FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Amplificador 50W RMS Classe AB Com Transistores + PCI

Fig. 1 - Amplificador 50W RMS Classe AB Com Transistores + PCI

Olá a todos!!!

No post de hoje iremos construir um amplificador de 50W RMS em carga de, com uma boa sonoridade e de fácil construção, pois utiliza poucos componentes em sua construção, e todos eles são componentes de fácil aquisição.

O tipo de topologia utilizada nesse circuito, é bastante antiga, porém funciona de forma a agradar a muitos projetistas e entusiastas por sua facilidade tanto em sua montagem quanto em sua adaptação em vários tipos de projetos.

Características

  • 50W de potência em RMS
  • Poucos componentes
  • Boa sonorização, qualidade
  • Transistores saída comercial e baixo custo
  • Classe AB
  • Alimentação Simétrica -35 0 +35
Na figura 2 logo abaixo temos o diagrama esquemático do circuito amplificador de 50W RMS em carga de 8Ω, como podemos ver, os componentes são de fácil aquisição.

Fig. 2 - Diagrama  esquemático do Circuito Amplificador de 50 Watts

Como Funciona Circuito

Os transistores Q1 e Q2 são os transistores do primeiro estágio que é um amplificador diferencial, esses transistores podem ser substituídos por transistores mais comuns como os BC558, esses foram colocados por ter uma boa capacidade de ganho e o mesmos suporta tensões de 100V entre coletor emissor e coletor base, C1 é o capacitor eletrolítico de acoplamento de entrada.

O resistor R1 determina a impedância de entrada e em conjunto eles forma também um filtro RC que desvia as altas frequências não necessárias, o valor do capacitor poderá está entre 2uF a 10uF, tudo depende das frequências que você mais deseja em seu projeto.

Em nossos testes o melhor "mais abrangente" foi o de 3,3uF, o R3 e C3 são os elementos de desestabilização para o amplificador diferencial, são eles que promovem o escoamento do sinal, o segundo estágio é o estágio do drive composto pelos transistores Q4 e Q5. 

O estágio de saída é um estágio push-pull complementar baseado nos Q6 e Q7 que são os TIP35C e TIP36C. A saída é acoplada ao alto-falante de 8Ω.

Estamos dispondo para Download os materiais necessários para quem deseja montar com a PCI - Placa de Circuito Impresso, os arquivos em PNG, PDF e arquivos GERBER para quem deseja enviar para impressão.

Fig. 3 - PCI - Amplificador 50W RMS Classe AB Com Transistores

Download:

Link Direto para baixar: Arquivos PNG, PDF, GERBER

Lista de Materiais

  • Q1, Q2, Q5 ------ Transistor PNP MPSA92
  • Q3, Q4 ------------ Transistor NPN 2N5551
  • Q6 ----------------- Transistor NPN TIP35C
  • Q7 ----------------- Transistor PNP TIP36C
  • R1 ----------------- Resistor 22K (vermelho, vermelho, laranja)
  • R2 ----------------- Resistor 47K (amarelo, violeta, laranja)
  • R3, R5 ------------ Resistor 4,7K (amarelo, violeta, vermelho)
  • R4 ----------------- Resistor 2,2K (vermelho, vermelho, vermelho)
  • R6 ----------------- Resistor 100K (marrom, preto, amarelo)
  • R7, R8 ------------ Resistor 0,1Ω (preto, preto, prata)
  • C1 ----------------- Capacitor eletrolítico 3,3μF
  • C2 ----------------- Capacitor cerâmico 330pF
  • C3 ----------------- Capacitor eletrolítico 10μF
  • D1, D2 ------------ Diodos 1N4148 
  • B1 ----------------- Borne Conector Placa-Cabo 2 Pinos
  • B2 ----------------- Conector Placa-Cabo 3 Pinos
  • Diversos ---------- Placa Circuito Impresso, estanho, fios, etc.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logo estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click aqui - FVM Learning!!!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe

Shalom

17 comentários:

  1. ola amigo tenho um sub woofer de 8 polegadas 5 homs queria ligar nesse anplificador preciso alterar o R1 se sim para qual resistor queria tanbem que ele tocase mais grave e nenos frequencia alta o C1 qual seria mais ideal para grave ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GUILHERME
      Você pode sim ligar no seu Sub-woofer sem problemas, não ha necessidade de substituir o R1, para alcançar um audio mais grave, você pode trabalhar com o C1 mais alto, é só testando, quando maior a capacitância mais ele dificulta as frequências mais altas.

      Excluir
  2. ola amigo vc nao poderia disponibilizar a pcb layout aquela caseira para corroer e csa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @GUILHERME
      No título Download você tem duas opção para baixar os arquivos GERBER, pode abrir no EASYEDA, que é um soft e você pode abrir online mesmo, sem precisar de baixar, e lá você pode tirar a camada de terra cobreada, que é a que deixa toda parte que não tem trilha cobreada.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Oi, primeiramente parabéns e obrigado por disponibilizar esse projeto... Só gostaria de saber se posso ligar alto falante de 4 omhs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JONAS KAIPPER
      Muito obrigado...
      Podes sim ligar em 4 ohms, sem problemas.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Parabéns pelo projeto Amigo.
    Só uma dúvida, os diodos são IN4448 ou IN4148?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JOÃO SAMPAIO
      Muitíssimo obrigado!!!
      Os diodos são os 1N4148 e você pode está usando também os 1N4001 à 1N4007 sem problemas, foi um erro de digitação, já foi corrigido.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  5. Meu prezado, inicialmente meus parabéns pelas publicações. Estou tentando recuperar um conjunto antigo com toca-discos de cápsula de cerâmica, toca fitas e rádio. Dispõe de um equalizador equalizador de 7 bandas para cada canal. Como o circuito é muito antigo e é de estimação,já está na família a muito tempo, pretendo recuperá-lo mantendo o seu visual, mas substituindo os circuitos internos por novos. Minha pergunta é a seguinte preciso utilizar : 1) pré-amplificador, Equalizadores e Amplificadores, nesta sequência ? 2) o mesmo pré-amplificador poderá servir para todos os três sinais - do toca-discos, toca-fitas e sintonizador do rádio - um de cada vez claro ? 3)Identifiquei aqui nesta sua página alguns pré-amplificadores, um equalizador de 7 bandas, exatamente como consta no visual do aparelho. Estes circuitos servirão para o meu propósito ? quaisquer sugestões serão bem-vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @JDAMASCENO
      O que você está fazendo é estimável, está de parabéns, uma verdadeira obra de arte.
      Bem, seu conceito está correto, mas aconselho a utilizar nessa sequencia, equalizador, pré-amplificador, e amplificador, pois já que esse circuito equalizador de 7 bandas tem em sua saída, 300mW de potência, seria pouco para alimentar o amplificador, como os três módulos que você se refere são de baixa potência, questão de mw, podes fazer dessa maneira, e servira sim para os três sinais.
      Obrigado, qualquer dúvida, estaremos aqui para ajudar-lhe.
      Abraços.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá @PAULINHO MENEZES
      Isso depende da sua fonte de audio, se ela for inferior a 800mVpp, é melhor utilizar um pré, para poder usufruir da total potência do amplificador.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
  7. Não tô conseguindo o esquema da impresso se.puder enviar pelo zap 91981037168 eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @HEDEM LOPES
      Atualizamos um link direto para o MEGA, podes baixar agora.
      Obrigado por estar conosco!!!
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug Forte abraço.

      Excluir
    2. Hola amigo como le hago para hacer en forma de planchado no pude descargar bien los archivos por el formato en q están.. Saludos desde ya gracias

      Excluir
  8. lo hicee peo el mio no enciende:) no da sonido

    ResponderExcluir
  9. Bom dia montei esse amplificador qualidade muito boa mas Q3 é r4 esquentado muito isso é normal?

    ResponderExcluir