FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Amplificador 50W RMS Classe AB Com Transistores + PCI

Fig. 1 - Amplificador 50W RMS Classe AB Com Transistores + PCI

Olá a Todos!

No post de hoje, montaremos um amplificador de 50W RMS em carga de, com uma boa sonoridade e de fácil construção, pois utiliza poucos componentes em sua construção, e todos eles são componentes de fácil aquisição.

O tipo de topologia utilizada nesse circuito, é bastante antiga, porém funciona de forma a agradar a muitos projetistas e entusiastas por sua facilidade tanto em sua montagem quanto em sua adaptação em vários tipos de projetos.

Características

  • 50W de potência em RMS
  • Poucos componentes
  • Boa sonorização, qualidade
  • Transistores saída comercial e baixo custo
  • Classe AB
  • Alimentação Simétrica -35 0 +35
Na figura 2 logo abaixo temos o diagrama esquemático do circuito amplificador de 50W RMS em carga de 8Ω, como podemos ver, os componentes são de fácil aquisição.

Fig. 2 - Diagrama  esquemático do Circuito Amplificador de 50 Watts

Como Funciona Circuito

Os transistores Q1 e Q2 são os transistores do primeiro estágio que é um amplificador diferencial, esses transistores podem ser substituídos por transistores mais comuns como os BC558

Esses foram colocados por ter uma boa capacidade de ganho, e o mesmo suporta tensões de 100V entre coletor emissor e coletor base, C1 é o capacitor eletrolítico de acoplamento de entrada.

O resistor R1 determina a impedância de entrada e em conjunto eles formam também um filtro RC que desvia as altas frequências não necessárias, o valor do capacitor poderá estar entre 2uF a 10uF, tudo depende das frequências que você mais deseja em seu projeto.

Em nossos testes o melhor “mais abrangente” foi o de 3,3uF, o R3 e C3 são os elementos de desestabilização para o amplificador diferencial, são eles que promovem o escoamento do sinal, o segundo estágio é o estágio do drive composto pelos transistores Q4 e Q5. 

O estágio de saída é um estágio push-pull complementar baseado nos Q6 e Q7 que são os TIP35C e TIP36C. A saída é acoplada ao alto-falante de 8Ω.

Estamos dispondo para Download os materiais necessários para quem deseja montar com a PCI - Placa de Circuito Impresso, os arquivos em PNG, PDF e arquivos GERBER para quem deseja enviar para impressão.

Fig. 3 - PCI - Amplificador 50W RMS Classe AB Com Transistores

Download:

Link Direto para baixar: Arquivos PNG, PDF, GERBER

Lista de Materiais

  • Q1, Q2, Q5 --- Transistor PNP MPSA92
  • Q3, Q4 -------- Transistor NPN 2N5551
  • Q6 ------------- Transistor NPN TIP35C
  • Q7 ------------- Transistor PNP TIP36C
  • D1, D2 -------- Diodos 1N4148 

  • R1 ------------- Resistor 22K (vermelho, vermelho, laranja)
  • R2 ------------- Resistor 47K (amarelo, violeta, laranja)
  • R3, R5 -------- Resistor 4,7K (amarelo, violeta, vermelho)
  • R4 ------------- Resistor 2,2K (vermelho, vermelho, vermelho)
  • R6 ------------- Resistor 100K (marrom, preto, amarelo)
  • R7, R8 -------- Resistor 0,1Ω  3W (preto, preto, prata)

  • C1 ------------- Capacitor eletrolítico 3,3μF
  • C2 ------------- Capacitor cerâmico 330pF
  • C3 ------------- Capacitor eletrolítico 10μF

  • B1 ------------- Borne Conector Placa-Cabo 2 Pinos
  • B2 ------------- Conector Placa-Cabo 3 Pinos
  • Diversos ------ Placa Circuito Impresso, estanho, fios, etc.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logo estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui — FVM Learning!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

21 comentários:

  1. ola amigo tenho um sub woofer de 8 polegadas 5 homs queria ligar nesse anplificador preciso alterar o R1 se sim para qual resistor queria tanbem que ele tocase mais grave e nenos frequencia alta o C1 qual seria mais ideal para grave ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GUILHERME
      Você pode sim ligar no seu Sub-woofer sem problemas, não ha necessidade de substituir o R1, para alcançar um audio mais grave, você pode trabalhar com o C1 mais alto, é só testando, quando maior a capacitância mais ele dificulta as frequências mais altas.

      Excluir
  2. ola amigo vc nao poderia disponibilizar a pcb layout aquela caseira para corroer e csa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GUILHERME
      No título Download você tem duas opção para baixar os arquivos GERBER, pode abrir no EASYEDA, que é um soft e você pode abrir online mesmo, sem precisar de baixar, e lá você pode tirar a camada de terra cobreada, que é a que deixa toda parte que não tem trilha cobreada.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Oi, primeiramente parabéns e obrigado por disponibilizar esse projeto... Só gostaria de saber se posso ligar alto falante de 4 omhs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JONAS KAIPPER
      Muito obrigado...
      Podes sim ligar em 4 ohms, sem problemas.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Parabéns pelo projeto Amigo.
    Só uma dúvida, os diodos são IN4448 ou IN4148?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JOÃO SAMPAIO
      Muitíssimo obrigado!!!
      Os diodos são os 1N4148 e você pode está usando também os 1N4001 à 1N4007 sem problemas, foi um erro de digitação, já foi corrigido.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  5. Meu prezado, inicialmente meus parabéns pelas publicações. Estou tentando recuperar um conjunto antigo com toca-discos de cápsula de cerâmica, toca fitas e rádio. Dispõe de um equalizador equalizador de 7 bandas para cada canal. Como o circuito é muito antigo e é de estimação,já está na família a muito tempo, pretendo recuperá-lo mantendo o seu visual, mas substituindo os circuitos internos por novos. Minha pergunta é a seguinte preciso utilizar : 1) pré-amplificador, Equalizadores e Amplificadores, nesta sequência ? 2) o mesmo pré-amplificador poderá servir para todos os três sinais - do toca-discos, toca-fitas e sintonizador do rádio - um de cada vez claro ? 3)Identifiquei aqui nesta sua página alguns pré-amplificadores, um equalizador de 7 bandas, exatamente como consta no visual do aparelho. Estes circuitos servirão para o meu propósito ? quaisquer sugestões serão bem-vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JDAMASCENO
      O que você está fazendo é estimável, está de parabéns, uma verdadeira obra de arte.
      Bem, seu conceito está correto, mas aconselho a utilizar nessa sequencia, equalizador, pré-amplificador, e amplificador, pois já que esse circuito equalizador de 7 bandas tem em sua saída, 300mW de potência, seria pouco para alimentar o amplificador, como os três módulos que você se refere são de baixa potência, questão de mw, podes fazer dessa maneira, e servira sim para os três sinais.
      Obrigado, qualquer dúvida, estaremos aqui para ajudar-lhe.
      Abraços.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá @PAULINHO MENEZES
      Isso depende da sua fonte de audio, se ela for inferior a 800mVpp, é melhor utilizar um pré, para poder usufruir da total potência do amplificador.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  7. Não tô conseguindo o esquema da impresso se.puder enviar pelo zap 91981037168 eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @HEDEM LOPES
      Atualizamos um link direto para o MEGA, podes baixar agora.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
    2. Hola amigo como le hago para hacer en forma de planchado no pude descargar bien los archivos por el formato en q están.. Saludos desde ya gracias

      Excluir
  8. lo hicee peo el mio no enciende:) no da sonido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola
      Seguramente hay alguna conexión incorrecta, o algún componente invertido, intente analizar todo el circuito con cuidado y atención, este amplificador ya fue ensamblado y probado, funciona perfectamente.

      Excluir
  9. Bom dia montei esse amplificador qualidade muito boa mas Q3 é r4 esquentado muito isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @PAULINHO MENEZES!
      Isso vai depender da tensão de alimentação, se o seu estar esquentando muito, tenta aumentar o resistor r4 para 3,3K.
      Forte abraço.

      Excluir
  10. olá tudo bem que Deus abençoe você ENG. JEMERSON MARQUES e parabéns PELO PROJETO , gostaria que você ENG. JEMERSON MARQUES desse uma explicação referente aos calculo do par diferencia , referente ao beta dos transistor e resistor R2 que e uma fonte de corrente como foi calculado para chegar esse valor por favor sou estudante eletroeletrônica e gostaria de saber como calcular o par diferencia e betas do transistor com uma fonte de corrente por resistor igual a que você fez nesse circuito projetado ENG. JEMERSON MARQUES por favor ficarei muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @K R - MODAS 2020
      Obrigado pelo carinho e respeito ao nosso trabalho.
      Estaremos passando essa boa ideia ao Professor Jemerson, acredito que ele vai abraça a ideia,ele sempre é atensioso com as solicitações.

      Forte abraço!

      Excluir