FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Qual a Linguagem de Programação Utilizada no Arduino?

Qual a Linguagem de Programação Utilizada no Arduino? - fvml
Qual a Linguagem de Programação Utilizada no Arduino?

Descubra qual é a linguagem de programação utilizada no Arduino e comece a desenvolver seus próprios projetos. Aprenda agora mesmo!

Olá a Todos!

Para haver uma interação entre dispositivos e um programador, é necessário um tipo mecanismo que entenda a linguagem de programação em ambas as partes, e esse é chamado de Plataforma de desenvolvimento, a qual é um software quem entende as linguagens de programação, e traduzir em linguagem de máquina, os bits 0 e 1.

Existem várias linguagens de programação, utilizadas para realização da comunicação entre vários tipos de dispositivos eletrônicos. 

Para o Arduino, a qual é uma placa de desenvolvimento “hardware”, ele transmite as informações através de uma interface USB/Serial FTDI integrada na placa, para o microcontrolador, utilizando um software, para escrever esses programas ou códigos. 

Você pode se interessar também:

    O Software de Programação!

    Existem diversos ambientes de desenvolvimento para programação em Arduino, sobretudo, o software mais conhecido e mais utilizado atualmente é a IDE (Integrated Development Environment) ou (ambiente de desenvolvimento integrado) Arduíno, que usa uma linguagem bastante amigável, conhecida como linguagem de programação Arduino

    Você pode está utilizando a versão online, Arduino Web Editor, sendo um software na nuvem, podendo utilizar online diretamente do navegador, tendo a vantagem de seus projetos serem armazenados na nuvem em uma conta cadastrada, podendo ser acessada de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a Internet.

    Como o Arduino é Programado?

    O Arduino é um hardware que necessita de uma Plataforma de Desenvolvimento Software. E para programar as placas Arduino, na maioria das vezes, usamos um software de programação de código aberto conhecido como IDE Arduíno, é nesse software onde fazemos os nossos programas, ou códigos, que as chamamos de Sketch.

    Qual a Linguagem de Programação Utilizada no Arduino?

    A linguagem utilizada na programação do Arduino, é um framework baseado em uma versão simplificada na linguagem CC++, o que torna mais fácil e adaptável as sintaxes e as nomenclaturas dos comandos da linguagem Arduino, facilitando a vida dos iniciantes,  estudantes e entusiastas.

    A IDE compila o código que escrevemos, e transforma em linguagem assembly, linguagens utilizada pelos Chips Microcontrolador Atmel, nas placas Arduino

    A linguagem de programação do Arduino, não está limita apenas à linguagem C e C++, ele permite outras tipos de linguagens, como Python, sendo necessário a instalação de uma biblioteca na Arduino IDE. Existem duas bibliotecas bastantes conhecidas, o pyFirmata e o pySerial disponíveis para construir uma interface entre o Shell do desenvolvedor Python e a IDE Arduino.

    Estrutura do Programa Arduino

    A estrutura de código do Arduino é muito parecida com C++, sobretudo, a linguagem de programação do código Arduino, é composta por duas funções básicas principais: 

    A função setup() — Essa é a função que sempre estará no início da programação, ela é executada uma única vez, com função de setar todos os parâmetros iniciais do hardware.

    A função loop() — Essa função, estará continuamente rodando, até que haja alguma tipo de interrupção no Arduino

    Conclusão

    Para entrar no mundo de controle e automação, é necessário conhecer ao menos o básico de uma linguagem de programação, e uma boa opção simples é o ambiente Arduino, já que há flexibilidade no uso Arduino para escolher diferentes linguagens pode melhorar a experiência geral de programação.

    E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

    Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

    Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

    Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

    Forte abraço!
    Shalom.
    Deus vos Abençoe!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário