FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

domingo, 23 de dezembro de 2018

Amplificador HI-FI 14W - 12V com o TDA2030

Amplificador HI-FI 14W - 12V Alta Fidelidade com o TDA2030

O TDA2030 é um circuito integrado monolítico em encapsulamento Pentawatt®, destinado a ser usado como amplificador classe AB de baixa frequência. Normalmente, fornece potência de saída de 14W (d = 0,5%) a 14V / 4Ω; a ± 14V a potência de saída garantida é de 12W com uma carga de 4Ω e 8W em um  .

O TDA2030, Fig. 1fornece uma saída de alta corrente e distorção muito baixa harmônica e cruzada. Além disso, o dispositivo incorpora um original (e patenteado) sistema de proteção contra curto-circuito um arranjo para limitar automaticamente a energia dissipada, de modo a manter o ponto de trabalho dos transistores de saída dentro de sua área segura de operação. Um sistema convencional de desligamento térmico é também incluído.

PROTEÇÃO CONTRA CURTO-CIRCUITO

O TDA2030 possui um circuito original que limita corrente dos transistores de saída. a corrente de saída máxima é uma função do tensão do emissor coletor; daí os transistores de saída trabalhar dentro de sua área de operação segura. Esta função pode, portanto, ser considerada como sendo limitação de potência de pico, em vez de simples limitação de corrente. Reduz a possibilidade de o dispositivo ser danificado durante um curto-circuito acidental na saída.

DESLIGAMENTO TÉRMICO

A presença de um circuito limitador térmico oferece a seguintes vantagens:
1. Uma sobrecarga na saída (mesmo que seja permanente), ou uma temperatura ambiente acima do limite pode ser facilmente suportado, pois o Tj não pode ser superior a 150°C.
2. O dissipador de calor pode ter um fator menor de segurança comparado com o de um circuito convencional. Não há possibilidade de danos ao dispositivo devido a alta temperatura de junção. Se por algum motivo, o a temperatura da junção aumenta até 150°C, o desligamento térmico simplesmente reduz a potência dissipação no consumo atual.
A dissipação de energia máxima permitida depende sobre o tamanho do dissipador de calor externo (ou seja, resistência térmica); esta potência é dissipável em função da temperatura ambiente para resistência térmica diferente.

Fig. 2 - Circuito Esquemático Amplificador
O circuito esquemático está na Fig. 2, é um circuito bem simples, que pode ser facilmente montado até mesmo por pessoas que não tenham experiência em montagens de circuitos.

O layout da placa está na Fig. 3, com a disposição dos componentes para facilitar a montagem.

Lista de componentes

Semicondutores
CI: TDA2030
D1/D2: 1n4002

Resistores :
R1:150KΩ
R2: 4.7KΩ
R3: 100KΩ
R4: 1Ω 1W
RA/RB: 100KΩ
Capacitores
C1: 1µF 25V Eletrolítico
C2:2.2µF 25V Eletrolítico
C3:100nF poliéster ou cerâmico
C4:22µF/25 V Eletrolítico
C5: none
C6: 220nF poliéster ou cerâmico
C7: 2200µF/ 35V
Diversos: placa de circuito impresso, dissipador de calor, caixa, fios,etc.

*O resistor RA e ou RB é um resistor de 100K Ohm com 1/4 Watt

O amplificador apresenta uma sonoridade bem satisfatória, baixa distorção.
Esse amplificador é baseado no Datasheet do mesmo no site Alldatasheet, para quem deseja mais detalhes pode consultar no site.

Para quem gosta de tutoriais em vídeo, nós postamos também o nosso projeto feito em armação flutuante, ficou bastante legal, confira no nosso canal.


Ficamos por aqui.

Muito obrigado por nos visitar.

Fique conosco, se inscreva no nosso canal do YouTube e no nosso BLOG, para continuar atento as novidades.

Abraços

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui!!! FVML!!! 

Deus vos abençoe.

Shalom

7 comentários:

  1. Achei muito interessante os vídeos sobre amplificadores... era justamente o que eu estava procurando, circuitos simples e que funcionam perfeitamente... muito obrigado! E espero que faça mais vídeos sobre circuitos de áudio, são meus preferidos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!!
      Muito obrigado.
      Estamos trabalhando sempre com audio, é o nosso preferido também.... Fica ligado, que estamos
      sempre publicando novos vídeos, e artigos sobre amplificadores de audio.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Fiz um aqui, só que achei que o som dele bem baixo, não sei se o motivo foi não ter disponível capacitor 2.2 mf e 22mf de 25 volts e ter usado uns de 50 volts, mas o som sai baixo, não excursiona nem um falante de 30watts que tenho aqui, será que o que seu errado foi o uso desse capacitor? Segui todo o tutorial do vídeo.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @FABIOMASTER
      Os capacitores, no seu caso de utilizar 2 capacitores de 50V invés de 25v, não irá influenciar em nada o seu circuito.
      Certamente deve ter algum erro na construção, verifica com cuidado o diagrama esquemático.
      E verifica as ligações dos componentes, peça a peça, a pinagem do CI com calma.
      Podes ver se o sinal de saída do seu gerador de audio está diacordo com a entrada do amplificador. e se o cabo de audio está bom, se a fonte está fornecendo a tensão 12V realmente, pode estar com defeito...
      Veja esses pequenos detalhes, que podes resolver o teu problema.
      As vezes pode acontecer de o componente também está danificado, por exemplo, comprei um CI para fazer um Amp, e ele veio com defeito. :(
      Verifica isso e nos dê o feedback.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Me inscrevi no seu canal, tenho mais uma dúvida sobre esse circuito, ele entrega 14w em 12 volts ou essa potência só em 14 volts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @FABIOMASTER
      Muito obrigado!!!
      Esse amplificador entrega 14W com 12V, mas isso depende da entrada e também da classificação ohmica do alto falante, mas garantido, o 14W é com 14V e carga de 4ohms.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Montei um amplificador desse e funcionou normalmente, mas senti falta de um pouco mais de grave e "encorpamento" do som, enfim, pode ser C.I falsos, pois fiquei sabendo que os originais não são mais fabricados, ou estou enganado?
    A minha dúvida é a seguinte, pretendo montar mais uma placa dessas pra usar em estéreo, mas não achei outro tda2030 nas lojas daqui, tenho a opção de comprar o tda2050 somente, posso por esse tda nesse circuíto ou precisarei trocar algum componente? a fonte usada é uma de notebook 20v.
    Aguardo por sua resposta se possível.
    Me inscrevi no canal pra acompanhar as dicas.
    Boas Festas e Feliz 2021.

    ResponderExcluir