FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

sábado, 4 de setembro de 2021

Desvendando o Mundo da IPTV: O Que É e Como Funciona?

Entendendo o Mundo da IPTV: O Que É e Como Funciona?
Entendendo o Mundo da IPTV: O Que É e Como Funciona?

Olá a Todos!

Quando se fala de Streaming Online, logo o que se pensa é em IPTV, mas é importante lembrar que mesmo que IPTV use o protocolo de internet IP, ele não se limita a um sistema de transmissão de TV pela internet, ele também é usada para entrega de mídia em redes corporativas e privadas, porém com garantia de qualidade na entrega.

Estamos sendo levados com o impulsionamento das mudanças de paradigma dos modos tradicionais com que são transmitidas, como o sistema de TV a cabo, ou via satélite, para o streaming baseado na Internet, e o IPTV como sistema tem um papel importante a desempenhar nessa fase de transição.

Vamos entender melhor a arquitetura da IPTV, e seu funcionamento mais detalhado para trazer-nos mais clareza sobre os tipos de serviços de IPTV e o futuro da IPTV.

O que é IPTV?

IPTV refere-se a: "Internet Protocol Television" Televisão Por Protocolo de Internet, é um sistema em que o serviço de TV digital é entregue ao cliente "assinante" por meio de tecnologia de protocolo de Internet através de conexão de banda larga na Internet.

E isso é um pouco diferente dos sistemas de vídeo digital que são acessados por milhões de usuários em todo mundo em sites ou mesmos em aplicativos como YouTube, Netflix, Amazon Video, Vimeo etc. 

Também ao contrário da conexão padrão por cabo ou satélite, na IPTV vários aparelhos de TV podem usar uma única assinatura dentro de uma mesma casa e ainda com a vantagem e a conveniência de poder escolherem os programas que desejam assistir quando e onde quiserem, além de sintonizar qualquer programação na TV ao vivo quando transmitido.

Para entender como a IPTV é diferente da TV tradicional, vamos comparar o modo tradicional de assistir TV com a IPTV.

Você pode se interessar também:

Como IPTV Funciona?

Os consumidores através de seus aparelhos, solicitam ao servidor de streaming, e recebem programas de TV solicitados, e os conteúdos de vídeo por meio de redes baseadas em protocolo da Internet (IP), em vez de cabos ou satélites para os telespectadores. 

Diferente de conteúdos de transmissão em tempo real por cabo ou satélite, que funcionam permitindo que os usuários "sintonizem" um canal específico no seu aparelho e não conseguem pausar, ou vê-lo novamente aquele mesmo conteúdo, o IPTV pode armazenar programas no servidor no final da transmissão, permitindo aos usuários solicitar conteúdo pela Internet a qualquer momento.

IPTV usa uma rede baseada em protocolo da Internet (IP) para fornecer canais de TV aos decodificadores dos usuários. 

As redes de Internet são diferentes das redes de cabo e satélite porque fornecem conteúdo por meio dos mesmos modelos de comunicação cliente-servidor, que usa IP (Internet Protocol), um protocolo de transporte que é um mecanismo de entrega, e utilizam os mesmos processos de e-mail, sites e outros serviços baseados na Internet. 

Quando o espectador faz uma solicitação para um programa no IPTV através do controle, o vídeo solicitado, vem de diferentes fontes (servidores) e é dividido em pacotes de dados através da Internet. 

O servidor de vídeo transmite o programa para o cliente através de conexão com a Internet, que podem trafegar os dados por meio do cabo de fibra óptica, Rede 4G, Redes cabeadas, etc. que recebe a solicitação e, envia o programa de volta ao cliente.

Conclusão

Em suma, exploramos as complexidades do universo da IPTV, desvendando seus mistérios e revelando seus mecanismos fundamentais. 

Ao compreender o que é IPTV e como ela funciona, você está equipado para aproveitar ao máximo essa tecnologia inovadora. Seja para streaming de conteúdo, transmissões ao vivo ou personalização de experiências televisivas, a IPTV oferece uma infinidade de possibilidades. 

Agora, munido desse conhecimento, você pode explorar este mundo digital em constante expansão de forma informada e aproveitar todas as vantagens que a IPTV tem a oferecer. 

Ao dominar esses conceitos, você se coloca no controle, desbravando as inovações e desfrutando de uma experiência de entretenimento mais rica e personalizada.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!!!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog!!! Click Aqui FVM Learning!!!

Forte abraço!
Deus vos Abençoe
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário