🔧 Transforme sua fonte ATX em uma fonte de bancada potente!
Se você é um entusiasta da eletrônica, hobbista ou profissional que precisa de uma fonte de alimentação versátil, este guia completo mostrará como modificar uma fonte ATX comum de computador para fornecer 24V em vez dos tradicionais 12V. Uma solução econômica e eficiente para seus projetos!
Olá a Todos!
Muitos são os casos para querermos fazer uma alteração dessas em uma fonte de PC, até porque as fontes ATX são fáceis de encontrar e todo técnico tem uma ou duas fontes dessas em sua sucata.
Com essa alteração podemos facilmente construir uma fonte de bancada, impulsionar motores elétricos, entre tantas outras coisas.
💡 Por que modificar uma fonte ATX?
- Custo-benefício excepcional
- Disponibilidade abundante
- Alta capacidade de corrente
- Proteções integradas
- Versatilidade para múltiplos projetos
A fonte ATX que utilizarei, é uma de marca GMI Power Supply, modelo ATX500, de 500W de potência.
Seguiremos passo a passo, para facilitar o nosso entendimento!
|
| Fonte ATX Power Supply ATX-500W |
🔍 Verificação Inicial da Fonte
As observações iniciais será analisar se a mesma está funcionando, pois, não podemos alterar uma coisa que nem mesmo funciona, não é isso?
Para fazer isso, coloque um fio, ou como no meu caso, um pedaço de solda, curto-circuitando no conector os fios: PSON "Fio Verde" e o GND "Fio Preto". Como ilustrado na Figura 2 abaixo.
Depois de tudo verificado, como podemos observar na Figura 3 abaixo, temos a saída da nossa fonte em 12.54V. Funcionando Perfeitamente!
🛠️ Processo de Modificação Passo a Passo
⚠️ AVISO DE SEGURANÇA: Este procedimento envolve manipulação de componentes eletrônicos que podem manter carga elétrica mesmo quando desligados. Certifique-se de descarregar completamente os capacitores antes de começar e utilize equipamentos de proteção adequados. Se não tiver experiência, procure um profissional qualificado.
1° Passo - Temos que identificar o tipo de CI controlador que temos em nossa fonte, em nosso caso o Circuito Integrado é o HS8110. como ilustrado na Figura 4 abaixo.
O CI da sua fonte pode ser diferente, o que você precisa fazer é olhar o Datasheet dele e identificar os pinos corretos.
💡 Dica do Especialista:
Encontrar o datasheet de CIs de fontes mais baratas pode ser um desafio. Tente pesquisar pelo número do CI seguido de "datasheet" ou "pinout". Se não encontrar, procure por CIs similares da mesma família ou fabricante. Muitas vezes, os pinos de controle de tensão seguem um padrão entre modelos similares.
2° Passo - Com o Datasheet do HS8110 apresentado na Figura 5, identificaremos sua Pinagem, como podemos observar, temos os pinos de referências do CI: P1, P2 e P3, como entradas:
Utilizaremos para essa mudança os pinos 1, 2, e 3, que são os pinos que monitoram as subtensão e sobretensão nesse CI, o Datasheet é bem básico, sem muita informação, por ser uma fonte chinesa, é difícil encontrar o Datasheet do mesmo com mais detalhes, mas realizaremos assim mesmo.
📊 Tabela Comparativa: Tensões e Aplicações
| Tensão | Aplicações Comuns | Vantagens |
|---|---|---|
| 12V (Original) | PCs, iluminação LED, pequenos motores | Padrão ATX, ampla compatibilidade |
| 24V (Modificado) | Motores de maior potência, drivers de motor de passo, fontes de bancada | Maior potência, menor corrente para mesma potência |
3° Passo - Identifique a saída que vem da bobina da tensão de 3.3V, "no nosso caso" tem um resistor de carga ligado em paralelo na saída.
Ele irá queimar se não tirar esse pino da bobina, também ele não será necessário, não utilizaremos o mesmo, como efetuamos na Figura 6.abaixo, levantamos o fio que vem da bobina filtro.
Substitua os capacitores de saída, eles são de 16V, se efetuar a alteração e não substituí-los, eles vão estourar, substitua por um de 36V para suportar a tensão depois da alteração.
⚠️ Ponto Crítico:
A substituição dos capacitores é essencial! Capacitores com tensão nominal inferior à nova tensão de saída (24V) podem explodir, causando danos à fonte e riscos de segurança. Use sempre componentes com margem de segurança adequada (pelo menos 50% acima da tensão máxima esperada).
4° Passo - Vamos seguir as trilhas e identificar elas no CI, depois podemos soltar os resistores que conectam as saídas de tensão 3.3v, 5v, e 12v, ao CI, e vamos simplesmente, levantá-los, tirando assim as referências do CI, como ilustrado na Figura 7 abaixo.
⚠️ ATENÇÃO!
É de suma importância que você tenha um Teste Anti-Curto-Circuito, no nosso caso, temos o bom e velho TESTE EM SÉRIE da Lâmpada incandescente, como mostrada na Figura 8 abaixo.
💡 Dica: se ainda não possui o seu, veja o artigo completo sobre como construir o Teste da Lâmpada em Série Comutável de 50 a 650 W, com todos os detalhes e esquemas necessários para montar o equipamento de forma segura e eficiente.NÃO toque o dissipador de calor do primário da fonte, você poderá sofrer Descarga Elétrica. "DÁ CHOQUE".
🔧 Dica de Segurança:
O teste com lâmpada em série é uma técnica antiga mas extremamente eficaz. Se houver um curto-circuito na fonte, a lâmpada acenderá brilhantemente, limitando a corrente e protegendo os componentes. Use uma lâmpada de 40-60W para fontes de menor potência ou 100W para fontes mais potentes.
Você também pode estar interessado!
- Mini Fonte de Alimentação Chaveada 5V - 24V, 3A com TNY268 com PCI
- Fonte Chaveada SMPS 13.8V 10A com IR2153 e IRF840 + PCI
- Como Funcionam as fontes de alimentação Chaveadas - SMPS - ATX
- Circuito Fonte Ajustável tipo Buck 1.2V à 37V, 3A, proteção contra Curto com LM2596 + PCI
5° Passo - Ligue a fonte com cautela no TESTE EM SÉRIE, e teste a tensão de saída, como podemos observar na imagem, o nosso deu 24.25V sem carga.
6° Passo - Vamos pô uma pequena carga de um motor de 24V e 1.5A, para observarmos a variação.
Lembrando que tiramos todas as referências do CI, então ele está com sua mais alta oscilação, ou seja, gerando o mais rápido possível, no seu máximo, então é normal essa tensão cair quando recebe uma carga.
Como podemos observar na Figura 10 abaixo, tivemos uma queda de tensão de 24.25V para 22.01V. O que nos confirma o seu funcionamento para diversos projetos, que não requira uma tensão estabilizada.
📊 Análise de Desempenho:
A queda de tensão observada (de 24.25V para 22.01V com carga de 1.5A) é normal para fontes modificadas sem regulagem precisa. Para aplicações que exigem tensão mais estável, considere adicionar um regulador de tensão externo ou um circuito de feedback para melhorar a regulação.
Temos um vídeo no nosso canal do YouTube, que aplicamos várias resistências em paralelo e atingimos 200A, por fração de menos de 1 segundo, como ilustrada na Figura 11 abaixo, é óbvio, pois como sugere o vídeo, é 200A de pico, se fosse para funcionamento não normal não chegaria nem a 50A.
OBS.: obvio também que essa fonte já queimou, os testes foram bastante pesados para esse categoria de fonte, e ela não aguentou.
⚡ Limite de Corrente:
Embora a fonte tenha suportado picos de 200A por menos de 1 segundo, isso representa um teste extremo. Para uso contínuo, respeite os limites de corrente especificados pelo fabricante. Uma fonte de 500W teoricamente poderia fornecer cerca de 20A a 24V (considerando eficiência), mas na prática, o limite seguro é significativamente menor.
Satisfeito com o projeto, por sua simplicidade e pode ser utilizado para vários outros projetos, atendeu satisfatoriamente as expectativas. Sabendo que esse pico de 200A, foi somente por mais ou menos um segundo, e a fonte queimou, o que já era esperado.
No entanto, valeu a pena, já que podemos utilizar com menores correntes que a mesma pode atender perfeitamente uma grande quantidade de projetos.
Para que deseja ver os detalhes da montagem, deixo logo abaixo, o vídeo para vocês entenderem e seguirem o passo a passo.
✨ Projetos Ideais para sua Fonte 24V:
- Fonte de bancada para eletrônica
- Alimentação para drivers de motor de passo
- Carregadores de bateria de alto desempenho
- Sistemas de iluminação LED de potência
- Pequenas máquinas de CNC
- Alimentação para amplificadores de áudio
🎥 Assista ao Vídeo Completo!
Para acompanhar todos os detalhes da modificação, não perca nosso vídeo no YouTube. Nele mostramos cada passo com explicações detalhadas e dicas extras!
👋 E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!
Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados.
🙏 Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!
Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsApp, uma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!
Forte abraço!
Deus vos Abençoe!
Shalom.












2 comentários:
poderia me dizer como seria feito um ajuste de feedback nessa fonte(imaginei algo como um resistor de maior resistencia que o de fabrica ligado na linha dos 24v "enganando" o CI para ele controlar essa linha, mantendo ela em 24v como se estivesse mantendo ela em 12v)? Tambem queria saber porque de ter removido os pinos de referencia dos 5v e 3v3, nao da pra deixar eles e ter, assim, uma fonte de 24v, 5v e 3v3?
Olá amigo, boa tarde.
Tenho uma fonte nova aqui, com o CI sc6105b. Como posso fazer essa alteração e deixar ela com 24v?
Postar um comentário