FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sábado, 6 de junho de 2020

O que é Phantom Power e Como Funciona?

Fig. 1 - O que é Phantom Power e Como Funciona?

Olá a todos!!!!

No post de hoje, explicaremos o que é um Phantom Power, cujo significado em uma tradução livre, significa literalmente "Alimentação Fantasma", como ele funciona, suas principais características e aplicações. 

Hoje em dia é bastante comum visualizarmos os microfones Phantom Power em uma grande quantidade em eventos musicais, seja orquestras, bandas, sinfonias, em estúdios que é bastante comuns, em microfones para baterias, que em sua grande maioria são Phantom Power, microfones para gravação de voz, etc... 

Mas, o que há de tão “fantástico” no Phantom Power, para que eles sejam tão populares entre os microfones? Esse será um guia rápido que irá fazer você entender melhor sobre o Phantom Power.

Como surgiu o Phantom Power?

O “phantom power para microfone” originou-se na NRK (Norwegian Broadcasting Corporation). Devido à pouca luz do dia nos meses de inverno na Noruega, seus estúdios eram equipados com iluminação auxiliar, alimentada por uma fonte de alimentação de 48V CC

Na década de 1960, os fabricantes de microfones começaram a introduzir a tecnologia de transistor em seus microfones. 

A Neumann GmbH, ansiosa por trazer seus novos microfones de estado sólido para a Noruega, visitou o NRK em 1966. Os novos microfones de estado sólido de Neumann precisavam de menos energia do que os microfones de tubo. 

Havia potencial para alimentar esses microfones sem uma fonte de alimentação externa, mas através do mesmo cabo que carregava o sinal de áudio. E assim ficou estabelecido que a Neumann projetaria seus microfones para funcionar com a fonte de alimentação de 48V CC fornecida pelos estúdios da NRK

Essa tensão CC funcionaria nos pinos 2 e 3 de um conector XLR de 3 pinos. Desde então, 48V CC se tornou o padrão (na DIN 45596) para alimentação Phantom de microfone.

O que é Phantom Power? 

A alimentação Phantom Power é uma tensão CC "Corrente Contínua" (normalmente +48 V) fornecida ao microfone através dos pinos 2 e 3 de um plug Canon balanceado XLR, e o pino 1 mantém sua configuração  como o pino terra, o Phantom Power fornece energia aos componentes ativos em determinados microfones condensadores

Essa tensão elétrica tecnicamente varia entre 12 à 48 volts com corrente que também variam "dependendo do equipamento que fornece a alimentação" entre 4 à 22 miliamperes, como a tensão é a mesma nos pinos 2 e 3

A alimentação Phantom não afetará os microfones dinâmicos balanceados, já que não haverá diferença de potencial entre os pinos, nenhuma corrente fluirá na capsula dos microfones dinâmicos. “isso se tiver corretamente instalado”

A tensão de alimentação trafega pelo mesmo cabo balanceados que transportam o sinal de áudio, fornecido por um pré-amplificador de microfone, mesa de som, consoles de mixagem, interfaces de áudio, módulos de alimentação Phantom independentes, etc. 

Como Funciona o Phantom Power?

A alimentação Phantom Power é uma tensão de alimentação de Corrente Contínua, enviada através do mesmo cabo de sinal do áudio balanceado, essa tensão nas mesas e interfaces profissionais, são de 48 volts aplicados ao pino 2 e 3, o terra mantém-se no pino 1

Embora existam aplicações diferentes para esse categoria de fornecimento de alimentação, na sua grande maioria são os microfones condensadores e microfones ativos, que utilizam esse recurso, pois eles necessitam de uma tensão para alimentar seus componentes eletrônicos internos e polarizarem a cápsula. 

Ainda que a tensão padrão para alimentação Phantom seja 48V CC, nem todos os microfones com alimentação Phantom necessitam da alimentação dos 48 volts completos, alguns utilizam 9V CC, enquanto outros podem até exigir mais do que a tensão de 48V.

Mas, não devemos nos preocupar, devido aos microfones que utilizam uma tensão menor, já terem internamente circuitos reguladores de tensão para adequar a tensão necessária para o seu circuito.

Existem diversos categorias de microfones no mercado atual, e é um número crescente, que utilizam o  recurso Phantom Power.

Microfones que utilizam Phantom Power

Os Microfones que necessitam de alimentação para funcionar, são os Microfones de condensador Eletreto com FET (Field Effect Transistor), Microfones condensadores Polarizados externamente, e microfones dinâmicos de faixa ativa. 

E além de todos os conhecidos, temos também os microfones digitais, sendo totalmente alimentados pelo Phantom Power

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui - FVM Learning!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário