FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Tabela de Resistores - Leitura de Resistores 4, 5 e 6 Bandas - Faixa - Cores!

Tabela de Resistores - Leitura de Resistores 4, 5 e 6 Bandas - Faixa - Cores

Esta tabela ajudará você a gerenciar o código de cores do resistor, pois é fundamental saber o valor da resistência que trabalharemos em nossos projetos. 

Para quem deseja mais praticidade e agilidade, pode utilizar a nossa Calculadora Online de código de resistores de 4, 5 e 6 Faixas, clicando no link abaixo:

Abaixo temos a imagem da tabela de cores para leitura dos resistores e fizemos um pequeno tutorial para auxiliá-lo com a leitura dos tipos de resistores de 4, 5 e 6 Bandas.

Fig. 1 - Tabela de Resistores - Leitura de Resistores 4, 5 e 6 Bandas - Faixa - Cores

Então, vamos começar!

Os resistores estão disponíveis em uma faixa de diferentes valores de resistência, de frações de um Ohm (Ω) a milhões de Ohms.

Valores de resistência, tolerância e potência são geralmente impressos no corpo do resistor como números ou letras quando o corpo do resistor é grande o suficiente para ler a impressão, como resistores de grande potência.

Geralmente, quando o resistor é pequeno, como um tipo de filme ou carbono de 1/4 W, essas especificações serão codificadas por cores. Essas bandas pintadas coloridas produzem um sistema de identificação geralmente conhecido como Código de Cores do Resistor.

Um esquema internacional de códigos de cores de resistores foi desenvolvido há muitos anos como uma maneira simples e rápida de identificar o valor ôhmico de um resistor, independentemente de seu tamanho ou condição. 

Consiste em um conjunto de anéis ou bandas coloridas individuais na ordem espectral representando cada dígito do valor dos resistores.

As marcações do código de cores do resistor são sempre lidas uma banda de cada vez, começando da esquerda para a direita, com a faixa de tolerância de maior largura orientada para o lado direito, indicando sua tolerância.

Ao combinar a cor da primeira banda com o seu número associado na coluna de dígitos do primeiro dígito é identificado e isso representa o primeiro dígito do valor da resistência.

CÓDIGO DE COR DA RESISTÊNCIA DE TRÊS-FAIXAS

O uso do código de cores de três bandas é muito raro.
  • A primeira faixa que corresponde à extremidade esquerda representa o dígito mais significativo da resistência.
  • A segunda faixa representa o segundo dígito mais significativo.
  • A terceira faixa representa o poder de 10 elevado à cor correspondente e multiplicado pelo número obtido da primeira e segunda bandas.
A tolerância para resistores de três bandas é geralmente de 20%.

Por exemplo: 

Se as cores na resistência estiverem na ordem de Verde, Azul e Vermelho à esquerda, a resistência pode ser calculada como 56 × 102 ± 20%. Isto é 5.6 K ± 20%, isso significa que o valor da resistência está na região de 4480Ω a 6720Ω.

CÓDIGO DE COR DA RESISTÊNCIA DE QUATRO-BANDAS

Este código de cores de quatro bandas é a representação mais comum em resistores.
  • A primeira faixa que corresponde à extremidade esquerda representa o dígito mais significativo da resistência.
  • A segunda faixa representa o segundo dígito mais significativo.
  • A terceira faixa representa o poder de 10 elevado à cor correspondente e multiplicado pelo número obtido da primeira e segunda bandas.
  • A quarta faixa representa tolerância.

Há uma lacuna significativa entre a terceira e quarta banda, essa lacuna ajuda a identificar a direção da leitura.

Quatro bandas:

Por exemplo: Se as cores em uma resistência de quatro bandas estiverem na ordem Verde, Preto, Vermelho e Amarelo, o valor da resistência será calculado como 50 x 102 ± 2% = 5k ± 2%.

CÓDIGO DE COR DE RESISTÊNCIA DE CINCO-BANDAS

Os resistores de alta precisão têm uma banda adicional em que é usada para indicar o terceiro valor significativo da resistência. O resto das bandas indica os mesmos parâmetros que o código de cores de quatro bandas.

  • A primeira faixa que corresponde à extremidade esquerda representa o dígito mais significativo da resistência.
  • A segunda faixa representa o segundo dígito mais significativo.
  • A terceira faixa representa o terceiro dígito mais significativo.
  • A quarta faixa representa o poder de 10 elevado à cor correspondente e multiplicado pelo número obtido da primeira, segunda e terceira bandas.
  • A quinta faixa representa tolerância.

Uma exceção é quando a quarta banda é cor de ouro ou prata, neste caso, às duas primeiras faixas indicam os dois dígitos mais significativos da resistência, a terceira faixa é usada para indicar o multiplicador, a quarta faixa é utilizada para especificar a tolerância e a quinta faixa é usada para indicar o coeficiente de temperatura com unidades de ppm / K.

Por exemplo: 

Se as cores de uma resistência de cinco bandas são na ordem vermelho, azul, preto, laranja e cinzento, em seguida, o valor da resistência é calculada como 260 x 103 = 260 KQ ± 0,05 ± 0,05%.

CÓDIGO DE COR DE RESISTÊNCIA DE SEIS-BANDAS

No caso de resistores de alta precisão, existe uma banda adicional para indicar o coeficiente de temperatura.

A primeira banda que corresponde à extremidade esquerda representa o dígito mais significativo da resistência.

  • A segunda faixa representa o segundo dígito mais significativo.
  • A terceira faixa representa o terceiro dígito mais significativo.
  • A quarta faixa representa o poder de 10 elevado à cor correspondente e multiplicado pelo número obtido da primeira, segunda e terceira bandas.
  • A quinta faixa representa tolerância.
  • A sexta faixa representa o coeficiente de temperatura.

A cor mais comum utilizada para a sexta banda é preto, que representa 100 ppm / K, isto indica que, para uma mudança de 100 °C na temperatura, pode ter uma variação de 0,1% no valor da resistência. Em geral, a sexta banda representa o coeficiente de temperatura. Mas, em alguns casos, isso pode representar a confiabilidade e a taxa de falhas.

Por exemplo: Se as cores em uma resistência de seis bandas estão na ordem, laranja, verde, branco, azul, ouro e preto, então a resistência é calculada como 359 × 106 ± 5% 100 ppm / K = 359MΩ ± 5% 100 ppm / K.

📢 Teste seu Conhecimento sobre Resistores! 🧪

Após ler este artigo completo sobre resistores, convidamos você a participar de nossa lista de exercícios online gratuitos. Através dela, você poderá consolidar e aplicar seu conhecimento adquirido.

Não perca tempo! Fortaleça suas habilidades e ganhe confiança na área. Clique no link abaixo para iniciar sua jornada de aprendizado:

Lista completa com todos os assuntos:

Desafie-se e alcance a excelência no mundo dos resistores. Compartilhe seu progresso conosco e faça parte de uma comunidade apaixonada por conhecimento.

Boa sorte e divirta-se!

E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

4 comentários:

  1. Olá @HAMID RAZA27

    Obrigado por estar conosco.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Agora como saberei qual lado começar a ler?
    na imagem fica fácil, está fixo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você deve iniciar a leitura sempre da extremidade para o centro, onde a quarta faixa fica disposta mais afastada das outras ou mais larga. para um resistor com quatro faixas, a quarta deve ser prateada ou dourada.

      Excluir