FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DIAC - O que é, e Como Funciona?

Fig 1 - Diac - O que é, e Como Funciona?

DIAC ou "Diode for Alternating Current" em tradução literal "Diodo para Corrente Alternada" - É um diodo bidirecional que conduz corrente elétrica somente após a sua tensão de ruptura (VBO) ter sido atingida, ou, também é conhecido como; corrente de corte, tensão de disparo.

A tensão de disparo é por volta de 30 volts para a maioria destes dispositivos, ele é um dispositivo que possui dois eletrodos e é um membro da família dos Tiristores. Os DIACs são usados ​​no desencadeamento de Tiristores

O símbolo representativo do DIAC é mostrado na Figura 2 logo abaixo. Ele assemelha-se à conexão de dois diodos em paralelo, o que significa que ele conduz em ambas as polaridades em uma tensão de alimentação. 

No componente DIAC você não encontrará um terminal gate para executar controles, como no caso dos dispositivos Tiristores.

Fig. 2 - Símbolo representativos do Diac

A vantagem de um DIAC é que ele pode ser controlado simplesmente alterando o nível de tensão. Os DIACs também são conhecidos como um transistor sem base. 

Deve-se levar em consideração que um DIAC pode ser ligado ou desligado em ambas polaridades de tensão, ou seja; uma tensão de passagem positiva ou mesmo tensão negativa.

Operação DIAC

Os DIACs são componentes que conduzem correntes somente após um certo nível de tensão de interrupção seja excedido. A tensão de ruptura real dependerá da especificação para cada tipo de componentes específico.

O DIAC pode ser ligado para a polaridade das tensões. Quando A2 é mais positivo em relação a A1, então a corrente não flui através da Camada-N correspondente, mas flui de P2-N2-P1-N1. Quando A1 é mais positiva que A2, a corrente flui através de P1-N2-P2-N3.

Quando a tensão de ruptura do DIAC ocorre, a resistência do componente diminui abruptamente e isso leva a uma queda acentuada na queda de tensão do DIAC e a um aumento correspondente na corrente. Como podemos observar na Figura 3 logo abaixo.

DIAC manterá o seu estado condutor até que a corrente através dele desça abaixo de um valor específico conhecido como corrente de retenção. Quando a corrente cai abaixo da corrente de retenção, o DIAC volta ao seu estado de alta resistência e não haverá condução nele.

Fig. 3 - Característica de tensão-corrente do DIAC

Aplicação do DIAC

Uma das principais aplicações de um DIAC é em um circuito de disparo com o TRIAC. O DIAC está conectado ao terminal do gate do TRIAC.

Quando a tensão através do DIAC diminui abaixo de sua região de corte, através de um valor pre-determinado, geralmente utilizando um potenciômetro, a tensão no Gate do TRIAC será zero, portanto, ele não conduzirá.

Existem várias aplicações para a utilização do DIAC, como mostrado na lista abaixo.

  • Circuito dimmer da lâmpada
  • Circuito de controle de temperatura
  • Controle de velocidade de motores universal

Construção do DIAC

Os DIACs são fabricados em três camadas e cinco camadas de estrutura. Na figura 4 podemos visualizar a imagem ilustrativa da construção de ambos os DIACs.

Fig. 4 - Construção de 3 camadas e 5 camadas de DIACs

Estrutura de 3 camadas do DIAC

Nesta estrutura, a comutação ocorre quando a junção inversa polarizada experimenta a quebra inversa. Este é o DIAC mais utilizado na prática devido à sua operação simétrica.

Este DIAC de três camadas pode atingir a tensão de ruptura de cerca de 30 V em geral e capaz de fornecer melhorias suficientes nas características de comutação.

Estrutura de 5 camadas do DIAC

A estrutura de cinco camadas do DIAC é muito diferente em termos de operação. Esta estrutura de dispositivo forma uma curva I-V que é como a versão de três camadas.

Podemos dizer que essa estrutura se parece com dois diodos de interrupção conectados de volta para trás.

📢 Teste seu Conhecimento sobre Diodos Diac! 🧪

Após ler este artigo completo sobre DIAC, convidamos você a participar de nossa lista de exercícios online gratuitos. Através dela, você poderá consolidar e aplicar seu conhecimento adquirido.

Não perca tempo! Fortaleça suas habilidades e ganhe confiança na área. Clique no link abaixo para iniciar sua jornada de aprendizado:

Lista completa com todos os assuntos:

Desafie-se e alcance a excelência no mundo da eletrônica. Compartilhe seu progresso conosco e faça parte de uma comunidade apaixonada por conhecimento.

Boa sorte e divirta-se!

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

8 comentários:

  1. Entendi, mas ao se testar este componente a agulha se deflexinar totalmente para a direita ele estaria em curto correto? e se não se mover, permanecer a agulha em seu ponto de repouso ele estaria aberto ou normal (bom) certo? existe uma tabela de valores destes componentes para consulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MARCELO BAHL
      Sim, se você testar e a agulha se deflexionar totalmente para a direita, significa que está em curto, pois ele só conduzirá quando receber uma tensão de aproximadamente 30V.
      Quando colocamos o multímetro nele, a agulha não pode deflexionar, pois a tensão do multímetro nele é baixa. Não conheço nenhuma tabela sobre isso pois eles são padrões, variam no máximo alguns volts, tem uns que disparam em cerca de 20v e outros próximo a 40V.

      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Bom dia desculpa gostaria de saber qual é o funcionamento do diac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Da uma lida no texto sem pular as linhas que você irá entender melhor o funcionamento do DIAC perfeitamente.

      Excluir
  3. Olá,bom dia! SÓ QUERO AGRADECER POR ESTES ESCLARECIMENTOS TÃO IMPORTANTES,PARA
    NÓS,PRINCIPALMENTE PARA MIM INICIANTE. DESEJO BOA SORTE A VOCÊS,QUE SEMPRE NOS
    AJUDAM COM SUAS MENTES BRILHANTES E PRIVILEGIADAS,ABRAÇO ...OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JOÃO FERREIRA!
      Muito obrigado!
      Estamos aqui para isso, ensinar e aprender uns com os outros, porque assim somos mais fortes!

      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  4. Boa tarde Gostaria de entender como funciona como é o funcionamento do DIAC baseando-se em sua curva característica IxV. É sucintamente, como o DIAC pode ser utilizado para realizar o disparo de um TRIAC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @3LLENVILLARESS
      No post temos essas explicações, da uma lida com calma, e irás entender melhor do assunto, explicamos de forma simples, sobretudo, completa, mostramos o gráfico da curva de disparo, explicamos a tensão de disparo, e outras coisas a mais....
      Da uma lida com calma, e se tiver qualquer outra dúvida, é só perguntar, se pudermos, responderemos.

      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir