FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Como ADICIONAR Controle de Volume em Qualquer Amplificador - 3 Tipos



Olá a Todos!!!

A algum tempo venho recebendo mensagens de muitos dos nossos inscritos, tanto aqui em nosso Blog, como os do nosso canal do YouTube, sempre com a mesma pergunta, "Como posso instalar um controle de volume no meu circuito amplificador?" E acredite, são realmente muitas pessoas solicitando isso, inclusive em um dos nossos vídeos, Circuito Mini Amplificador com 3 Transistores Batendo no SUB 600W RMS "Vamos montar!" Tivemos centenas dessas perguntas, foi então que decidimos fazer esse Post para que, de forma simplificada, possamos explicarmos o como proceder para ligar, conectar um potenciômetro para ajustar o nível de sinal "Volume", em seu circuito amplificador.

Tipos de Circuitos

A princípio iremos Montar 3 tipos de circuitos para que você possa fazer a escolha de acordo com o seu projeto, como descrito abaixo: 

  1. Circuito de Controle Mono - Com um único canal para controlar
  2. Circuito de Controle Estéreo - Um potenciômetro duplo para controlar os dois canais
  3. Circuito de Controle Estéreo - Dois potenciômetros, um para cada canal.

1. Circuito de Controle Mono

O Circuito Mono é um controle de volume com um único potenciômetro, ele é um circuito mais simples. Apesar da sua simplicidade, esse é o tipo de circuito mais utilizados até hoje em todo tipo de dispositivo eletrônico que necessite atenuar o sinal auditivo em um amplificador, e na Figura 2, já podemos visualizar a sua simplicidade.

Fig. 2 - Controle de Volume Mono Simples

Como podemos ver no diagrama esquemático, é bastante simples, só requerendo apenas de pouquíssimos componentes, e isso à depender de que tipo de aplicação você irá fazer, pois não é necessário utilizar os conectores, podendo ser soldado diretamente no circuito.

Lista de Componentes

RV1 --------------------- Potenciômetro de 47KΩ, 100KΩ ou até mesmo 200KΩ
P1, P2 ------------------ Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 2-Pinos, 5 mm
Outros ------------------ PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob, etc.

2. Circuito Estéreo - Potenciômetro Duplo

O Circuito de controle de volume Estéreo com um potenciômetro duplo, é um circuito que segue os mesmos princípios do circuito 1, com a diferença que ele faz o controle de volume síncrono, ou seja, simultâneo, dois canais estéreo simultaneamente, para melhorar o entendimento podemos acompanhar no diagrama esquemático do circuito na figura 3 abaixo com a mesma simplicidade do primeiro circuito.

Fig. 3 - Controle de Volume Estéreo Potenciômetro Duplo

Como podemos ver no diagrama esquemático, é bastante simples, só requerendo apenas de 3 componentes, e isso à depender de que tipo de aplicação você irá fazer, pois não é necessário utilizar os conectores, podendo ser soldado diretamente no circuito.

Lista de Componentes

RV1 --------------------- Potenciômetro duplo de 47KΩ, 100KΩ ou até mesmo 200KΩ
P1, P2 ------------------ Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 3-Pinos, 5 mm
Outros ------------------ PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob, etc.

Se você precisar ajustar o volume separadamente para cada um dos dois ou mais canais, então neste caso temos o Circuito 3 abaixo.

3. Circuito Estéreo - Dois Potenciômetro

O circuito 3 é tão simples quanto o Circuito 1 e Circuito 2, o mais importante é estar certo das conexões de entradas e as conexões de saídas, se for invertida, pode acontecer que na posição de volume mínimo a resistência irá baixar para o mínimo "0 ohms" formando um curto-circuito na saída da fonte do sinal para o terra, que por sua vez pode queimar o dispositivo do qual está planejado receber o sinal. Seja cuidadoso!

O Circuito de controle de volume Estéreo com dois potenciômetros, é um circuito exatamente igual ao Circuito 2, com a diferença que ele faz o controle de volume independente por canal, para melhorar o entendimento podemos acompanhar no diagrama esquemático do circuito na figura 4 abaixo com a mesma simplicidade do primeiro circuito.

Fig. 4 - Controle de Volume Estéreo com dois Potenciômetros

Lista de Componentes

RV1, RV2 -------------- Potenciômetro de 47KΩ, 100KΩ ou até mesmo 200KΩ
P1, P2 ------------------ Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 3-Pinos, 5 mm
Outros ------------------ PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob, etc.


Estamos disponibilizando o link para baixar os arquivos da placa de circuito impresso, os arquivos estão separados por pastas, para os três tipos de circuitos, basta escolher o que vai montar e mandar imprimir os arquivos; Gerber, layout PDFPNG, todos os arquivos com link direto para Mega.

Link direto para download

Clique no link abaixo para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Quaisquer dúvidas, sugestões, correções, por favor, deixe nos comentários abaixo, que em breve estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário