FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Fotoresistor (LDR): O que é? Como Funciona? Características e Especificações!

Fotoresistor (LDR): O que é? Como Funciona? Características e Especificações! - fvml
Fotoresistor (LDR): O que é? Como Funciona? Características e Especificações!

Descubra o funcionamento e as especificações do Fotoresistor (LDR), um componente essencial na detecção de luz. Aprenda agora mesmo!

O que é o LDR?

Resistor Dependente de Luz — LDRLight Dependent Resistor”, ou simplesmente fotoresistor, é um componente eletrônico composto por um material semicondutor, com capacidade de alterar sua resistência elétrica quando exposto à luz. Quanto mais luz incide sobre o fotoresistor, menor será a sua resistência.

Seu aspecto visual é ilustrado na Figura 2 abaixo, na figura utilizamos um de 5mm, mas isso pode variar de modelo para modelo, no entanto, é de fácil identificação, em seus aspectos visuais, são bastante semelhantes.

Fotoresistor (LDR) Light Dependent Resistor - fvml
Fig. 2 - Fotoresistor (LDR) Light Dependent Resistor

O fotoresistor tem sua resistência medida em ohms, e pode ser medido usando um multímetro na escala de resistência. Ele é um componente relativamente simples e barato, perfeito para utilização em projetos eletrônicos.

Você pode se interessar também:

Como Funciona o Fotoresistor?

LDR é composto por um material semicondutor que consegue alterar sua resistência elétrica quando há incidência de luz sobre ele, quanto maior essa incidência de luz, menor e sua resistência, e quanto menor a incidência de luz, maior será a sua resistência.

Quando a luz incide sobre o fotoresistor, ela excita os elétrons no material semicondutor, fazendo com que eles se movam para uma camada de valência mais externa.

Isso reduz a resistência elétrica do material semicondutor. Podemos observar o comportamento da resistência em relação da incidência de luz recebida, no gráfico da Figura 3 abaixo.

gráfico-relação-resistência-iluminação-ldr-fvml
Fig.3-gráfico-relação-resistência-iluminação-ldr-fvml

Para medir a resistência elétrica do fotoresistor, é necessário conectá-lo a um circuito elétrico. Quando a luz incide sobre o fotoresistor, a resistência elétrica diminui, permitindo que mais corrente elétrica flua através do circuito. Quanto mais luz incidir sobre o fotoresistor, menor será a resistência elétrica e maior será a corrente elétrica.

Tipos de Fotoresistor!

Existem vários tipos de fotoresistores, todos claramente com o mesmo propósito, sobretudo, para cada um deles, existem suas peculiaridades, mas, geralmente não diferem em seu processo final de funcionamento, são eles:

  1. Fotoresistor de carbono: é um tipo comum de fotoresistor feito de carbono.

  2. Fotoresistor de silício: é um tipo de fotoresistor feito de silício cristalino, a qual é um material semicondutor.

  3. Fotoresistor de germanium: é um tipo de fotoresistor feito de germanium, a qual é um material semicondutor.

  4. Fotoresistor de óxido metálico: é um tipo de fotoresistor feito de um material semicondutor, como o silício ou o germanium, coberto com uma camada fina de óxido metálico.

  5. Fotoresistor de poliéster: é um tipo de fotoresistor feito de poliéster, um polímero termoestável.

  6. Fotoresistor de polipropileno: é um tipo de fotoresistor feito de polipropileno, um polímero termoestável.

  7. Fotoresistor de polietileno: é um tipo de fotoresistor feito de polietileno, um polímero termoestável.

  8. Fotoresistor de vidro: é um tipo de fotoresistor feito de vidro, um material transparente e resistente.

  9. Fotoresistor de cerâmica: é um tipo de fotoresistor feito de cerâmica, um material resistente e durável.

Especificações do LDR

Qual a corrente suportada pelo Fotoresistor?

Os limites de corrente de um LDR (fotoresistor) dependem muito do modelo específico e do fabricante. Alguns LDRs podem suportar correntes de até 1 mA, enquanto outros podem suportar 100 mA ou mais, tudo depende do tipo de LDR que você adquiriu.

É importante verificar as especificações do fabricante para determinar qual é o limite de corrente para o LDR que você está usando.

Qual a tensão máxima que o Fotoresistor Suporta?

Essa é mais uma pergunta que também é dependente do fabricante, que embora seja um componente especificamente para controle de baixas correntes, a tensão máxima varia de modelos para modelos.

Com base em modelos mais conhecidos no mercado, as tensões encontradas nos datasheet, variam de 60V a 250V. Verifique o datasheet do componente que você possui.

É importante observar que o fotoresistor é um componente passivo, desenvolvido para operar como controle de baixas correntes, ele pode sofrer danos se a corrente ou a tensão que trafega por ele for maior que a suportada.

Portanto, é importante selecionar um fotoresistor adequado para a aplicação e garantir que a corrente e a tensão que trafega por ele, esteja nos limites especificados pelo fabricante.

Aplicações!

Existem diversos tipos de aplicações possíveis para a utilização do fotoresistor, separamos algumas delas para clarear nosso entendimento:

  1. Interruptores de luz automáticos: Usado em interruptores de luz automáticos que ligam ou desligam a luz conforme a quantidade de luz ambiente.

  2. Sensores de presença: Usado em sensores de presença para detectar se alguém está presente em uma determinada área.

  3. Sistemas de segurança: Usado em sistemas de segurança para detectar movimento ou alterações na quantidade de luz.

  4. Dispositivos móveis: Usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para ajustar automaticamente o brilho da tela conforme a quantidade de luz ambiente.

  5. Câmeras: Usado em câmeras para ajustar automaticamente o tempo de exposição consoante a quantidade de luz ambiente.

  6. Controles de luz: Usado em sistemas de iluminação para controlar a intensidade da luz segundo a quantidade de luz ambiente.

  7. Painéis solares: Usado em painéis solares para medir a quantidade de luz solar que está incidindo sobre o painel.

  8. Dispositivos de automação residencial: Usado em sistemas de automação residencial para controlar a luz e outros dispositivos segundo a quantidade de luz ambiente.

Essas são apenas algumas das muitas aplicações possíveis para o fotoresistor. Ele é um componente versátil e é amplamente utilizado em projetos eletrônicos e mecânicos.

Disponibilizamos para exemplo o datasheet de um fotoresistor da série GL55 para acompanhamento. GL5528

📢 Teste seu Conhecimento sobre LDR! 🧪

Após ler este artigo completo sobre LDRs, convidamos você a participar de nossa lista de exercícios online gratuitos. Através dela, você poderá consolidar e aplicar seu conhecimento adquirido.

Não perca tempo! Fortaleça suas habilidades e ganhe confiança na área. Clique no link abaixo para iniciar sua jornada de aprendizado:

Lista completa com todos os assuntos:

Desafie-se e alcance a excelência no mundo dos resistores. Compartilhe seu progresso conosco e faça parte de uma comunidade apaixonada por conhecimento.

Boa sorte e divirta-se!

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário