FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Como ADICIONAR Controle de Volume em Qualquer Amplificador - 3 Tipos

 Como ADICIONAR Controle de Volume em Qualquer Amplificador


Olá a Todos!!!

A algum tempo venho recebendo mensagens de muitos dos nossos inscritos, tanto aqui em nosso Blog, como os do nosso canal do YouTube, sempre com a mesma pergunta, "Como posso instalar um controle de volume no meu circuito amplificador?

E acredite, são realmente muitas pessoas solicitando isso, inclusive em um dos nossos vídeos, Circuito Mini Amplificador com 3 Transistores Batendo no SUB 600W RMS "Vamos montar!" 

Tivemos centenas dessas perguntas, foi então que decidimos fazer esse Post para que, de forma simplificada, possamos explicarmos o como proceder para ligar, conectar um potenciômetro para ajustar o nível de sinal "Volume", em seu circuito amplificador.

Você pode se interessar também!

Tipos de Circuitos

A princípio iremos Montar 3 tipos de circuitos para que você possa fazer a escolha de acordo com o seu projeto, como descrito abaixo: 

  1. Circuito de Controle Mono - Com um único canal para controlar
  2. Circuito de Controle Estéreo - Um potenciômetro duplo para controlar os dois canais
  3. Circuito de Controle Estéreo - Dois potenciômetros, um para cada canal.

1. Circuito de Controle Mono

O Circuito Mono é um controle de volume com um único potenciômetro, ele é um circuito mais simples. Apesar da sua simplicidade, esse é o tipo de circuito mais utilizados até hoje em todo tipo de dispositivo eletrônico que necessite atenuar o sinal auditivo em um amplificador, e na Figura 2, já podemos visualizar a sua simplicidade.

Fig. 2 - Controle de Volume Mono Simples

Como podemos ver no diagrama esquemático, é bastante simples, só requerendo apenas de pouquíssimos componentes, e isso à depender de que tipo de aplicação você irá fazer, pois não é necessário utilizar os conectores, podendo ser soldado diretamente no circuito.

Lista de Componentes

  • RV1 --------- Potenciômetro de 47KΩ, 100KΩ ou até mesmo 200KΩ
  • P1, P2 ------ Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 2-Pinos, 5 mm
  • Outros ------ PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob, etc.

2. Circuito Estéreo - Potenciômetro Duplo

O Circuito de controle de volume Estéreo com um potenciômetro duplo, é um circuito que segue os mesmos princípios do circuito 1, com a diferença que ele faz o controle de volume síncrono, ou seja, simultâneo, dois canais estéreo simultaneamente, para melhorar o entendimento podemos acompanhar no diagrama esquemático do circuito na figura 3 abaixo com a mesma simplicidade do primeiro circuito.

Fig. 3 - Controle de Volume Estéreo Potenciômetro Duplo

Como podemos ver no diagrama esquemático, é bastante simples, só requerendo apenas de 3 componentes, e isso à depender de que tipo de aplicação você irá fazer, pois não é necessário utilizar os conectores, podendo ser soldado diretamente no circuito.

Lista de Componentes

  • RV1 ---------- Potenciômetro duplo de 47KΩ, 100KΩ ou até mesmo 200KΩ
  • P1, P2 ------- Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 3-Pinos, 5 mm
  • Outros ------- PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob, etc.

Se você precisar ajustar o volume separadamente para cada um dos dois ou mais canais, então neste caso temos o Circuito 3 abaixo.

3. Circuito Estéreo - Dois Potenciômetro

O circuito 3 é tão simples quanto o Circuito 1 e Circuito 2, o mais importante é estar certo das conexões de entradas e as conexões de saídas, se for invertida, pode acontecer que na posição de volume mínimo a resistência irá baixar para o mínimo "0 ohms" formando um curto-circuito na saída da fonte do sinal para o terra, que por sua vez pode queimar o dispositivo do qual está planejado receber o sinal. Seja cuidadoso!

O Circuito de controle de volume Estéreo com dois potenciômetros, é um circuito exatamente igual ao Circuito 2, com a diferença que ele faz o controle de volume independente por canal, para melhorar o entendimento podemos acompanhar no diagrama esquemático do circuito na figura 4 abaixo com a mesma simplicidade do primeiro circuito.

Fig. 4 - Controle de Volume Estéreo com dois Potenciômetros

Lista de Componentes

  • RV1, RV2 ------ Potenciômetro de 47KΩ, 100KΩ ou até mesmo 200KΩ
  • P1, P2 ---------- Terminal tipo Bloco Parafusado soldável 3-Pinos, 5 mm
  • Outros ---------- PCI, Fios, Solda, Caixa, Knob, etc.


Estamos disponibilizando o link para baixar os arquivos da placa de circuito impresso, os arquivos estão separados por pastas, para os três tipos de circuitos, basta escolher o que vai montar e mandar imprimir os arquivos; Gerber, layout PDFPNG, todos os arquivos com link direto para Mega.

Link direto para baixar

Clique no link abaixo para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá @FABIOMASTER
      Muito obrigado!!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Boa noite, ficaria legal um projeto de audio mixer!

    ResponderExcluir