FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pré-amplificador de audio de alto ganho com 1 transistor + PCI

Pré-amplificador de audio, alto ganho com 1 transistor

Olá a todos!!!


Hoje nós iremos construir um Pré-Amplificador de alto ganho, considerando o seu tamanho reduzido, com pouquíssimo componentes, e de ótima qualidade, esse tipo de pré-amplificador também pode ser utilizado como um circuito ativo para instrumento musicais, tais como; violão, contrabaixo, guitarra, cavaquinho, entre outros.
Por ter seu tamanho reduzido e o consumo da bateria é bastante baixo, podemos facilmente adaptar em nossos instrumentos musicais.


No nosso esquema elétrico na figura 2, podemos observar que estamos utilizando um transistor de uso comum, BC547,  que pode ser substituído facilmente por transistores de uso comum, tais como: C458, C945, 2SC458, 2SC945 entre outros de fácil aquisição, porém se utilizarmos em instrumentos que geram muitos ruídos, devemos utilizar transistores que tenham baixo ruído e alto ganho para não ter a qualidade do som gerado prejudicada, podemos utilizar alguns transistores como: 2SC1000, 2SC2240, 2SC2458, 2SC2459, 2SC2675, 2SC3378 etc..
Temos também opções onde temos baixo ruído e alto ganho como: BC413, BC414, BC549, BC550 etc..., só devemos ficar atento as configurações dos transistores que teem as ordem dos pinos diferentes dos Transistores de Uso Comuns, BCs.

Fig. 2 - Diagrama esquemático Pré-Amplificador de alto ganho com 1 transistor

 A PCI - Placa de Circuito Impresso, está na figura 3 logo abaixo, a disposição dos componentes estão numeradas para facilitar a montagem na PCI - Placa de Circuito Impresso

Fig. 3 - Disposição placa de circuito impresso

Para quem desejar o pacote com os arquivos do: Circuito Esquemático, PCI em PDF,  e os arquivos Gerber para enviar a empresa de impressão, estaremos disponibilizando para baixar no link abaixo:




Lista de Materiais

TR1 ------------------------- Transistor NPN BC547B
P1 --------------------------- Potenciômetro Linear 10K
R1 --------------------------- Resistor 10KΩ (Marrom, Preto, Laranja)
R2 --------------------------- Resistor 2M Ω(Vermelho, Preto, Verde)
R3 --------------------------- Resistor 15KΩ (Marrom, Verde, Laranja)
R4 --------------------------- Resistor 200Ω (Vermelho, Preto, Marrom)
C1---------------------------- Capacitor Eletrolítico 4,7 à 15μF/16V (*Ver texto)
C2 --------------------------- Capacitor Poliéster 100nF
C3 --------------------------- Capacitor Eletrolítico 4,7μF/16V
C4 ----------------------------Capacitor Eletrolítico 100μF/16V
Jack 1, 2 -------------------- Jack Fêmea para plug P10 (Se utilizado)
B1 --------------------------- Borne Macho para encaixa da bateria

Funcionamento

P1 - É quem recebe o sinal de entrada em delimita de acordo com esse sinal para não gerar THD, distorção harmonica total, e limitar o volume de entrada do equipamento entre 0 à 100%
R1 - Trabalha em série com o P1, e tem a função de compensar a impedância do transistor.

C1 - Faz o acoplamento de áudio, pode ser de 4,7μF, no entanto, dependendo da utilização, você pode mudar esse valor, por exemplo: Se utilizado em instrumento musical como o Contrabaixo, você precisa de um grave poderoso, então tende-se a colocar o valor desse capacitor para mais ou menos 15μF, porém se for utilizar com um violino que tem as frequências altas como primícias por exemplo, podemos reduzir 1 μF ou menos.

R2 - Esse resistor polariza a base do transistor Q1, e foi utilizado um resistor de 1MΩ para uso de bateria com tensões de 9volts.

C2 - É um capacitor de cerâmica de 100nF, é utilizado para redução dos ruídos  e interferências.

R3 - Esse resistor recebe a alimenta da fonte e alimenta o coletor de Q1, seu valor de 10KΩ foi calculado para uma tensões de 9volts pensando em ser alimentado por uma bateria de 9V, geralmente utilizada em circuito ativo.

C3 -  Esse capacitor faz parte do acoplamento de saída de áudio, tem suas funções semelhantes ao C1.



R4 - Esse resistor é limitador de corrente de emissor do transistor, ajuda no impacto e delimita o ganho. 

C4 - Esse capacitor é um filtro contra espúrios, serve como inibidor de ruídos provenientes da fonte de alimentação, ou pela capitação de ruídos externo.

Ganho do Amplificador

O ganho desse pré-amplificador pelos nossos testes, ficou em torno de 20dB, não ha uma precisão exata, pois tudo depende dos transistor utilizado e o ganho beta dele, da alimentação, dos tipos de resistores utilizados, então mesmo utilizando os mesmos transistores o ganho é certamente diferente.


E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logo estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

5 comentários:

  1. Ola Jemerson adorei o seu projeto, parabéns, gostaria de saber se posso tirar umas dúvidas com você sobre outros pres desse tipo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Muito obrigado...
      Pode sim, fique à vontade para perguntar, se tiver em nossa capacidade e entendimento, estaremos respondendo e lhes auxiliando no que precisar.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Tenho um equalizador gradiente antigo modelo es10, o estagio diferencial dele onde entra os giradores que fazem a equalizacao é com transistores, passei para circuito integrado baseado em outro modelo da própria marca, mas nao gosteda resposta, minha pergunta é a seguinte, sera que entende na teoria o funcionamento desse circuito diferencial com transistor, se sim, gostaria de uma sugestao para melhorar ele mesmo, nesse circuito, na entrada usa um pre semelhante ao seu, porem um pouco diferente, acho que é um classe a né, usava bc 548, passei para bc 549, que é melhor, mas gostaria de ir adiante, mas falta conhecimento, se tiver a sua altura e puder ajudar ficarei muito agradecido, obrigado.

      Excluir
  2. Boa noite!gosto muito de eletronica desde meus 10 anos,agente numca sabe de nada,o dia a dia vai nos ensinando e com esses fieis amigos postando essas curiosidades nos deixa muito feliz.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Que ótimo que é de seu agrado, ficamos muitíssimo felizes, aproveita e se inscreve em nosso canal do youtube e nas nossas redes sociais.
      Forte abraço.

      Excluir