FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Circuito Fonte Variável 1.25 à 35V 10 Amperes com Transistor D13007 e LM317

Fig. 1 - Circuito Fonte Variável 1.25 à 35V  10 Amperes com Transistor D13007 e LM317

Olá a Todos!!!

Todos Engenheiros, Técnicos, Hobbystas, fazedores e etc. que se presem teem componentes de sucatas em casa ou laboratório guardado, e o mais comum, são as fontes chaveadas de computador, é nela "ao menos na maioria delas" que encontramos um transistor bem conhecido dos "Fazedores", o 13007, um transistor com características voltada para chaveamento rápido, com uma boa corrente de coletor, então decidi criar esse circuito para nós fazedores nos alegramos com mais uma fonte de bancada de alta corrente.

Você pode se interessar também!

LM317 é um regulador de tensão positivo de 3 terminais ajustável capaz de fornecer uma corrente de 1,5A em uma ampla faixa de tensão de saída de 1,25 a 35 V. 

O que faremos nesse projeto, é incrementar o conjunto de dois transistores para dar um Booster no circuito e aumentar a corrente, pois o CI LM317 suporta uma corrente máxima de 1.5 Amperes, e isso para uma fonte de bancada, não seria o ideal, com uma corrente de saída baixa.

Com esse incremento, conseguimos facilmente colocar 10 Amperes com a tensão variável entre 1.25 à 37 Volts, sem qualquer problemas, requerendo apenas dois transistores NPN 13007, ou poderás utilizar o transistor 13009 que tem a corrente de coletor de 12A

O diagrama esquemático do circuito elétrico está disposto na Figura 2, que mostra a disposição de cada componente e suas conexões, que em um contexto geral, é bastante simples de se montar.

Fig 2 - Diagrama Esquemático Fonte Variável 1.25 à 35V 10A

Funcionamento

Os transistores 13007 que podem ter suas iniciais D13007, MJE13007, SDT13007 e etc... teem suas configurações setadas no modo seguidor de emissor, o que quer dizer que a tensão irá sair através dos emissores que e se igualarão à saída do CI LM317, ou seja, quando o potenciômetro do LM317 for ajustado para uma tensão específica na saída. 

Os dois transistores de potência produziriam a mesma tensão nos emissores, e como a corrente dos coletores desses transistores estão conectados formando um ponte de alta corrente, eles transformaram a corrente do LM317 que é de no máximo 1.5 Amperes, em uma alta capacidade de corrente que pode ser igual  a capacidade máxima de corrente dos transistores, bem como a especificação do transformador da fonte de alimentação.

Observações

Coloque os Transistores em um bom dissipador de calor, pois ao aplicarmos altas corrente com constância, ele esquecerão.
Lista de Material
  • CI ----------- Circuito Integrado regulador de tensão LM317
  • T1, T2 ------ Transistores de Potência D13007
  • D1, D2 ----- Diodo 1N4007
  • C1 ---------- Capacitor eletrolítico 4700 uF - 63V 
  • C2 ---------- Capacitor eletrolítico 10 uF - 63V
  • C3 ---------- Capacitor eletrolítico 47 uF - 63V
  • R1 ---------- Resistor 220 ohms - (vermelho, vermelho, marrom)
  • R2, R3 ----- Resistor 0,22 ohms - 5W – (vermelho, vermelho, ouro)
  • P1 ---------- Potenciômetro linear ou logarítmico 4,7 k ohms
  • B2, B2 ----- Bornes de encaixe 2 vias tipo soldável
  • Outros ----- Fios, Soldas e Etc.
E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aquiFVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

60 comentários:

  1. pode usar a versao de 100mA do LM317? não precisa de resistores de equalização nos emissores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LORD ALDEBARAN
      Nós não testamos com o regulador de 100mA, mas como a corrente de base do transistores é baixa acredito que ficará ok.
      Certamente o resistor de equalização nos emissores são necessários, como sugerido no final do texto no artigo..., mas, fizemos as modificações no diagrama esquemático e no texto, para não confundir nenhum dos nosso companheiros e amigos da eletrônica, ficamos muito agradecido pela sua atenção, por ter nos avisado dessa falta.
      Forte abraço.
      Obrigado por estar conosco.

      Excluir
  2. Posso colocar nesse esquema um trafo de 22 voltes por 3 amperes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CARLOS MARQUES
      Podes sim, sem problemas, quando você retificar os 22VAC, ele irá ficar em média com 31VDC.
      Só não irás ter a corrente alta, pois seu trafo só entrega 3A. Mas, funcionará perfeitamente.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. pois é, como ele nao vai ter uma corrente alta, eu poderia tirar um D13007? outra coisa osso tentar colocar um ajuste a mais para ficar um fino e um grosso? mais um detalhe, caso eu grave um video depois dela toda pronta, posso colocar no you tube com o endereço do seu site e canal que foi de onde eu tirei parte do projeto? digo isso pq pretendo colocar um lm 7812 e um 7805, uma saida so para testar leds com mais ou menos 2 vts, e ainda uma saida simetrica com 7815 e 7915,
      pode parecer ate sem logica isso tudo numa fonte dessas, mas é a primeira que vou fazer e quero que ela me de essas saidas

      Excluir
    3. Olá @CARLOS MARQUES
      Sim, você pode estar eliminando um Transistor desses para essa corrente, e pode também está retirando o Resistor de 0.22R que só tem a função de equalizar os transistores, como você não vai usar os dois, pode eliminá-lo. Ficará ótimo com ajuste fino, funcionará tranquilamente. Nós do FVML, somos uma comunidade que temos vários parceiros, e nossa primordial pretensão é expandir o conhecimento à todos, então você pode sim está colocando nosso endereço, isso até nos ajuda a expandir os nossos objetivos.
      E não parece nada sem lógica, eu tenho uma fonte aqui multiuso, que é mais ou menos assim, e utilizo bastante na criação de meus projetos.
      Forte abraço, e boa sorte.
      Qualquer coisa, estaremos à disposição.

      Excluir
    4. Bom dia meu amigo, muito obrigado por toda ajuda que vc me deu na criação da minha fonte e tbm pelo projeto que vc desenvolveu. Muito obrigado por tudo

      Excluir
    5. Olá @CARLOS MARQUES
      Por nada amigo, é um prazer lhes ajudar e tê-lo conosco.
      Forte abraço.

      Excluir
    6. Bem, eu montei o projeto, mas obs que o valor mínimo que tenho na regulagem é de 6~7 volts, e na maioria das vezes o valor fica com 10 voltes,sabe do pq isso? O máximo que ela está dando é quase 30 volts, como faço para ter tensão partir de 1,25 volts? Pensei em fazer o teste com mais um potenciômetro, será que dá certo?

      Excluir
    7. Olá @CARLOS MARQUES
      Certamente você tem alguma ligação errada, o que podes fazer é testar a saída do regulador sem os transistores de carga no próprio circuito, pois acredito que os transistores estão ligados de forma errada Base Coletor Emissor.
      Verifique isso, e depois nos informe o resultado.
      Forte abraço, e boa sorte.

      Excluir
    8. Boa tarde, então eu procurei por ligações erradas na fonte e não encontrei nenhum lugar que esteja errado.
      Mas eu olhei e lembrei que por não ter o capacitor de 4700 eu coloquei dois em série de 2200, para tentar dar um valor próximo, mas não acho que seja isso o problema, outra coisa que eu lembrei, o potenciômetro é de sucata, pode estar danificado, ontem e hoje já consegui valares entre 3 e 5 volts, acho que ele está com defeito, o que vc acha? Outra coisa poderia me falar qual o outro valor de potenciômetro para dar um ajuste mais fino?

      Excluir
    9. Olá @CARLOS MARQUES
      Se não ha problemas com as ligações, certamente deve ter problema com componentes, o Capacitor não vai dar esse problema, lembrando que em série você dobra a tensão, e em paralelo você "soma" a capacitância, troca esse potenciômetro para não ter problemas, e para fazer um ajuste fino, coloca em série um Pot de no máximo 1K, o certo é 470R.
      Boa sorte, forte abraço.

      Excluir
    10. bom dia, não sabia sobre os capacitores, se eu deixar eles da forma como esta, vai ter alguma diferença? vou fazer a troca do potenciômetro e adicionar o outro, muito obrigado, se essa varição continuar, eu n vou me importa com essa varição, acho que ela não vai me atrapalhar.

      Excluir
    11. Olá @CARLOS MARQUES
      Não irá ter problemas algum, mas, para mais estabilidade, recomendo que você coloque os capacitores em paralelo.
      Obrigado por estar conosco.
      Qualquer coisa, é só contactar.

      Excluir
  3. Boa Noite. Que tal uma fonte variável simétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @PAULO EMAR
      Sugestão anotada, fica ligado que poderemos está postando a sua sugestão.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Ótimo projeto mano me fala uma coisa por favor tenho um projeto com o lm350 meu trafo deve ter uns 6 ou 7A e o seu esquema e idêntico ao q eu tenho pergunto: posso só add os 2 transistor 13007 e seus respectivos resistores de 0.22 ao meu projeto ? Será q vai me dar uns 5A na saida ? minha ponte retificadora e de 6A forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @RICARDO
      Podes sim, só seguir o digrama esquemático disposto nesse POST, só fique atento para não confundir a pinagem do transistor.
      Abraços.

      Excluir
  5. Boa noite amigo. Tudo bem?, posso usar uma fonte atx? Ligando o amarelo com azul? Eu conseguiria uma saída de 10A 22V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber se os valores dos resistores estão corretos? Desculpe, sou meio leigo no assunto...

      Excluir
    2. Olá!!!
      A corrente do -12V, é baixa, então se você ligar o amarelo +12v com o azul -12v, irás ter 24V na saída, porém com baixíssima potência, dependendo da fonte, gira em torno de 500mA.
      Forte abraço.

      Excluir
    3. Mas os transistores D13007 não são para transformar essa baixa corrente em alta corrente?
      A corrente de saída depende da corrente de entrada?
      Não entendi Jemerson...

      Excluir
    4. Olá!!!
      Você está como ANÔNIMO.
      Não tem como identificar as suas perguntas anteriores, "está uma confusão".
      Sua questão foi: Da para usar os fios amarelo e azul para somar os 24v.
      Eu respondi, que sim, mas a corrente era pequena, cerca de 500 à 1200 mA, "depende da fonte".
      Não entendi essa dos transistores D13007.
      Se inscreve ao menos no canal, e entra com o seu nome, para que possamos acompanhar as suas questões e responder diacordo com o que você está perguntando.

      Nessa sua pergunta agora.
      Sim, a corrente de saída depende da de entrada, não tem como você exigir uma corrente de 5A na saída, se sua fonte só fornece 2A.
      Os transistores D13007 são para suportar a corrente, pois o LM317 só suporta 1.5A, então colocamos os transistores para passar por ele essa corrente mais alta, e o controle de tensão quem faz é o LM317.

      Forte abraço.

      Excluir
  6. boa noite. posso curto circuitar as pontas de saida sem queimar a fonte? tipo para procurar curtos em placas de notebooks desktopos e outros equipamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Na verdade quando você faz isso, irás ter na saída os 24V, porém essa saída de -12V, ele é de baixíssima corrente, então não terás corrente suficiente para alimentar circuito que requeiram em média mais de 500mA, "depende da fonte".
      Obrigado por estar conosco.
      Forte abraço.

      Excluir
  7. Olá!!!
    Fiz uma fonte igual a esta, como estou utilizando uma fonte de notebook (20,3V por 3,2AH), utilizei um LM317T e um transistor 13007 somente. a única coisa diferente que eu fiz foi colocar junto na mesma placa outro circuito com rele para assim que a bateria automotiva chegar em 14,4V o cortasse a carga. O Que esta´acontecendo e que o LM317 está aquecendo muito, mesmo com o dissipador de calor, mesmo testando com uma lâmpada de 12V o aquecimento dele é muito alto, isso é normal?
    OBS: O 13007 não aquece nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CLEBER
      Não é normal o LM317 esquentar enquanto o 13007 fica frio.
      Na verdade, deve ter alguma coisa que você deixou passar em relação as ligações, pois pelo seu diagnóstico da a entender que a tensão não está passando pelos transistores, confere direitinho, veja a polarização dos transistores se estão corretas e ligações.
      Forte abraço.

      Excluir
  8. Boa Noite vi acima vc falar sobre a fonte atx mas caso eu queira so ligar no 12v da fonte e fazer ela variável com alta amperagem ,sigo o mesmo esquema até pq vc fez para 37 e eu vou fazer p 12v e a amperagem da fonte em 12 volts é mais de 20 amperes..
    Outra sei que fazendo 24v na atx com o -12 vou ter no máximo 1.2a vc acha que consegue aumentar com algum diagrama ou esqueço os 24 e continuo no 12v
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ISCARIAH
      Esse módulo funciona com qualquer tensão até 37V, só lembrando que quando você alimenta ele com 12V, existe a tensão dropout que tem uma queda de aproximadamente 1,25V, isso significa que a sua saída será de 1,25 à 10,75V, ou seja 12V - 1,25V = 10,75V.
      Você pode está utilizando 2 fontes de 12V em série e conseguirás os 24V com alta corrente.
      Em nosso canal temos uma alteração que fazemos com uma fonte ATX para 24V, podes da uma passada por lá e conferir.
      Obrigado por estar conosco. Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  9. Respostas
    1. @ISCARIAH
      Por nada, disponha... Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá @UHINDSON MONTECLARO
      Muitíssimo obrigado.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  11. ola posso colocar um lm317 no final para regular a corrente, já que o potenciometro no esquema é para regular a tensão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LEANDROQUEIROZ
      Poder, podes, porém, o LM317 como regulador de corrente, irá regular somente 1,5A no máximo.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  12. Para conseguir 10A con esos dos transistores tienes que poner un disipador como un barco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola @UPIC
      Estos transisotres admiten una corriente de 9 amperios cada uno, es seguro que debe haber un buen radiador de calor para el uso constante de esta corriente.
      Pero, puede agregar más transistores si va a usar esa corriente en una mayor constancia, o puede usar los transistores 13009 que son para 12 amperios.

      Gracias por estar con nosotros !!!
      Los invito a suscribirse a nuestro canal de YouTube también, nos ayuda mucho a continuar nuestro trabajo y no les cuesta nada, ¿verdad? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Fuerte abrazo.

      Excluir
  13. Faltou a potência dos resistores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínimo 5 watts. Claro que vai depender de se achar um com a resistência indicada e a potência, mas os de cinco watts são quase padrão neste valor. E pensar que tenho um "balaio" com esses transistores e nem pensei em fazer fontes com eles.

      Excluir
    2. Olá @JOSE
      A potência dos resistores são de 1/4W só os resistores R2 e R3 que são de potência 5W, como falou o Ademir Freitas.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  14. Boa noite, poderia me explica como Eu poderia colocar um ajuste de corrente? Desde já agradeço ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Nesse projeto não tem nenhum ajuste de corrente, é necessário para um ajuste de corrente um comparador, como um amplificador operacional, ou um CI que já faça isso, temos aqui em nosso site vários esquemático que fazem a regulagem de corrente, da uma passada no menu fontes e verifica a que melhor você se adapta.
      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço

      Excluir
  15. Repliquei esse esquema no Proteus e funciona certinho. Montei e fiz várias verificações, inclusive com outras pessoas para ver se estava tudo de acordo com o esquema. Infelizmente no meu caso o LM317 regula certinho a saida dos mje1007 porém o lm317 sempre queima quando precisa de corrente maior de 1,5a. Qeimei uns 4 aqui fazendo testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifica se o eletrolítico de 4700uF tem fuga

      Excluir
    2. O LM317 não "pede" mais que 1,5A no circuito; verifica o capacitor de 4700uF e os diodos 1N4007

      Excluir
  16. Professor, como faço para limitar a corrente de saída em 5A?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CLAUDIO
      Verifica esse circuito que colocamos aqui em nosso site, ele tem proteção contra curto, e que podes calcular o resistor para limitar em 5A. O endereço é esse:
      https://www.fvml.com.br/2021/02/fonte-ajustavel-12v-37v-6a-com-protecao.html

      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço

      Excluir
  17. bom dia nesta comfiguraçao eu perco as funçoes de proteçao do lm3117.pois queria aproveitar estas proteçoes . grato Marcilio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MARCILIO
      Sim, com essa configuração ele perde a proteção, no entanto fizemos uma fonte ajustável com o LM317 com 6 Amperes ou mais, depende de quantos transistores você vai colocar, é só calcular o resistor, e tem proteção contra curto-circuito.

      O endereço é esse:
      https://www.fvml.com.br/2021/02/fonte-ajustavel-12v-37v-6a-com-protecao.html

      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço

      Excluir
  18. Respostas
    1. Olá @MARCILIO
      Sim, com essa configuração ele perde a proteção, no entanto fizemos uma fonte ajustável com o LM317 com 6 Amperes ou mais, depende de quantos transistores você vai colocar, é só calcular o resistor, e tem proteção contra curto-circuito.

      O endereço é esse:
      https://www.fvml.com.br/2021/02/fonte-ajustavel-12v-37v-6a-com-protecao.html

      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço

      Excluir
  19. Ola! Posso substituir os dois 13007 por um único transistor de corrente maior? Ou é bom ter dois transistores idênticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ANDERSON
      Se você tiver um transistor que suporte toda essa corrente sozinho, pode sim, sem problemas.
      Só fique atento a potência de dissipação total do transistor.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Olá @ADRIANO
      Pode sim, não irá ter problemas algum, só lembrando que a capacidade total da corrente de saída será a fornecida pela sua fonte.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  21. Respostas
    1. Olá @ADRIANO
      Dessa fonte ainda não, tentaremos providenciar, "tempo curto"...
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  22. Mais essa fonte funciona no luga 4700uf por 63v posso coloca de 3300uf de 50v 10uf de 63v por 10uf de 50v.e 47uf de 63v por 47uf de 50v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ADRIANO
      Pode sim, não terás problemas algum.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
      Forte abraço.

      Excluir
  23. Boa tarde Jemerson tudo bem aqui quem fala e joao machado, quero saber do senhor para aumentar o escopo da tensão desta fonte ate uns 100 volts e tambem poder regular a amperagem seria possivel? e se for como posso implementar essas alterações? minha gratidão

    ResponderExcluir