FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Guia Completo: Como Montar Cabos de Áudio Profissional (XLR, P10, RCA) Passo a Passo

Olá a Todos!!!

Você já enfrentou problemas com cabos de áudio incompatíveis ou pagou caro por equipamentos que poderia montar sozinho? Neste guia completo, você vai aprender como montar seus próprios cabos profissionais para mesas de som, microfones, instrumentos musicais, som de igreja, estúdios e muito mais.

Com diagramas exclusivos e instruções detalhadas, você vai dominar conexões como XLR, P10, RCA e cabos balanceados, economizando dinheiro e personalizando suas configurações de áudio de forma prática e segura.

Além dos cabos tradicionais, existem conexões mais complexas, como o conector combinado Neutrik NCJ6FI-S, que exige atenção especial na montagem. Se você quer aprender a fazer a ligação correta desse plugue híbrido XLR/P10 fêmea, confira nosso post completo com o esquemático detalhado:

🛠️ Vamos Colocar a Mão na Massa?

Começaremos com os cabos mais comuns e indispensáveis no dia a dia de músicos e técnicos de áudio. Depois, avançaremos para opções mais específicas e complexas.

1° Cabo P10 Mono (P10 Macho → P10 Macho) — Uso com Instrumentos Musicais

O cabo P10 mono é um dos conectores mais utilizados no universo do áudio. Ele possui dois contatos (ponta e corpo) e é considerado não balanceado. Sua função principal é ligar instrumentos musicais como guitarra, contrabaixo e teclado a uma mesa de som, amplificador ou interface de áudio.

No contexto de shows e gravações, esse cabo leva o sinal do instrumento até o sistema de som principal (PAPublic Address, ou sistema de reforço sonoro).

📊 Figura 1 – Diagrama do cabo P10 Mono (Macho → Macho)

Diagrama Conector Mono P10 Macho para P10 Macho - fvml
Fig. 1- Diagrama Conector Mono P10 Macho para P10 Macho

💡 Dica prática: utilize cabos P10 de boa qualidade, com soldagem firme e conectores robustos, para evitar ruídos indesejados.

🗣️ E você? Já utiliza cabos P10 em seus instrumentos? Conte nos comentários sua principal aplicação (estúdio, igreja, palco ou ensaio).

2° Cabo P10 Estéreo (TRS) → 2× P10 Mono — Uso em Inserts de Mesa de Som

O cabo P10 estéreo TRS (Tip, Ring, Sleeve) possui três contatos. Ele pode ser usado como balanceado ou para transportar dois sinais mono separados.

Nas mesas de som, esse cabo é essencial em conexões de insert, que permitem enviar o sinal a um processador externo (compressor, equalizador, efeito) e retornar ao mesmo canal.

📊 Figura 2 – Diagrama do cabo P10 TRS para 2× P10 mono

Diagrama Conector Estéreo P10 Macho para dois Conector Mono P10 Macho - fvml
Fig. 2- Diagrama Conector Estéreo P10 Macho para dois Conector Mono P10 Macho

💡 Dica prática: identifique com etiquetas ou cores os conectores de envio (send) e retorno (return) para evitar inversões durante apresentações ao vivo.

🗣️ Você já utilizou inserts em sua mesa de som? Compartilhe nos comentários qual equipamento externo costuma usar!

3° Cabo XLR Fêmea → 2× P10 Mono — Uso em Saídas Balanceadas

O cabo XLR fêmea para dois P10 mono conecta equipamentos com saída balanceada (como mixers e interfaces de áudio) a entradas não balanceadas (como amplificadores estéreo).

O conector XLR possui três pinos:

  • Pino 1 = Terra (Ground)
  • Pino 2 = Positivo (Hot)
  • Pino 3 = Negativo (Cold)

Esse tipo de cabo divide o sinal balanceado em dois canais mono independentes.

📊 Figura 3 – Diagrama do cabo XLR fêmea para 2× P10 mono

Diagrama Conector XLR Fêmea para 2 Conectores Mono P10 Machos - fvml
Fig. 3 - Diagrama Conector XLR Fêmea para 2 Conectores Mono P10 Machos

💡 Dica prática: utilize este cabo apenas quando necessário. Sempre que possível, mantenha conexões balanceadas para reduzir ruídos e interferências.

🗣️ Você já precisou converter sinais balanceados para não balanceados? Conte sua experiência abaixo!

Você pode se interessar também:

4° Cabo XLR Fêmea → P10 TRS (estéreo) — Uso em Fones e Phantom Power 

O cabo XLR fêmea para P10 TRS é comum em duas situações:

  1. Conexão de fones de ouvido profissionais em equipamentos que oferecem saída XLR, como os Distribuidor Amplificador de Headphone.
  2. Transmissão de Phantom Power (alimentação elétrica de +48V) para microfones condensadores.

Esse cabo mantém o sinal balanceado, aproveitando os três contatos (ponta, anel e corpo).

📊 Figura 4 – Diagrama do cabo XLR fêmea para P10 TRS

Diagrama Conector XLR Fêmea para um Conector Estéreo P10 Macho - fvml
Fig. 4 - Diagrama Conector XLR Fêmea para um Conector Estéreo P10 Macho

💡 Dica prática: antes de ligar cabos em equipamentos com Phantom Power, confirme se o dispositivo conectado suporta essa alimentação. Isso evita danos a instrumentos ou microfones dinâmicos.

🗣️ Já usou Phantom Power em microfones condensadores? Compartilhe suas dicas com outros leitores!

5° Cabo XLR Fêmea → P10 Mono Macho — Adaptação de Sinais Balanceados

Este cabo é um adaptador muito usado para conectar equipamentos com saída balanceada (XLR) a entradas não balanceadas (P10 mono), como:

  • Conectar um microfone profissional a uma mesa de som ou amplificador que só tenha entrada P10 (muito comum em equipamentos mais simples).

  • Ligar a saída balanceada de uma mesa de som ou interface de áudio à entrada P10 mono de um amplificador, caixa ativa ou outro dispositivo.

Esta conexão é considerada uma adaptação e não uma conversão ideal, pois adapta um sinal balanceado (de 3 vias) para um não balanceado (de 2 vias). Para isso, o cabo "descarta ou fecha" o sinal negativo do XLR, usando apenas o positivo e o terra, que são ligados à ponta (tip) e ao corpo (sleeve) do conector P10.

📊 Figura 5 – Diagrama do cabo XLR fêmea para P10 mono macho

Diagrama  Conector XLR Fêmea para P10 Macho Mono - fvml
Fig. 5 - Diagrama  Conector XLR Fêmea para P10 Macho Mono

💡 Dica prática: esse tipo de ligação é útil em situações práticas, mas sempre que possível prefira manter cabos totalmente balanceados (XLR ↔ XLR ou TRS ↔ XLR). Isso ajuda a reduzir ruídos e interferências, principalmente em cabos longos.

🗣️ Você já precisou ligar saída XLR em entrada P10? Conte nos comentários em qual equipamento usou essa adaptação!

6° Cabo XLR Macho Balanceado → 2× P10 Mono Machos — Uso para Dividir Sinal Balanceado em Dois Não Balanceados

Esse cabo divide o sinal balanceado do conector XLR macho em dois sinais não balanceados (cada um em um P10 mono).

Na prática, funciona como um splitter, enviando o sinal positivo (pino 2) para um P10 e o negativo (pino 3) para o outro.

📊 Figura 6 – Diagrama do cabo XLR macho para dois P10 mono machos

Diagrama Conector XLR Macho para 2 P10 Mono Macho - fvml
Fig. 6 - Diagrama Conector XLR Macho para 2 P10 Mono Macho

💡 Dica prática: esse cabo pode ser útil em gravações ou testes, mas cuidado: dividir o sinal dessa forma não substitui uma saída estéreo real. Use com consciência para evitar ruídos ou perda de fase.

🗣️ Você já usou esse tipo de cabo para dividir sinal?

7° Cabo XLR Macho Balanceado → P10 Estéreo Macho (TRS) — Uso para Conectar Saída Balanceada em Entrada P10 TRS

Esse cabo conecta o XLR macho balanceado a um P10 TRS (estéreo), transportando o sinal balanceado para entradas que aceitam P10 estéreo (como; Direct Box, algumas interfaces e equipamentos de áudio).

Aqui, o pino 2 do XLR vai para a ponta (tip), o pino 3 para o anel (ring) e o pino 1 para o corpo (sleeve).

📊 Figura 7 – Diagrama do cabo XLR macho para P10 estéreo TRS

Diagrama Conector XLR Macho para P10 Estéreo Macho - fvml
Fig. 7 - Diagrama Conector XLR Macho para P10 Estéreo Macho

💡 Dica prática: esse é um dos cabos mais usados em estúdios, pois permite ligar microfones ou saídas balanceadas de mesas de som diretamente em entradas P10 TRS balanceadas.

🗣️ Você costuma usar entradas P10 TRS balanceadas?

8° Cabo XLR Macho → P10 Mono Macho — Uso para Mesa/Interface em Amplificadores ou Caixas

O cabo XLR macho para P10 mono macho é um adaptador comum entre equipamentos profissionais e semi-profissionais.

Ele converte o sinal balanceado (XLR) em não balanceado (P10 TS), usado em amplificadores, caixas ativas e alguns instrumentos.

📊 Figura 8 – Diagrama do cabo XLR macho para P10 mono macho

Diagrama Conector XLR Não Balanceado Macho para P10 mono Macho - fvml
Fig. 8 - Diagrama Conector XLR Não Balanceado Macho para P10 mono Macho

💡 Dica prática: evite usar cabos longos nesse formato, pois a perda da ligação balanceada pode introduzir ruídos.

🗣️ Você já precisou desse cabo em sonorização ao vivo?

9° Cabo XLR Fêmea Balanceado → XLR Macho Balanceado — Uso em Microfones e Extensões Balanceadas

Esse é o clássico cabo de microfone, também usado em extensões balanceadas e em ligações de periféricos como; Caixas ativas, amplificadores, equalizadoresprocessadores, equipamento de efeitos, á console de áudio.

Por possuir três vias (terra, positivo e negativo), garante proteção contra ruídos e pode ter comprimentos bem maiores que cabos não balanceados.

📊 Figura 9 – Diagrama do cabo XLR fêmea para XLR macho

Diagrama Conector XLR Balanceado Macho XLR Balanceado  - fvml
Fig. 9 - Diagrama Conector XLR Balanceado Macho XLR Balanceado 

💡 Dica prática: sempre invista em cabos XLR de qualidade, especialmente se for usar em microfones condensadores ou longas extensões.

🗣️ Você já montou ou reparou um cabo XLR?

10° Cabo 2× RCA Macho → P10 Estéreo Macho (TRS) — Uso em Players, Mixers e Equipamentos DJ

Esse cabo converte dois sinais RCA (esquerdo e direito) em um único conector P10 estéreo.

É bastante usado em mixers de DJ, players de mídia e receivers, conectando saídas RCA para uma entrada P10 estéreo em mesas ou interfaces.

📊 Figura 10 – Diagrama do cabo RCA para P10 estéreo

Diagrama Conector RCA Macho para Conector P10 estéreo Macho - fvml
Fig. 10 - Diagrama Conector RCA Macho para Conector P10 estéreo Macho

💡 Dica prática: mantenha os cabos RCA curtos para reduzir interferência.

🗣️ Você já usou esse cabo em set de DJ ou home studio?

11° Cabo 2× RCA Macho → 2× P10 Mono Machos — Uso em Adaptação de Saída RCA para Entradas P10 Independentes

Aqui, cada saída RCA (L/R) é conectada individualmente a um P10 mono.

Esse cabo é muito útil em setups híbridos, quando é necessário ligar um equipamento de áudio doméstico como os CD, DVD, a um sistema de som ou diretamente a caixas ativas com entrada P10.

📊 Figura 11 – Diagrama do cabo 2× RCA para 2× P10 mono

Diagrama Conector RCA Macho para Conector P10 mono Macho - fvml
Fig. 11 - Diagrama Conector RCA Macho para Conector P10 mono Macho

💡 Dica prática: verifique sempre a correspondência correta de canais (vermelho = canal direito, branco = canal esquerdo).

🗣️ Você já precisou ligar RCA em entradas P10 independentes?

12° Cabo 2× RCA Macho → 2× RCA Macho — Uso em DVD, Receivers e Som Doméstico

O cabo RCA estéreo padrão, muito comum em equipamentos de som doméstico, CD, DVD, Toca Discos, receivers e até em algumas mesas antigas.

Transporta sinais não balanceados em dois canais (esquerdo e direito).

📊 Figura 12 – Diagrama do cabo RCA para RCA

Diagrama Conector RCA Macho para Conector RCA Macho - fvml
Fig. 12 - Diagrama Conector RCA Macho para Conector RCA Macho

💡 Dica prática: ideal para curtas distâncias, pois não oferece proteção contra ruídos. Para setups profissionais, prefira conexões balanceadas sempre que possível.

🗣️ Você ainda usa cabos RCA no seu sistema?

Iremos estar atualizando essa lista, se você deseja saber o esquemático de algum cabo, escreve nos comentários abaixo que nós prepararemos para você.

📋 Tabela Resumo – Tipos de Cabos de Áudio

Confira abaixo os principais cabos do guia, suas aplicações e dicas práticas para uso.

Cabo Conectores Uso Principal Tipo de Sinal Dica Prática
1 P10 Mono → P10 Mono 2× P10 TS macho Instrumentos musicais (guitarra, baixo, teclado) Não balanceado Use cabos curtos para evitar ruídos.
2 P10 Estéreo → 2× P10 Mono 1× P10 TRS → 2× P10 TS Divisão de estéreo (L/R) Não balanceado Bom para ligar saídas de fones ou teclados em mesa.
3 P10 Estéreo → P10 Estéreo 2× P10 TRS Fones de ouvido, saída estéreo Não balanceado Evite comprimentos acima de 3 m.
4 XLR Fêmea → P10 Estéreo 1× XLR fêmea → 1× P10 TRS Microfone ou saída balanceada para entrada TRS Balanceado Mantém a qualidade em longas distâncias.
5 XLR Fêmea → P10 Mono 1× XLR fêmea → 1× P10 TS Conectar saída XLR em entrada P10 mono Não balanceado Use apenas quando não houver entrada balanceada disponível.
6 XLR Macho → 2× P10 Mono 1× XLR macho → 2× P10 TS Dividir sinal balanceado em dois não balanceados Semi-balanceado Use apenas para testes; pode gerar perda de fase.
7 XLR Macho → P10 Estéreo 1× XLR macho → 1× P10 TRS Microfone/mesa em entrada TRS balanceada Balanceado Muito usado em estúdios e interfaces.
8 XLR Macho → P10 Mono 1× XLR macho → 1× P10 TS Mesa/interface para amplificadores ou caixas Não balanceado Prefira cabos curtos.
9 XLR Fêmea → XLR Macho 1× XLR fêmea → 1× XLR macho Cabo de microfone, extensões Balanceado Padrão profissional; permite longas distâncias.
10 2× RCA → P10 Estéreo 2× RCA → 1× P10 TRS DJ, players, mixers domésticos Não balanceado Mantenha cabos RCA curtos para evitar ruído.
11 2× RCA → 2× P10 Mono 2× RCA → 2× P10 TS Adaptar players RCA para entradas P10 independentes Não balanceado Verifique sempre os canais (L/R).
12 2× RCA → 2× RCA 2× RCA → 2× RCA DVD, receivers, som doméstico Não balanceado Use apenas em curtas distâncias.

🧾 Conclusão

Com este guia, você conheceu desde os cabos básicos (P10 mono, RCA) até os mais profissionais, como o XLR balanceado e suas variações.

Agora, ao montar ou escolher seus cabos, você terá clareza sobre a função, a pinagem correta e os cuidados que evitam ruídos e falhas.

💬 Qual desses cabos você mais usa no seu dia a dia?

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência — pode ajudar outros leitores que estão montando seus próprios cabos!

Não deixe de conferir nosso tutorial sobre o conector Neutrik NCJ6FI-S para projetos avançados. Inscreva-se no blog para receber atualizações exclusivas sobre áudio profissional!

👋 E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 

🙏 Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.

23 comentários:

  1. Tudo o que eu estava precisando.
    Obrigado sr. Jemerson Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Que ótimo que gostou
      Obrigado por estar conosco.
      Abraços.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá @REGIS OLIVETTI
      Muitíssimo obrigado.
      Que bom que você gostou, isso fortalece-nos a cada dia fazer melhor.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, temos muitas coisas interessantes por lá:
      https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  3. Muito esse post, parabéns!
    Eu tenho uma dúvida que gostaria que fosse respondida.
    No Headset da BOSE modelo A20 que possuem 2 conectores P10. Um deles é mais fino, o do microfone. Que modelo de conector é esse?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @
      Muitíssimo obrigado.
      Esse segundo conector do Headset da BOSE A20 é específico do fabricante, aconselhamos a você da uma verificada no manual do mesmo nesse endereço:
      https://assets.bose.com/content/dam/Bose_DAM/Web/consumer_electronics/global/products/headphones/a20_aviation_headset/pdf/AM761866_00_OG.pdf

      Qualquer coisa, estaremos à disposição.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá!!!
      Muitíssimo obrigado.
      Ficamos muito grato pelo Feedback, isso nos impulsiona a cada dia mais melhoramos o nosso trabalho.
      Obrigado por estar conosco. Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho:
      https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  5. Parabéns, muito bem explicado, variações muito usadas de cabos em geral, foi de muito bom uso essas informações, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @HENRIQUE
      Muitíssimo obrigado.
      Ficamos muito grato pelo Feedback, isso nos impulsiona a cada dia mais melhoramos o nosso trabalho.
      Obrigado por estar conosco. Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho:
      https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  6. PARABÉNS , DEIXA EU PERGUNTAR E DE UM CABO XLR (FEMEA ) PARA PONTA SPEAKON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode conferir essa ligação no nosso Post que fizemos no link abaixo.
      https://www.fvml.com.br/2020/07/como-fazer-cabos-speakon-para-speakon.html

      Obrigado por estar conosco. Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho:
      https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir
  7. Olá @Milton 1975
    Obrigado pelo seu comentário!
    Esse tipo de ligação é feita para sair do auxiliar da mesa para entrar no power play, como descrito.

    Esse não é um cabo "Estéreo" ligando o pino 3 para o Left do P10, e sim um cabo balanceado.

    A entrada do Power Play é balanceada, e você pode estar utilizando essa opção saindo da mesa balanceada, é mais seguro e evita interferências.

    Obrigado por estar conosco.
    Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho:
    https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Eng. Jemerson Marques por compartilhar esses conhecimentos de forma tão didática ! Valeu mesmo brother

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @ELDERSPEED

      Muitíssimo obrigada!
      O professor Jemerson agradece!

      Forte abraço!
      Att. Brenna, Equipe FVML.

      Excluir
  9. Rapaz... O melhor post de como fazer cabos de áudio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @SÂNGELO MARRASCHI
      Muitíssimo obrigada!
      Forte abraço!
      Att. Brenna, Equipe FVML.

      Excluir
  10. Olá boa tarde meu amigo quuero saber como fazer a ligação do plug p10 fêmea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Falarei com o Professor Jemerson sugerindo colocar mais esse tipo de conexão aqui nesse post.

      Forte abraço!
      Att. Brenna, Equipe FVML.

      Excluir
  11. Quero saber como faz de um XLR balanceado para um P10 mono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @CARDAN
      Sistema balanceado funcionam com duas fases em defasagem, e um terra, não há como utilizar um sistema balanceado com um conector mono, se fizer isso, não será mais balanceado!
      Explique melhor a sua intenção, se falas de conector balanceado ou o sistema balanceado e se o conector XLR é fêmea ou Macho?
      Assim podemos ajudar de melhor forma possível.
      Forte abraço!
      Att. Brenna, Equipe FVML.

      Excluir
  12. Como faço pra fazer a conexão entre dois cabos p10 mono de um lado e do outro um p10 mono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JOÃO WESLEY
      Qual seria a aplicação?
      Pois para fazer essa ligação é necessário entender que será a saída e quem será a entrada, pois faz grande diferença nesse caso.
      O que você está sugerindo é uma conexão em "Y", é bom lembar que essa conexão se for juntar duas saídas para uma entrada, pode danificar o equipamento, à não ser, que coloques um resistor limiter entre as saídas! Temos que entender primeiro.
      Nos diga o que você pretende fazer, para que possamos te ajudar!
      Forte abraço!
      Att. Brenna, Equipe FVML.

      Excluir