FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sábado, 15 de dezembro de 2018

Exercício 16.1 - Eletrônica Básica - Circuitos Série e Paralelo

Eletrônica Básica - Exercício - N° 16.1

Esse exercício abrange diferentes aspectos relacionados a Circuitos em Série e Paralelo. É uma ótima oportunidade para expandir seu conhecimento e aprimorar sua compreensão sobre essa matéria essencial em cursos de engenharias, provas do Enem, curso técnico, preparatórios para concursos, etc.

Circuitos Simples - Circuitos Série e Paralelo

1. (FGV-SP) A figura seguinte representa um trecho de circuito elétrico. A diferença de potencial entre os pontos A e B é 12 V. Pode-se afirmar que os valores de i e R são, respectivamente:
2. (Cambridge) O que acontece à corrente total em um circuito paralelo quando um resistor é adicionado?
A corrente dependerá do resistor adicionado
3. (UFMG) A figura ilustra a forma como três lâmpadas estão ligadas a uma tomada. A corrente elétrica no ponto A do fio é iA, e no ponto B é iB. Em um determinado instante, a lâmpada L2 se queima. Pode-se afirmar que:
4. (Yale) Em um circuito paralelo, se um componente falhar, o que acontece ao circuito?
5. (Princeton) Um resistor ôhmico de resistência elétrica igual a 2,0 Ω é atravessado por uma corrente elétrica de 1,5 A. Determine a quantidade de energia elétrica dissipada por esse resistor a cada segundo.
6. (UFMG–2010) Um professor pediu a seus alunos que ligassem uma lâmpada a uma pilha com um pedaço de fio de cobre. Nestas figuras, estão representadas as montagens feitas por quatro estudantes:
Considerando-se essas quatro ligações, é CORRETO afirmar que a lâmpada vai acender apenas:
7. (USP) Em um circuito em série, como a corrente se comporta em relação aos componentes?
8. (University of Oxford) A figura seguinte representa um trecho de circuito elétrico. O circuito em série com resistores de valores 10Ω, 20Ω e 30Ω, qual é a resistência total?
9. (UFSC) Um resistor de 10 Ω é ligado a uma fonte de tensão de 5V. Qual é a potência dissipada pelo resistor?
10. (University of California, Berkeley) Em um circuito elétrico, se a potência é constante, o que acontece com a corrente se a tensão for dobrada?

Próximo Exercício

Exercícios Anteriores

Prof. Eng. Jemerson Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário