FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Equalizador Passivo 3 bandas com Controle de Graves, Médios e Agudos + PCI

Equalizador Passivo 3 bandas com Controle de Graves, Médios e Agudos + PCI

No post de hoje, iremos apresentar um simples circuito Equalizador de Audio passivo de 3 bandas, com componentes simples e fácil de montar, esse circuito é nada mais nada menos que um conjunto de filtros que divide as frequências determinada pelo tipo de componentes que estamos utilizando, como o conjunto de capacitores e resistores.
Esse tipo de circuito por mais simples que se pareça, ele é um circuito muito encontrado em projetos de alta fidelidade, como as mesas de som, os caixas ativos "cubos" para guitarra, violões, teclados e contra-baixo, etc. o que difere uns dos outros, em um contexto geral são as frequências que eles estão setadas, no caso de uso para instrumentos que tem uma frequência mais baixa, como os contrabaixo. Vários marcas de cubos e mesas de som costumam utilizar esse tipo de filtro, tais marcas como a Fender, Marshal, Boggie, e esses já são bem conhecidos nosso, no mundo musical.  
Esse circuito é um circuito passivo, o que nos deixa claro que ele não impulsionam ou dão ganho algum nas frequências de grave e agudo, na verdade os potenciômetros de grave, médio e agudo, são filtros passa baixa, passa faixa e passa alta, eles apenas atenuam essas frequências, fazendo com que prevaleçam as frequências que são permitidas pelos filtros passivos desse circuito.mais medianas.

Na figura 2 logo abaixo temos o diagrama esquemático do circuito Equalizador Passivo 2 bandas com Controle de Grave, Médio e Agudo, e como podemos conferi, é um circuito bastante simples de se montar, com poucos componentes, no entanto bastante eficaz. 
Fig. 2 - Circuito Equalizador Passivo 3 bandas com Controle de Graves, Médios e Agudos

Lista de Material

  • P1 ------------------------ Potenciômetro 250KΩ
  • P2 ------------------------ Potenciômetro 1KΩ
  • P3 ------------------------ Potenciômetro 25KΩ
  • R1 ------------------------ Resistor 100kΩ
  • C1 ----------------------- Capacitor de mica 470pF
  • C2, C3 ----------------- Capacitor de mica 22nF
  • Conector 
  • Outros ------------------ Fios, Soldas, plugs e Etc.

Download:

Estamos dispondo para Download o link com os arquivos para impressão da placa de circuito impresso, são eles: Gerber, PDF layout, webp, tudo isso com link direto para o Mega.

                  E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

                  Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

                  Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

                  Forte abraço.

                  Deus vos Abençoe

                  Shalom

                  5 comentários:

                  1. a Paz meu irmao...me diz uma coisa quanto volts é a fonte pra alimentar este equalizador..e náo vejo a entrada da fonte no esquema....sou um pouco leigo mas amo esta area e acompanho e monto muitos projetos...obrigado Deus abençoe.

                    ResponderExcluir
                    Respostas
                    1. Controle passivo não precisa de fonte, esse controle só atenua ou separa as frequências ele não amplifica, somente controla

                      Excluir
                    2. Olá!!!
                      Como o @SÉRGIO ANDRADE falou.
                      Esse equailizador é passivo, não ativo, ele não precisa de fonte de alimentação, ele atenua as frequências, como um filtro de água, ele dificulta a passagem e só passa na força a água pura.
                      Nesse caso só passa a frequência regulada pelos potenciômetros, que em conjunto com os capacitores fazem esse filtro.
                      Obrigado por estar conosco!!!
                      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
                      Forte abraço.

                      Excluir
                  2. Olá Jemerson. Já estou procurando o Capacitor de mica 470nf e o Capacitor de mica 22nF a algum tempo. São dificeis de encontrar(pelo menos pra mim que sou leigo) e alguns são caríssimos.
                    Eles podem ser substituídos? Por quais? DESDE JÁ OBRIGADO POR SEU TEMPO E DISPOSIÇÃO.

                    ResponderExcluir
                    Respostas
                    1. Olá @ALCIR
                      Realmente, eles são mais difíceis de ser encontrados, mas você pode estar substituindo por capacitores de Poliéster, e a terceira opção seria de cerâmico. Sabendo que a primeira opção é a mais precisa, e a terceira opção é a menos precisa, mais funcionará com qualquer um deles.
                      Obrigado por estar conosco. Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

                      Excluir