamente um circuito de carga, devido a potência dissipada no potenciômetro serem baixas "em sua grande maioria".

Os potenciômetros podem ser de volta simples ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal, e alguns deles são dotados de um display mecânico para monitorar as voltas dada.

Existem ainda, duas vertentes nos potenciômetros que diferem uma da outra em aspecto de funcionamento de sua resistência, são eles os Potenciômetros Lineares que podemos identificar pela letra B que veem impresso antes do código da resistência, ou os Potenciômetros Logarítmico que sempre veem com a letra A antes do código da resistência, como podemos ver na Figura 6 abaixo.


Fig. 6 - Potenciômetros lineares e logarítmicos

Potenciômetro Linear

Os potenciômetros lineares teem um elemento resistivo de seção transversal constante, resultando em um dispositivo onde a resistência entre o controle deslizante ou transportador do limpador e os terminais, são proporcionais à distância entre eles, dividindo proporcionalmente uma tensão regulada aplicada em sua faixa operacional que fornece uma saída de tensão proporcional à posição do ângulo de rotação do controle deslizante.

Os potenciômetros lineares podem ser utilizados em diversas aplicações e em vários tipos de dispositivos que necessitem de um dispositivo de medição com movimentos lineares, alguns exemplos de aplicações em dispositivos conhecidos que utilizam esse componente:

  • Aplicação Robótica
  • Aplicação Sensor de posição
  • Aplicação dispositivos Médico Hospitalar
  • Aplicação em dispositivos Automobilísticos
  • Aplicação em máquinas agrícolas
  • Aplicação em mesa de iluminações 
  • Aplicação em Laboratórios
  • Aplicação em Processos Industriais, etc...

Potenciômetro logarítmico

Os Potenciômetros Logarítmicos são potenciômetros que mudam a resistência logarítmica conforme você gira o controle deslizante do potenciômetro, ele possui uma polarização embutida no elemento resistivo.

Isso significa que a posição central do potenciômetro não é a metade do valor total do potenciômetro. Isso está em contraste com os potenciômetros lineares, que mudam a resistência linearmente conforme o controle deslizante do potenciômetro é girado.

O elemento resistivo é projetado para seguir um afilamento logarítmico, também conhecido como um expoente matemático ou perfil "quadrado". 

Um potenciômetro logarítmico são fabricados com  material cuja resistividade não são homogêneas, eles variam de uma extremidade à outra, isso resulta em um dispositivo onde a tensão de saída é uma função logarítmica na posição do controle deslizante.

Os potenciômetros Logarítmicos podem ter diversas aplicações em diversos seguimentos, mas, os mais comuns são em aplicações de áudio para ajustar o nível ou volume do som.

O ouvido humano percebe o som de forma logarítmica, isso quer dizer que se fossemos utilizar um potenciômetro linear para controle de volume, as mudanças de volume em nossa percepção não sairiam corretas aos nossos ouvidos. 

O ajuste de um potenciômetro linear cresce muito rapidamente à medida que o potenciômetro é girado de zero.

Os dois padrões mais conhecidos e utilizado no diagrama esquematicamente em um circuito com os Potenciômetrossão representadas pelos símbolos mostrados na Figura 7 abaixo.

Fig. 7 - Padrões Símbolos Potenciômetros ANSI e IEC

Trimpot - Trimmer Potentiometer

A nomenclatura trimpot é uma abreviação de duas palavras "Trimmer Potentiometer" (potenciômetro trimmer) é um pequeno dispositivo de três terminais que é usado para ajustes, sintonia, volume, calibração, divisor de tensão, etc., em circuitos eletrônicos.

Quando são usados ​​como uma resistência variável, são chamados de resistores de predefinições "Preset". Os trimpots ou presets são normalmente soldados diretamente nas placas de circuito impresso e ajustados usando uma chave de fenda.

O material utilizado em sua construção como pista resistiva varia, mas o mais comum é a composição de Carbono ou Cermet.

Os Trimpots são projetados para ajustes ocasionais e muitas vezes podem alcançar uma alta resolução ao usar parafusos de configuração multi-voltas, eles podem ser usados ​​como substitutos dos potenciômetros, no entanto, deve-se tomar cuidado, pois a vida útil projetada geralmente é de apenas 200 ciclos.

Existem diferentes tipos de trimpots, que utilizam diferentes métodos de construção e montagens, como; sobreposto na PCI, SMD, ou através do orifício PTH, também com orientações de ajustes verticais e horizontais, (topo, lado), e podem ser do tipo uma volta ou do tipo  multi-voltas como ilustrada na Figura 8 abaixo.

Fig 8 - Tipos de Trimpots

Os dois padrões mais conhecidos e utilizado no diagrama esquematicamente em um circuito com os Trimpotssão representadas pelos símbolos mostrados na Figura 8 abaixo.

Fig. 8 - Padrões Símbolos Trimpots ANSI e IEC

Reostato

Os Reostatos são resistores variáveis com dois ou três terminais, sendo um deles o móvel deslizante, utilizado para controlar o fluxo de corrente elétrica aumentando ou diminuindo manualmente a resistência, como podemos ver na Figura 9 abaixo.

Os reostatos são projetados para lidarem em sua grande maioria de aplicação, com níveis mais altos de tensão e corrente, o que os difere dos potenciômetros e os torna ideais para aplicações em diversos tipos de equipamentos comerciais e industriais, como: Motores elétricos, dímeres, bombas, ventiladores, sopradores, equipamentos odontológicos, etc.

Fig. 9 - Tipos de reostatos

Para alcançar essas altas potências, em geral, os reostatos são construídos enrolando-se um fio de Nicromo em torno de um núcleo não condutor "geralmente cerâmica", e o valor final total do reostato, depende da espessura e tamanho do enrolamento feito com o fio de Nicromo enrolado no núcleo.

Além de suporte para o enrolamento, o núcleo do reostato atua também como material isolante e ainda, devido ao reostato transformar a corrente que circula por ele em calor, o núcleo de cerâmico também exerce a função de dissipação de calor, e por motivos óbvios de semelhança, os reostatos também são conhecidos por resistores de fio variável.

Os dois padrões mais conhecidos e utilizado no diagrama esquematicamente em um circuito com os Reostatossão representadas pelos símbolos mostrados na Figura 10 abaixo.

Fig. 10 - Padrões Símbolos Reostatos ANSI e IEC

Para a classe de Resistores que dependem de condições físicas, podemos destacar os 3 tipos de resistores mais conhecidos e utilizados em diversos tipos de projetos de Eletrônica e Elétrica.

Varistores - Metal Óxido Varistor - MOV

Varistor é um dispositivo não linear, que fornece excelente supressão de tensões transientes, eles são dotados de uma resistência que varia de acordo com a tensão aplicada em seus terminais. O seu nome foi derivado de uma combinação linguística de palavras; “Variando” e “resistor”.

Eles também são conhecido como VDR - "voltage dependent resistorresistor dependente de voltagem, o tipo e suas aparência variam de fabricante para fabricante, como mostrado na Figura 11, abaixo. 

Fig. 11 - Tipos de Varistores

Os Varistores são projetados para proteger diversos tipos de dispositivos eletrônicos e elementos semicondutores de comutação e picos de raios induzidos.

Eles contêm uma massa cerâmica de grãos de óxido de zinco, em uma matriz de outros óxidos de metal (como pequenas quantidades de bismuto, cobalto, manganês) ensanduichada entre duas placas de metais "os eletrodos", e por serem feitos de materiais semicondutor, sua resistência diminui à medida que a voltagem aumenta. Existem dois propósitos principais de funcionamento dos varistores, como: 

  • Dispositivo de proteção: Quando exposto a uma tensão transiente excessiva, ele desvia essa tensão através da sua resistência que baixa a ponto de criar no circuito uma alta corrente, com isso disparando os circuitos de proteção, como os fusível, e não deixando que tensões de picos maiores passem para o resto do circuito. 

  • Elemento de controle ou equilíbrio: Quando exposto a tensão transiente mais alta, ele absorve essa energia e a dissipa como calor, fornecendo condições operacionais ideais  mantendo a tensão a um nível seguro.

Os dois padrões mais conhecidos e utilizado no diagrama esquematicamente em um circuito com os Varistoressão representadas pelos símbolos mostrados na Figura 12 abaixo.

Fig. 12 - Padrões Símbolos Varistores ANSI e IEC

LDR (Light Dependent Resistor)

Os LDRs "light dependent resistor" - Resistor Dependente de Luz, são dispositivos eletrônicos cuja suas resistências variam de acordo com a intensidade luminosa incidida sobre sua superfície, eles também são conhecidos como foto-resistor, fotocélula, fotocondutor.

Quando um campo luminoso incide sobre a superfície do LDR, a sua resistência muda. A grande maioria dos sensores LDRs teem uma resistência que diminui com o aumento da intensidade da luz incidindo sobre o dispositivo cuja relação entre a luminosidade e a resistência é inversamente proporcional. A resistência típica de um LDR gira em aproximadamente:

  • Com luz incidindo - "Luz do dia" - Resistência aproximadamente 500Ω ~ 5KΩ
  • Sem Luz incidindo - "Escuro" - Resistência aproximadamente 200KΩ ~ 20MΩ

As aplicações dos LDRs são muito abrangentes, mas, geralmente eles são usados ​​em circuitos onde é necessário detectar a presença de luz como os utilizados em iluminação Pública nos postes das ruas, em iluminação de Jardim nas casas, em câmeras como ajustadores automáticos do flash, etc... 

Na Figura 13 temos a imagem com alguns tipos de LDRs.

Fig 13 - Foto-resistor LDR - Light Dependent Resistor

Os dois padrões mais conhecidos e utilizado no diagrama esquematicamente em um circuito com os Resistores Dependentes de Luzsão representadas pelos símbolos mostrados na Figura 14 abaixo.

Fig. 14 - Padrões Símbolos LDR- Light Dependent Resistor ANSI e IEC

Termistores - NTC e PTC

Os Termistores são dispositivos passivos cuja resistência varia o seu valor de acordo com a temperatura à qual são submetidas.

O seu nome foi derivado da combinação de dois termos: “térmico” e “resistor”. Eles são feito de óxidos metálicos, prensado em uma encapsulamento com formato de disco ou com formato cilíndrico e, em seguida, encapsulado com um material impermeável, como epóxi ou vidro. Existem dois tipos de termistores:

  • Coeficiente de Temperatura Negativo: NTC "Negative Temperature Coefficient". Para esse thermistor, quando há um aumento na temperatura, a sua resistência diminui e quando há uma diminuição na sua temperatura, a resistência aumenta. Este tipo de thermistor é o mais usado.

  • Coeficiente de Temperatura Positivo PTC "Positive Temperature Coefficient". Para esse thermistor o seu funcionamento é um pouco diferente. Quando a temperatura aumenta, a resistência também aumenta, e quando a temperatura diminui, a resistência também diminui. Este tipo de thermistor é geralmente usados como fusível.

Os Termistores também são dispostos em diversos tipos de encapsulamentos, isso depende do fabricante, alguns deles são mostrados na Figura 15 logo abaixo. 

Fig. 15 - Tipos de Termistores NTC e PTC

Normalmente, um thermistor atinge alta precisão dentro de uma faixa de temperatura limitada de cerca de 50ºC em torno da temperatura alvo. Este intervalo depende da resistência de base.

Os metais mais usados são a platina, daí as designações Pt100 e Pt1000, quando a sigla vem dotada com o número 100, é porque à temperatura em 0 °C, têm uma resistência de 100ohm, e quando a sigla vem dotada com o número 1000, significa que à temperatura em 0 °C, têm uma resistência de 1000ohm, e ainda existem outros materiais, como o Níquel e seguindo a mesma lógica, Ni100, é para 100ohms em 0°C e Ni1000 é para 1000ohms em 0°C.

Os dois padrões mais conhecidos e utilizado no diagrama esquematicamente em um circuito com os Termistoressão representadas pelos símbolos mostrados na Figura 16 abaixo.

Fig. 16 - Padrões Símbolos Termistores ANSI e IEC

Outros tipos de Resistores 

Ainda existem muitos outros tipos de resistores para diversas aplicações, podemos ainda dizer que são resistores menos comum e conhecidos, mas que desempenham de forma majestosa o seu trabalho, temos como exemplos os:

MDRs "Magnetic Dependent Resistor" - Resistor Dependente de Magnetismo, são resistores cuja resistência elétrica muda quando um campo magnético externo é aplicado.

WDR "Water Dependent Resistor" - Resistor Dependente de água, são resistores cuja resistência elétrica muda quando inside uma certa quantidade de água em seu campo de medição.

📢 Teste seu Conhecimento sobre Resistores! 🧪

Após ler este artigo completo sobre resistores, convidamos você a participar de nossa lista de exercícios online gratuitos. Através dela, você poderá consolidar e aplicar seu conhecimento adquirido.

Não perca tempo! Fortaleça suas habilidades e ganhe confiança na área. Clique no link abaixo para iniciar sua jornada de aprendizado:

Lista completa com todos os assuntos:

Desafie-se e alcance a excelência no mundo da eletrônica. Compartilhe seu progresso conosco e faça parte de uma comunidade apaixonada por conhecimento.

Boa sorte e divirta-se!

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

5 comentários:

  1. Boa noite, tenho uma dúvida e sugestão, a dúvida é: como procedo para encontrar o defeito em uma placa eletrônica? Como eu sigo as trilhas etc. E a sugestão (um pedido aliás KKK), faz postagem com uma lista de componentes que um iniciante em técnico em eletrotécnica deve ter (resistores, capacitores, diodos, transistores, e fusíveis) a grande dúvida é. Qual os valores que mais utilizarei? Essa é a grande duvidú, fiz uma lista em um site que vende e deu 267,00. O senhor como engenheiro elteoniele deve ter uma ideia que nos meros armadores vamos mais utilizar. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      A dúvida - Na verdade existem muitas técnicas utilizadas para encontrar defeitos em um circuito eletrônico, mas, tudo vai depender do defeito, não tem como dizer um procedimento se não sabemos o defeito, mas sempre seguimos o processo inicial, olhar a fonte, depois o circuito depois os finalizadores.
      Essa pergunta é muito genérica, não tem como falar um só procedimento, porque depende do tipo de circuito, tipo de defeito etc...
      Sugestão/pedido - Na verdade se você quer comprar componentes básicos, sugiro comprar um kit resistor, que sempre vem com os mais padrões 10R, 100R, 470R, 1K, 2k2, 4k7, 8k2, 10k, 15k, 20k, 27k, 47k, 100k. Esses são normalmente os mais utilizados, e os transistores básicos, como os BC548 e BC550, BD139 e BD140, TIP45 e TIP46, com esses você já faz uma grande festa, os diodos 1N4007, e os capacitores báiscos, 1uF/50V, 4,7uF/50, 10uF 50V, 47uF 50/ 100uF 50V, 470uF 50V, 2200uF 50V, já da para montar centenas de circuitos com esses componentes básicos.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Meu teclado bugou tudo KKK, não liga não

    ResponderExcluir