FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Equalizador Hi-Fi com controle de Grave, Agudo, Balanço e Volume com CI LM1036 + PCI

Equalizador Hi-Fi com controle de Grave, Agudo, Balanço e Volume com CI LM1036 - fvml
Equalizador Hi-Fi com controle de Grave, Agudo, Balanço e Volume com CI LM1036

Olá a Todos!

No post de hoje, montaremos um circuito Equalizador de Áudio Ativo com pré-amplificador interno estéreo, de Alta Qualidade com controle de Grave, Agudo, Balanço e Volume, tudo isso baseado em um único Circuito Integrado, o CI LM1036.

O circuito é bastante simples, com uma ótima qualidade de áudio, boa respostas de frequência, e melhor, é de fácil construção, tornado um circuito compreensível para todos que tenham até mesmo o conhecimento básico em eletrônica poder montar. 

O Circuito Integrado LM1036

O LM1036 é um circuito de tom controlado por CC, graves, agudos, volume e balanço, desenvolvida para sistemas de som como, caixas amplificadas, rádio, TV, som de carro de aplicações estéreo, etc.

Uma entrada de controle adicional permite que a compensação de volume seja efetuada de forma simples.

Quatro potenciômetros fornecem controle das funções de graves, agudos, balanço e volume, através de quatro potenciômetros polarizados de uma fonte regulada zener fornecida no circuito.

Alternativamente, podemos fazer aplicação para o controle das funções grave, agudo, balanço e volume, utilizando tensões CC de um sistema de controle remoto.

Cada resposta de tom é definida por um único capacitor escolhido para fornecer a característica desejada.

Características do CI LM1036

  • Ampla faixa de tensão de alimentação, 9V a 16V
  • Grande faixa de controle de volume, 75dB típico
  • Controle de tom, ±15dB típico
  • Separação de canais, 75dB típico
  • Baixa distorção, 0,06% típico para um nível de entrada de 0,3 Vrms
  • Alto sinal para ruído, 80dB típico para um nível de entrada de 0,3Vrms
  • Poucos componentes externos necessários.

Tensão do Diodo Zener

É fornecida uma tensão zener (pin17 = 5,4V) que pode ser usada para polarizar os potenciômetros de controle. Definir um nível CC de metade da tensão zener nas entradas de controle, pinos 4, 9 e 14, resulta no ganho balanceado e na condição de resposta plana.

A distribuição típica na tensão do zener é de ±100mV e isso deve ser considerado se forem usados sinais de controle que não sejam referenciados à tensão do zener. Se for esse o caso, eles precisarão ser derivados com precisão semelhante.

Compensação de Loudness

Uma simples compensação de volume pode ser efetuada aplicando uma tensão de controle CC ao pino 7. Isso opera nos estágios de controle de tom para produzir um aumento adicional limitado pelo aumento máximo definido pela banda Cb, Ct.

Não há compensação de volume quando o pino 7 está conectado ao pino 17. O pino 7 pode ser conectado ao pino 12 para fornecer a característica de volume compensado pelo volume, conforme ilustrado, sem a adição de outros componentes externos.

As configurações de tom são para resposta plana, banda Cb, Ct conforme fornecido no Circuito de Aplicação.

A modificação da característica de sonoridade é possível alterando a banda Cb dos capacitores Ct para uma resposta básica diferente ou, por uma rede de resistores entre os pinos 7 e 12 para um limiar e inclinação diferentes.

Manuseio de Sinal

A função de controle de volume do LM1036 é realizada em dois estágios, controlados pela tensão CC no pino 12, para melhorar a capacidade de manipulação de sinal e proporcionar uma redução do nível de ruído de saída com ganho reduzido. 

O primeiro estágio é antes do processamento do controle de tom e fornece uma redução inicial de ganho de 15 dB, garantindo assim que as seções de tom não sejam sobrecarregadas por grandes níveis de entrada ao operar com uma configuração de volume baixo. 

Qualquer combinação de configurações de tom e volume pode ser usada desde que o nível de saída não exceda 1 Vrms, VCC=12V (0,8Vrms, VCC=9V). 

Com ganho reduzido (<-6 dB) o estágio de entrada irá sobrecarregar se o nível de entrada exceder 1,6 Vrms, VCC=12V (1,1Vrms, VCC=9V). 

Como há controle de volume nos estágios de entrada, as entradas podem operar com uma margem de sobrecarga menor do que seria aceitável, permitindo uma possível melhora na relação sinal/ruído.

O Circuito Equalizador

Na Figura 3 abaixo temos o diagrama esquemático do circuito, o circuito usa duas entradas de áudio através dos pinos 2 19 em série com os capacitores desacopladores C1 e C2 de 1uF.

Duas saídas Esquerda e Direita através dos pinos 8 e 13, em série com os capacitores desacopladores C11 C12 de 4,7uF, e isso proporciona um circuito equalizador estéreo. 

Esquemático Equalizador Hi-Fi com controle de grave, agudo, balanço e volume com CI LM1036 - fvml
Fig. 2 - Esquemático Equalizador Hi-Fi com controle de grave, agudo, balanço e volume com CI LM1036

Lista de Componentes

  • Semicondutores
    • U1 ....... Circuito Integrado LM1036N
    • D1 ....... Diodo de uso geral 1N4007

  • Resistores
    • R1 à R4 ........ Resistor 47KΩ (amarelo, violeta, laranja, dourado
    • RV1 à RV4 ... Potenciômetro de 47KΩ

  • Capacitores
    • C1, C2 ........... Capacitor Eletrolítico 1uF / 25V
    • C3, C6 ........... Capacitor Poliéster/Cerâmico 470nF ou 0.47uF
    • C4, C7 ........... Capacitor Eletrolítico 10uF / 25V
    • C5, C8 ........... Capacitor Poliéster/Cerâmico 10nF ou 0.01uF
    • C9, C10 ......... Capacitor Eletrolítico 47uF / 25V
    • C11, C12 ...... Capacitor Eletrolítico 4.7uF / 25V
    • C13 à C16 ... Capacitor Poliéster/Cerâmico 100nF ou 0.1uF

  • Diversos
    • Chave1 .... Chave alavanca 2 Posições 3 polos 90°
    • P1.............. Conector WJ2EDGVC-5.08-2P
    • P2, P3....... Conector WJ2EDGVC-5.08-3P
    • Outros ...... PCI, estanho, fios, knobs, ferro de solda, etc.

A Placa de Circuito Impresso!

Estamos disponibilizando os arquivos contendo a PCI, como ilustrado na Figura 3 abaixo, o Diagrama Esquemático, o PDFGERBER JPG, PNG, e disponibilizando um link direto para baixar gratuito e em um link direto, “MEGA”.

PCI - Equalizador Hi-Fi com controle de grave, agudo, balanço e volume com CI LM1036 - fvml
Fig. 3 - PCI - Equalizador Hi-Fi com controle de grave, agudo, balanço e volume com CI LM1036

Link direto para baixar

Clique no link ao lado para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER, JPG

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário