FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sexta-feira, 15 de março de 2019

Construindo Teste da Lâmpada em Série Comutável de 50 à 650W

Construindo Teste da Lâmpada em Série Comutável de 50 a 650W

Olá a todos!!!

Hoje nós iremos construir o famoso, simples, porém necessário em uma bancada de Eletrônica/Elétrica, o TLSC - Teste da Lâmpada em Série Comutável. Quem nunca explodiu nem que seja um fusível em uma bancada de teste, não é mesmo???

O nosso TLSC tem um range de potência que varia de acordo com o tipo de Lâmpada que você colocar, o nosso foi projetado para atuar na sua simplicidade de 50 à 650W de potência em 220V, que para uma teste de bancada é muito mais que suficiente.

Essa potência tem ainda a vantagem de ser selecionável, pois acoplamos ao sistema quatro chaves para fazer a seleção da potência necessária, que podemos comutar entre elas para gerar as saídas na potência desejada.

Os materiais que utilizamos forma materiais de simples aquisição, em nosso caso foi o que temos dispostos em nosso laboratório, com exceção das Lâmpadas e os Soquetes delas que tivemos que comprar, os demais foram no improviso.

Fizemos o esquemático elétrico para facilitar na construção, pois dependendo da configuração que você irá utilizar, poderá facilitar em muito a sua construção.

Segue abaixo a lista de componentes que utilizamos, vale lembrar que em nosso projeto utilizamos essa lista, fica a seu critério se irais utilizar todos os componentes, pois alguns deles não são componentes críticos o que venha fazer diferença no projeto.

Por exemplo, não colocamos o cabo de força direto no TLSC, colocamos com uma tomada de força tripolar Macho, que é aquelas que utilizamos na entrada da fonte de PC, e isso é somente estética.

Lista de componentes:

1 - Lâmpada Halógena 220V 50W
1 - Lâmpada Halógena 220V 100W
Fig 2 - Lista de componentes
Fig 2 - Lista de componentes
1 - Lâmpada Halógena 220V 200W
1 - Lâmpada Halógena 220V 300W
4 - Soquete para Lâmpada Halógena
4 - Chaves Gangorra 2 Terminais L/D, mínimo 3 Amperes 220V
1 - Chaves Gangorra 4 Terminais L/D - "Ver Texto"
1 - Tomada Sobreposta Padrão brasileiro 2P+T
1 - Tomada De Força Tripolar Macho
1 - Cabo de Força Tripolar 
1 - Caixa plástica a gosto
1 - Pedaço de madeira para suporte
1 - Pedaços de fios, solda, fita isolante etc.

A chave geral, consiste em uma chave do tipo combinada, pelo qual é uma chave liga desliga normal, porém ela funciona como um disjuntor, ou seja, ela tem proteção de sobrecorrente, isso ajuda para quando o equipamento entra em curto-circuito e você tiver ligado direto na rede, ele desarma.

No nosso caso tínhamos essa chave em nosso laboratório, mas você pode colocar uma chave de uso geral de 4 Terminais. É altamente recomendável você colocar a de 4 terminai para sua segurança, quando você desligar a chave, você vai ter certeza de que os dois fios estarão desligado, evitando assim choques elétricos e descargas.

Pois bem, vamos ao processo de montagem do nosso TLSC.

Montagem TLSC

Na Figura 3 abaixo temos o esquemático "grosseiro" só para seguirmos com mais clareza e não cometermos erros desnecessários.

Fig 3 - Diagrama esquemático do TLSC

Como podemos ver no esquemático, não coloquei a chave que dá a possibilidade de ligarmos direto na rede sem a série, como fiz no outro TLSC que tenho em minha bancada, ele tem o sistema em série, e quando tenho certeza que o circuito não está em curto, aciono outra chave para deixar direto na rede, passando pela chave geral "Disjuntor" é claro :).

Você também pode colocar Leds para indicar que tem energia disponível na sua TLSC e também para indicar que está direto na rede ou está em série, como sugerido na Figura 4 abaixo, em linha traçado vermelho.

Fig 4 - Diagrama esquemático do TLSC com chave de ligação direta na rede.

Essa chave ligada como na configuração ilustrada na imagem, faz com que todo o circuito de série, seja conectado direto, isso significa que não passará pela série, porém ficará com a proteção do disjuntor, se você não usa uma chave disjuntor, pode colocar ao menos uma proteção como um fusível em série.

O primeiro passo é fazermos as preparações dos materiais, no nosso caso, vamos fazer os furos das chaves na caixinha que achamos para podermos encaixar as chaves e o disjuntor.


Depois de ter feito os furos, coloquemos as chaves para ver se se encaixam normalmente. 


Depois vamos fazer o rasgo maior na caixa plástica, que servirá para abrigar a chave disjuntor


Vamos encaixar, e tudo certo.



Fazemos "Por opção, não é necessário" um furo na parte de traz da caixa e iremos colocar uma tomada receptora macho para receber o cabo de força que vem da rede elétrica.

Faremos os furos onde serão posicionadas as lâmpadas, e colocamos os quatros Soquetes para Lâmpada Halógena.

Marcaremos e faremos os furos para encaixar a Tomada Sobreposta no pedaço de madeira e faremos também um furo na parte central da Tomada para poder passar a fiação, pois iremos passar os fios por baixo da madeira.


Façamos as soldagens seguindo o esquemático disponível logo no início do Artigo, coloquemos a chave disjuntor.

Soldemos os fios que vem dos soquetes, cada fio do soquete irá ser soldados juntos, e sobrará 4 fios, com 1 de todos juntos serão 5 conexões.

Solde todos os fios seguindo atentamente os esquemáticos dado nesse Artigo, as chaves independentes em série com os soquetes e conectado a chave geral.

No final ficará assim como na imagem abaixo, façamos um curto-circuito proposital no nosso TLSC, com ajuda de dois fios fechando a tomada de saída.

Atenção, tomem muito cuidado, use uma extensão com proteção de fusível, para não derrubar a rede se algo tiver errado, tomem muito cuidado, pois estamos trabalhando com tensão elétrica direto da rede, qualquer vacilo, pode-se MORRER.

Faça tudo com cautela e cuidado, seguindo o esquemático com atenção, no final revise, faça um teste com um multímetro para ver se não tem curto na entrada, faça o teste de continuidade ligando na entrada de tensão "cabo de força" o multímetro e comesse a ligar o disjuntor "chave geral" depois ligue cada chave independente, não pode ter continuidade, só se fechar a saída "Tomada Sobreposta".

Depois de testar tudo com o multímetro, vamos fazer o teste de curto-circuito, fechando a saída "Tomada Sobreposta".

Testamos a chave 1 - 50W de Potência
A lâmpada 1 acende = 50W

Testamos a chave 2 - 100W de Potência
A lâmpada 1 e 2 se acendem = 50 + 100 = 150W

Testamos a chave 3 - 200W de Potência
A lâmpada 1, 2 e 3 se acendem - 50 + 100 + 200 = 350W

Testamos a chave 4 - 300W de Potência
A lâmpada 1, 2, 3 e 4 se acendem - 50 + 100 + 200 + 300 = 650W

Podemos fazer a comutação selecionando a chave correta de 50 à 650W de Potência total, e isso é ótimo pois com um TLSC de pequeno porte e com essa potência em nossa bancada, podemos trabalhar tecnicamente com a maioria dos equipamentos eletrônicos.

Sendo assim, tudo perfeitamente concluído! Em nosso canal do YouTube temos esse vídeo, detalhado para você. Confere lá!!!


E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 


Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário