FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Unit DualMCU: A Poderosa Placa de Desenvolvimento com ESP32 e Raspberry Pi RP2040!

Unit DualMCU: A Poderosa Placa de Desenvolvimento com ESP32 e Raspberry Pi RP2040! - fvml
Unit DualMCU: A Poderosa Placa de Desenvolvimento com ESP32 e Raspberry Pi RP2040!

Notícias Tecnológicas: Com DualMCU, Unit Electronics Junta os Microcontroladores ESP32 e Raspberry Pi RP2040 em uma Única Placa Compacta!

Você que é um leitor, inscrito em nosso Site, certamente já conhece o ESP32 e o Raspberry Pi, correto? Ambos são dispositivos de desenvolvimento populares e poderosos que muitos de nós makers, profissionais e entusiastas da tecnologia usamos em nossos projetos. 

Mas, e se eu disser que agora você pode ter o melhor desses dois mundos em uma única placa? Sim, você leu certo! 

No Post de hoje, iremos explorar essa placa incrível e descobrir como ela pode melhorar seus projetos de eletrônica. 

Unit Electronics lançou uma placa de desenvolvimento compacta, que combina as características únicas do microcontrolador da Espressif ESP32 com a flexibilidade e recursos do microcontrolador Raspberry Pi RP2040, em uma única placa, como mostrado na Figura 2 abaixo. 

Características Técnicas da DualMCU

A DualMCU é uma placa altamente integrada que inclui um ESP32 dual-core de 240 MHz com suporte para Bluetooth e Wi-Fi, juntamente com um RP2040 com núcleo Cortex-M0 + de 133 MHz

Combinando as capacidades de dois dos mais poderosos chips em uma única placa, a "Unit DualMCU" é uma ferramenta essencial para desenvolvedores de IoT e embarcados que buscam aprimorar o desempenho de seus projetos.

Além dos recursos dos chips, a DualMCU também oferece conectividade USB-C, dois conectores de antena externos para WiFi e Bluetooth, 34 pinos de entrada e saída (E/S), incluindo 14 pinos PWM e 10 pinos ADC, bem como um conector de bateria, como ilustrado na Figura 3 abaixo.

Fig. 3 - Placa de Desenvolvimento DualMCU porta USB-C e conector de bateria

A placa tem um tamanho compacto de 42 x 26 mm, o que a torna ideal para projetos que precisam de espaço limitado. A DualMCU tem um design de circuito integrado exclusivo, que permite que ela funcione como um dispositivo independente ou como um periférico conectado a um computador host.

Características Relevantes do DualMCU

  • Combina o microcontrolador Raspberry Pi RP2040 e o chip Espressif ESP32 em uma única placa.
  • Oferece conectividade Bluetooth e Wi-Fi para projetos de Internet das Coisas.
  • Tem um tamanho compacto de 36mm x 84mm e utiliza tecnologia de montagem em superfície.
  • Possui quatro núcleos programáveis com funções sem fio e recursos avançados.
  • O microcontrolador RP2040 possui velocidade de clock de 133MHz, 264kB de SRAM, suporte para até 16MB de memória flash externa, 30 pinos GPIO, 4 canais ADC e 16 canais PWM, entre outras características.
  • O chip ESP32 tem uma velocidade de clock de até 240MHz, conectividade Wi-Fi e Bluetooth integrada, e suporte para múltiplos protocolos sem fio, entre outras características.

Como Usar a DualMCU

A DualMCU é fácil de usar, pois é compatível com a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac OS e Linux. Os usuários podem programar a placa usando a IDE Arduino ou a plataforma MicroPython. O firmware da placa também pode ser atualizado via OTA (Over-The-Air).

Com a DualMCU, podemos criar uma variedade de projetos, desde um simples dispositivo IoT com Wi-Fi e Bluetooth até um sistema complexo de robótica que usa diversos tipos de sensores e sistemas automatizados com atuadores

A DualMCU também é ideal para projetos de automação doméstica, como sensores de temperatura, sistemas de segurança e monitoramento de energia. Além disso, a placa pode ser usada para criar soluções de IoT industrial, como controle de processos e monitoramento de equipamentos.

O fato de a placa ter um ESP32 e um RP2040 torna-a uma escolha perfeita para projetos que exigem conectividade sem fio de alta velocidade e capacidade de processamento avançada.

Operação dos Microcontroladores

Os dois microcontroladores, operam de forma independente. Os pinos de entrada/saída de propósito geral (GPIO), são alocados em lados opostos da placa, para cada microcontrolador, permitindo que seja tratada como duas placas independentes em uma.

A interligação dos microcontroladores é realizado através de conexões via UART, SPI, I2C entre diversas outras opções de conexões, isso permite o uso interativo de recursos entre os microcontroladores.

Para quem deseja os esquemas e exemplos de aplicação dos programas, os arquivos estão disponíveis no GitHub sob uma licença não especificada.

Pinagem Pinout do Unit DualMCU

Pinagem Placa de Desenvolvimento com ESP32 e Raspberry Pi RP2040 - fvml
Fig. 4 - Pinagem Placa de Desenvolvimento com ESP32 e Raspberry Pi RP2040

Conclusão

A Unit Electronics criou uma placa de desenvolvimento de última geração compacta e poderosa que combina a potência e eficiência dos chips ESP32 e RP2040 em uma única placa. Compatível com a plataforma de desenvolvimento Arduino e a linguagem de blocos "Blockly", é acessível e fácil de usar para desenvolvedores de todos os níveis.

Com conectividade USB-C, e conectores de antena externos para WiFi e Bluetooth, a DualMCU é uma escolha perfeita para desenvolvedores que desejam criar projetos de IoT, incluindo robótica, sensores, monitores e dispositivos inteligentes. Com design inovador e recursos avançados, de forma compacta.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 


Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.
Deus vos Abençoe!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário