FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Sensor de Tensão AC 110/220V para Arduíno, ESP32, ESP8266, PIC

Sensor de Tensão AC 110/220V para Arduíno, ESP32, ESP8266, PIC, etc.

Olá a Todos!!!

No post de hoje, iremos montar um simples, sensor que monitora se ha tensão na entrada do mesmo, sendo um ótimo circuito para se fazer uma automação por falta de energia, ou para quem tem um gerador e não sabe se a tensão está no gerador ou na rede energética, ou qualquer outra aplicação que você necessitar. O circuito utiliza componentes discretos, o que nos facilita bastante para montarmos o nosso. 

Como funciona o Circuito

O funcionamento do circuito é bastante simples, quando aplicamos uma tensão na entrada do módulo sensor, a tensão trafega através do resistor R1, que é um resistor que serve para limitar a corrente no fotodiodo, que acenderá, e fará com que o Fototransistor que é sensível a luz, se polarize, fazendo com que a tensão aplicada no coletor, trafegue para a saída través do emissor do Fototransistor, esse tensão será uma tensão pulsada de acordo com a frequência da tensão de sua rede, no nosso caso é 60hz, por esse motivo, temos um capacitor que serve como filtro para que quando a tensão estiver em 0V o capacitor mantém essa tensão, deixando ao máximo a saída o mais linear possível, como em uma fonte de alimentação.

O circuito

O circuito é bem simples utiliza apenas 4 componentes eletrônicos, é de fácil montagem, no entanto, tome muita atenção, pois é um circuito que trabalha com tensão de rede de energia viva 110 ou 220V, TOME MUITO CUIDADO!!! Não nos responsabilizamos por qualquer montagem errada. Seja consciente, não brinque com energia. Na figura 2 podemos ver o  diagrama esquemático do circuito Sensor de tensão AC110/220V.

Fig. 2 - Circuito Esquemático do Sensor de Tensão AC 110/220V para Microcontroladores

Lista de Material

  • U1 ----------------- Optoacoplador 4N25
  • R1 ----------------- Resistor 1/8w 220K 
  • C1 ----------------- Capacitor eletrolítico 100uF - 16V 
  • RP1---------------- Potenciômetro 10KΩ
  • P1------------------ Conector tipo terminal parafusado 5mm 2 Pinos
  • P2 ----------------- Conector tipo terminal parafusado 5mm 3 Pinos
  • Outros ------------ Fios, Soldas, bateria, placa de circuit impresso, etc.

PCI - Arquivos para baixar

Estamos dispondo para Transferência os materiais necessários para quem deseja montar com a PCI - Placa de Circuito Impresso, os arquivos em PNG, PDF e arquivos GERBER para quem deseja enviar para impressão.
Fig. 3 - PCI Sensor de Tensão AC 110/220V para Microcontroladores

Transferir:

Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui - FVM Learning!
Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário