FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sábado, 15 de dezembro de 2018

Exercício 22.1 - Análise de Circuitos - Associação de Resistores em Série

Eletrônica Básica - Exercício - N° 22.1

Esse exercício é baseado no Artigo Informativo sobre Associação de Resistores em Série, que você pode encontrar no link abaixo:

Essa lista de exercício abrange diferentes aspectos da Associação de Resistores em Série, tais como cálculos de Resistencia Equivalente, Corrente, até a Potência Dissipada em um Resistor. É uma ótima oportunidade para expandir seu conhecimento e aprimorar sua compreensão sobre associação de resistores.

Análise de Circuitos - Associação de Resistores em Série:

1. (UFSP) Considere uma associação em série de três resistores com valores de 2 Ω, 4 Ω e 6 Ω. Qual é a resistência equivalente dessa associação?
2. (UFRJ) Em uma associação em série de resistores, a corrente que passa por todos os resistores é de 5 A. Se a resistência total é de 15 Ω, qual é a tens aplicada?
3. (IFSP) Um circuito possui três resistores em série com valores de 3 Ω, 6 Ω e 9 Ω. Qual é a corrente que passa pelo circuito se a tensão aplicada é de 18 V?
4. (UNESP) Em uma associação em série de dois resistores, a resistência equivalente é de 10 Ω. Se um dos resistores tem valor de 4 Ω, qual é o valor do outro resistor?
5. (UFMG) Um circuito possui quatro resistores em série com valores de 1 Ω, 2 Ω, 3 Ω e 4 Ω. Qual é a tensão aplicada se a corrente que passa pelo circuito é de 2 A?
6. (Mackenzie-SP) Para que as associações de resistores a seguir tenham a mesma resistência equivalente, o resistor R deve valer:
7. (UFPR) Um circuito possui dois resistores em série com valores de 5 Ω e 10 Ω. Qual é a corrente que passa pelo circuito se a tensão aplicada é de 30 V.
8. (UERJ) Em uma associação em série de quatro resistores, a resistência equivalente é de 24 Ω. Se três dos resistores têm valores de 3 Ω, 5 Ω e 7 Ω, qual é o valor do quarto resistor?
9. (UFSC) Um circuito possui três resistores em série com valores de 8 Ω, 12 Ω e 20 Ω. Qual é a tensão aplicada se a corrente que passa pelo circuito é de 4 A?
10. (UNICAMP) Em uma associação em série de dois resistores, a resistência equivalente é de 14 Ω. Se um dos resistores valor de 6 Ω, qual é o valor do outro resistor?

Exercícios Anteriores

Prof. Eng. Jemerson Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário