FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples mas não simplórios, astuto mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Como Alterar fonte de PC ATX 12v para 24v

Como alterar uma fonte de computador ATX de 12V para 24V

English Version: Click Here

Muitos são os casos para querermos fazer uma alteração dessas em uma fonte de PC, até porque as fontes ATX são fácies de encontrar e todo técnico tem uma ou duas fontes dessas em sua sucata.

Com essa alteração podemos facilmente construir uma fonte de bancada, impulsionar motores elétricos, entre tantas outras coisas.

A fonte ATX que vou utilizar é uma de marca GMI Power Supply, modelo ATX500, de 500W de potência.

Seguiremos passo a passo, para facilitar o nosso entendimento

As observações iniciais será analisar se a mesma está funcionando, pois não podemos alterar uma coisa que nem mesmo funciona, não é isso?

Para fazer isso, coloque um fio, ou como no meu caso, um pedaço de solda, curto-circuitando o conector com fio PSON "Fio Verde" e o GND "Fio Preto"

Como na imagem ilustrada.
Depois de tudo verificado e se estiver tudo OK!!!!

VAMOS COMEÇAR

1° Passo - Temos que identificar o tipo de CI controlador que temos em nossa fonte, no meu caso o CI é o HS8110.

O seu pode ser diferente, o que você precisa fazer é olhar o datasheet dele e identificar os pinos correto.

2° Passo - Com o datasheet do HS8110 apresentado na imagem, vamos identificar sua pinagem, como ilustrado na foto, como podemos observar, temos os pinos de referências do CI, P1, P2 e P3, como entradas:
Pino 1 = 3.3V
Pino 2 = 5V
Pino 3 = 12V.

Iremos utilizar para essa mudança os pinos 1, 2, e 3, que são os pinos que monitoram as sobtensões e sobretensões nesse CI, no datasheet é bem básico, sem muita informação, por ser uma fonte chinesa, é difícil encontrar o datasheet do mesmo com mais detalhes, mas vamos fazer assim mesmo.
3° Passo - Identifique a saída que vem da bobina da tensão de 3.3V, "no nosso caso" tem um resistor de carga ligado em paralelo na saída, ele irá queimar se não tirar esse pino do bobina, também ele não será necessário, não utilizaremos o mesmo.
Substitua os capacitores de saída, eles são de 16V, se fizer a alteração e não substitui-los, eles vão estourar, substitua por um de 36V para suportar a tensão depois da alteração.

4° Passo - Vamos seguir as trilhas e identificar elas no CI, depois podemos soltar os resistores que conectam as saídas de tensão 3.3v, 5v, e 12v, ao CI, e vamos simplesmente, levantá-los, tirando assim as referências do CI.


ATENÇÃO!!!

É de suma importância que você tenha um teste ant-curto-circuito, no nosso caso, temos o bom e velho TESTE EM SÉRIE da Lâmpada incandescente. 

NÃO toque o dissipador de calor do primário da fonte, você poderá sofre Descarga Elétrica. "DÁ CHOQUE".


5° Passo - Ligue a fonte com cautela no TESTE EM SÉRIE, e teste a tensão de saída, como podemos ver na imagem, o nosso deu 24.25V sem carga.


6° Passo - Vamos pô uma pequena carga de um motor de 24V e 1.5A , para vermos a variação.
Lembrando que tiramos todas as referências do CI, então ele está com sua mais alta oscilação, ou seja, gerando a todo vapor, no seu máximo, então é normal essa tensão cair quando recebe uma carga.

Como podemos ver, tivemos uma queda de tensão de 24.25V para 22.01V
O que nos confirma o seu funcionamento para diversos projetos.

Temos um vídeo no nosso canal do YouTube, que aplicamos várias resistências em paralelo e atingimos 200A, por fração de menos de 1 segundo, é óbvio, pois como sugere o vídeo, é 200A de pico, se fosse para funcionamento não normal não chegaria nem a 50A.

Obvio também que essa fonte já queimou, fui fazer testes mais pesados, e ela não aguentou. 


Conclusão

Satisfeito com o projeto, por sua simplicidade e que pode ser utilizado para vários outros projetos, atendeu satisfatoriamente as expectativas.

Obrigado a todos, qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click AQUI!!! 

Para que deseja ver os detalhes da montagem, deixo abaixo o vídeo para vocês entenderem e seguirem o passo a passo.




Obrigado

Deus abençoe a todos

Shalom


2 comentários:

  1. poderia me dizer como seria feito um ajuste de feedback nessa fonte(imaginei algo como um resistor de maior resistencia que o de fabrica ligado na linha dos 24v "enganando" o CI para ele controlar essa linha, mantendo ela em 24v como se estivesse mantendo ela em 12v)? Tambem queria saber porque de ter removido os pinos de referencia dos 5v e 3v3, nao da pra deixar eles e ter, assim, uma fonte de 24v, 5v e 3v3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá @MEU COMPUTADOR
      Nesse caso foi tirado o feedback de controle do mesmo, por isso ele oscila na maior frequencia, e ou ajusta o PWM na maior carga, o que acontece é que tiramos os feedbacks das linhas 3.3v, 5v, e 12v por ser uma saída em um único trafo, o que acontece é que quando aumentamos a linha de 12V para 24V, automaticamente aumentamos as linhas de 3.3V e 5V também, pois saem do mesmo trafo.


      Obrigado por estar conosco.
      Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho:
      https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug

      Forte abraço.

      Excluir