FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003 + PCI

Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003 - fvml
Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003

Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003 + PCI

Olá a Todos!

No post de hoje, montaremos um amplificador de áudio, formado por duas etapas, o amplificador, que utiliza o velho e conhecido circuito integrado TDA2003, entregando 10W de potência, com uma fonte de 14,4V, e o pré-amplificador, utilizando o transistor 2N4401, com função de aumentar a sensibilidade de entrada do amplificador.

Esse tipo de arquitetura, reflete diretamente na utilização desse amplificador, já que nessa composição, tem-se a vantagem de estar utilizando o amplificador com equipamentos sensíveis como: microfones, guitarra, violão, contra-baixo, cavaquinho, como também fontes de baixa potência como; a saída de um celular, toca-disco, MP3, etc. 

Tudo isso com um circuito simples, que utiliza fonte simples, com poucos componentes envolvidos, de fácil aquisição no mercado, e com custo bastante baixo para montar. 

Características do Circuito Integrado TDA2003.

O Circuito Integrado TDA2003, é um amplificador de som de uso geral para circuitos compactos de áudio estéreo ou mono. Este CI amplificador consegue entregar na saída, alta capacidade de corrente de até 3,5 A de corrente para acionar os alto-falantes, com baixa distorção harmônica.

Ele também é dotado de proteção contra curto-circuito CC e CA entre todos os pinos e o terra, proteção de sobre-temperatura.

Tem uma tensão operacional entre 12V a 18V, mas pode lidar com altas tensões de até 28V. Isso o torna robusto para ser utilizado em projetos de áudio automotivo, caixa de retorno, caixas turbinadas de PC, home-theater, etc.

Você pode se interessar também!

Digrama Esquemático do Circuito!

A disposição do diagrama esquemático encontra-se na Figura 2 abaixo, é um circuito simples para montar, no entanto, é necessário conhecimento técnico com níveis entre básico ao avançado, se você não tem experiências em montagem, chame alguém com mais experiência para montar com você.

Diagrama Esquemático Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003 - fvml
Fig.  2 - Diagrama Esquemático Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003

Como o Circuito funciona?

Esse amplificador é formado por dois estágios destintos, o primeiro estágio pré-amplificador, que funciona no modo de emissor comum, utilizando o transistor NPN 2N4401.

O transistor Q1 recebe o sinal de entrada de áudio através do capacitor C1, utilizado como desacoplador de sinais CC, que envia o sinal de áudio na base do transistor.

O transistor amplifica o sinal de áudio, e fornece sua saída através do coletor. O coletor deste transistor é conectado ao segundo capacitor desacoplador C2, e envia esse sinal para o resistor variável POT, que controla o volume do amplificador, esse sinal é enviado para o pino 1 da entrada não inversora do CI TDA2003

O CI TDA2003 é a peça principal para o fornece de potência de saída, sendo de 10 Watts, utilizando uma fonte de alimentação monopolar, ou seja, fonte simples, de 14V, 1A com um alto-falante de
Ele tem 5 pinos, sendo os pinos 5 e 3, tensão positiva e tensão negativa respectivamente, que alimenta o TDA2003.

O sinal de áudio que vem do pré-amplificador, é recebido através da entrada não inversora pino 1, do amplificador, esse sinal é amplificado e enviado para a saída através do pino 4, que através do capacitor C5, acionará o alto-falante.

O capacitor C3 tem a função de rejeitar os sinais de ripple, quanto menor o valor, mais degradação do SVR ocorrerá.

O capacitor C4 funciona como acoplamento de carga do alto-falante, como estamos utilizando fonte monopolar, ou seja, não simétrica, ele é de extrema importância para o funcionamento do circuito, quanto maior o seu valor, ele atuará como filtro passa baixa, ou seja, ele cortará as altas frequências.

O capacitor C7, em série com o resistor R7, atuam como estabilizador de frequências, valores menores do capacitor, ou valores maiores do resistor, não são recomendados, pois causam oscilações em altas frequências.

O resistor R4 e o capacitor C5 são calculados de forma que haja estabilidade nas frequências altas e baixas. Para calcula o C5, podemos utilizar a seguinte fórmula: =1/(2 * π * B * R5). Lembrando que R4 corta as altas frequências, e valores alto para esse resistor, causa fraca atenuação nas altas frequências, e valores mais baixo, causa turbulências, instabilidades na oscilação.

O resistor R5, e o resistor R6, são os que configuram o aumento ou a diminuição da corrente de saída, são resistores que configuram o ganho da saída. Podemos calcular o resistor R5, com a seguinte fórmula: (Gv-1) * R6.

Lista de Componentes

  • Semicondutores
    • U1 .... Circuito Integrado TDA2003
    • Q1 .... Transistor NPN 2N4401
  • Resistores
    • R1 ...... Resistor 100K (marrom, preto, amarelo, dourado)  
    • R2 ...... Resistor 22K (vermelho, vermelho, laranja, dourado
    • R3 ...... Resistor 10K (marrom, preto, laranja, dourado)
    • R4 ...... Resistor 39Ω (laranja, branco, preto, dourado)
    • R5 ...... Resistor 220Ω (vermelho, vermelho, marrom, dourado
    • R6 ...... Resistor 2,2Ω (vermelho, vermelho, dourado, dourado
    • R7 ...... Resistor 1Ω (marrom, preto, dourado, dourado
    • POT ... Potenciômetro 10K

  • Capacitores
    • C1, C2 ... Capacitor eletrolítico 1μF / 50V
    • C3 .......... Capacitor eletrolítico 470μF /50V
    • C4 .......... Capacitor eletrolítico 100μF / 50V
    • C5 .......... Capacitor eletrolítico 1000μF /50V
    • C6, C7 ... Capacitor Cerâmico/Poliéster 100nF
  • Diversos
    • P1, P2, P3 ... Conector WJ2EDGVC-5.08-2P
    • Outros ......... PCI, estanho, fios, etc.

A Placa de Circuito Impresso (PCI)

Disponibilizamos os arquivos da placa de circuito impresso, como também o diagrama esquemático, em diversos formatos como PDF, GERBER e PNG. Além disso, oferecemos um link direto para download gratuito desses arquivos em um servidor seguro, "MEGA".

Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003 - fvml
Fig. 3 - Amplificador de Som de 10W, com Pré-Amplificador utilizando CI TDA2003

Link Direto Para Baixar

Para baixar os arquivos necessários para a montagem do circuito eletrônico, basta clicar no link direto disponibilizado abaixo:

Link para Baixar: Layout PCB, PDF, GERBER, JPG

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Shalom.
Deus vos Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário