FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Circuito Fonte Variável 1.25 à 35V 10 Amperes com Transistor D13007 e LM317

Circuito Fonte Variável 1.25 à 35V  10 Amperes com Transistor D13007 e LM317

Olá a Todos!!!

Todos Engenheiros, Técnicos, Hobbystas, fazedores e etc. que se presem teem componentes de sucatas em casa ou laboratório guardado, e o mais comum, são as fontes chaveadas de computador, é nela "ao menos na maioria delas" que encontramos um transistor bem conhecido dos "Fazedores", o 13007, um transistor com características voltada para chaveamento rápido, com uma boa corrente de coletor, então decidi criar esse circuito para nós fazedores nos alegramos com mais uma fonte de bancada de alta corrente.
LM317 é um regulador de tensão positivo de 3 terminais ajustável capaz de fornecer uma corrente de 1,5A em uma ampla faixa de tensão de saída de 1,25 a 35 V. 

O que faremos nesse projeto, é incrementar o conjunto de dois transistores para dar um Booster no circuito e aumentar a corrente, pois o CI LM317 suporta uma corrente máxima de 1.5 Amperes, e isso para uma fonte de bancada, não seria o ideal, com uma corrente de saída baixa.
Com esse incremento, conseguimos facilmente colocar 10 Amperes com a tensão variável entre 1.25 à 37 Volts, sem qualquer problemas, requerendo apenas dois transistores NPN 13007, ou poderás utilizar o transistor 13009 que tem a corrente de coletor de 12A
O diagrama esquemático do circuito elétrico está disposto na Figura 2, que mostra a disposição de cada componente e suas conexões, que em um contexto geral, é bastante simples de se montar.
Fig 2 - Diagrama Esquemático Fonte Variável 1.25 à 35V 10A

Funcionamento

Os transistores 13007 que podem ter suas iniciais D13007, MJE13007, SDT13007 e etc... teem suas configurações setadas no modo seguidor de emissor, o que quer dizer que a tensão irá sair através dos emissores que e se igualarão à saída do CI LM317, ou seja, quando o potenciômetro do LM317 for ajustado para uma tensão específica na saída, os dois transistores de potência replicariam exatamente e produziriam a mesma tensão nos emissores, e como a corrente dos coletores desses transistores estão conectados formando um ponte de alta corrente, eles transformaram a tensão do LM317 corrente do CI que é no máximo 1.5 Amperes, em uma alta capacidade de corrente que pode ser igual a a capacidade máxima de transmissão de corrente dos transistores, bem como a especificação da fonte de alimentação.

Observações

Coloque os Transistores em um bom dissipador de calor, pois ao aplicarmos altas corrente com constância, ele esquecerão.
Lista de Material
  • CI -------------------- Circuito Integrado regulador de tensão LM317
  • T1, T2 --------------- Transistores de Potência D13007
  • D1, D2 --------------- Diodo 1N4007
  • C1 -------------------- Capacitor eletrolítico 4700 uF - 63V 
  • C2 -------------------- Capacitor eletrolítico 10 uF - 63V
  • C3 -------------------- Capacitor eletrolítico 47 uF - 63V
  • R1 -------------------- Resistor 220 ohms - (vermelho, vermelho, marrom)
  • R2, R3 ----------------Resistor 0,22 ohms - 5W – (vermelho, vermelho, ouro)
  • P1 --------------------- Potenciômetro linear ou logarítmico 4,7 k ohms
  • B2, B2 --------------- Bornes de encaixe 2 vias tipo soldável
  • Outros ---------------- Fios, Soldas e Etc.
E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aquiFVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom


14 comentários:

  1. pode usar a versao de 100mA do LM317? não precisa de resistores de equalização nos emissores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @LORD ALDEBARAN
      Nós não testamos com o regulador de 100mA, mas como a corrente de base do transistores é baixa acredito que ficará ok.
      Certamente o resistor de equalização nos emissores são necessários, como sugerido no final do texto no artigo..., mas, fizemos as modificações no diagrama esquemático e no texto, para não confundir nenhum dos nosso companheiros e amigos da eletrônica, ficamos muito agradecido pela sua atenção, por ter nos avisado dessa falta.
      Forte abraço.
      Obrigado por estar conosco.

      Excluir
  2. Posso colocar nesse esquema um trafo de 22 voltes por 3 amperes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CARLOS MARQUES
      Podes sim, sem problemas, quando você retificar os 22VAC, ele irá ficar em média com 31VDC.
      Só não irás ter a corrente alta, pois seu trafo só entrega 3A. Mas, funcionará perfeitamente.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. pois é, como ele nao vai ter uma corrente alta, eu poderia tirar um D13007? outra coisa osso tentar colocar um ajuste a mais para ficar um fino e um grosso? mais um detalhe, caso eu grave um video depois dela toda pronta, posso colocar no you tube com o endereço do seu site e canal que foi de onde eu tirei parte do projeto? digo isso pq pretendo colocar um lm 7812 e um 7805, uma saida so para testar leds com mais ou menos 2 vts, e ainda uma saida simetrica com 7815 e 7915,
      pode parecer ate sem logica isso tudo numa fonte dessas, mas é a primeira que vou fazer e quero que ela me de essas saidas

      Excluir
    3. Olá @CARLOS MARQUES
      Sim, você pode estar eliminando um Transistor desses para essa corrente, e pode também está retirando o Resistor de 0.22R que só tem a função de equalizar os transistores, como você não vai usar os dois, pode eliminá-lo. Ficará ótimo com ajuste fino, funcionará tranquilamente. Nós do FVML, somos uma comunidade que temos vários parceiros, e nossa primordial pretensão é expandir o conhecimento à todos, então você pode sim está colocando nosso endereço, isso até nos ajuda a expandir os nossos objetivos.
      E não parece nada sem lógica, eu tenho uma fonte aqui multiuso, que é mais ou menos assim, e utilizo bastante na criação de meus projetos.
      Forte abraço, e boa sorte.
      Qualquer coisa, estaremos à disposição.

      Excluir
    4. Bom dia meu amigo, muito obrigado por toda ajuda que vc me deu na criação da minha fonte e tbm pelo projeto que vc desenvolveu. Muito obrigado por tudo

      Excluir
    5. Olá @CARLOS MARQUES
      Por nada amigo, é um prazer lhes ajudar e tê-lo conosco.
      Forte abraço.

      Excluir
    6. Bem, eu montei o projeto, mas obs que o valor mínimo que tenho na regulagem é de 6~7 volts, e na maioria das vezes o valor fica com 10 voltes,sabe do pq isso? O máximo que ela está dando é quase 30 volts, como faço para ter tensão partir de 1,25 volts? Pensei em fazer o teste com mais um potenciômetro, será que dá certo?

      Excluir
    7. Olá @CARLOS MARQUES
      Certamente você tem alguma ligação errada, o que podes fazer é testar a saída do regulador sem os transistores de carga no próprio circuito, pois acredito que os transistores estão ligados de forma errada Base Coletor Emissor.
      Verifique isso, e depois nos informe o resultado.
      Forte abraço, e boa sorte.

      Excluir
    8. Boa tarde, então eu procurei por ligações erradas na fonte e não encontrei nenhum lugar que esteja errado.
      Mas eu olhei e lembrei que por não ter o capacitor de 4700 eu coloquei dois em série de 2200, para tentar dar um valor próximo, mas não acho que seja isso o problema, outra coisa que eu lembrei, o potenciômetro é de sucata, pode estar danificado, ontem e hoje já consegui valares entre 3 e 5 volts, acho que ele está com defeito, o que vc acha? Outra coisa poderia me falar qual o outro valor de potenciômetro para dar um ajuste mais fino?

      Excluir
    9. Olá @CARLOS MARQUES
      Se não ha problemas com as ligações, certamente deve ter problema com componentes, o Capacitor não vai dar esse problema, lembrando que em série você dobra a tensão, e em paralelo você "soma" a capacitância, troca esse potenciômetro para não ter problemas, e para fazer um ajuste fino, coloca em série um Pot de no máximo 1K, o certo é 470R.
      Boa sorte, forte abraço.

      Excluir
    10. bom dia, não sabia sobre os capacitores, se eu deixar eles da forma como esta, vai ter alguma diferença? vou fazer a troca do potenciômetro e adicionar o outro, muito obrigado, se essa varição continuar, eu n vou me importa com essa varição, acho que ela não vai me atrapalhar.

      Excluir
    11. Olá @CARLOS MARQUES
      Não irá ter problemas algum, mas, para mais estabilidade, recomendo que você coloque os capacitores em paralelo.
      Obrigado por estar conosco.
      Qualquer coisa, é só contactar.

      Excluir