A algum tempo venho recebendo mensagens de muitos dos nossos inscritos, tanto aqui em nosso Blog, como os do nosso canal do YouTube, sempre com a mesma pergunta, "Como posso instalar um controle de volume no meu circuito amplificador?" E acredite, são realmente muitas pessoas solicitando isso, inclusive em um dos nossos vídeos, Circuito Mini Amplificador com 3 Transistores Batendo no SUB 600W RMS "Vamos montar!" Tivemos centenas dessas perguntas, foi então que decidimos fazer esse Post para que, de forma simplificada, possamos explicarmos o como proceder para ligar, conectar um potenciômetro para ajustar o nível de sinal "Volume", em seu circuito amplificador.
Tipos de Circuitos
A princípio iremos Montar 3 tipos de circuitos para que você possa fazer a escolha de acordo com o seu projeto, como descrito abaixo:
- Circuito de Controle Mono - Com um único canal para controlar
- Circuito de Controle Estéreo - Um potenciômetro duplo para controlar os dois canais
- Circuito de Controle Estéreo - Dois potenciômetros, um para cada canal.
1. Circuito de Controle Mono
O Circuito Mono é um controle de volume com um único potenciômetro, ele é um circuito mais simples. Apesar da sua simplicidade, esse é o tipo de circuito mais utilizados até hoje em todo tipo de dispositivo eletrônico que necessite atenuar o sinal auditivo em um amplificador, e na Figura 2, já podemos visualizar a sua simplicidade.
![]() |
Fig. 2 - Controle de Volume Mono Simples |
Como podemos ver no diagrama esquemático, é bastante simples, só requerendo apenas de pouquíssimos componentes, e isso à depender de que tipo de aplicação você irá fazer, pois não é necessário utilizar os conectores, podendo ser soldado diretamente no circuito.
Lista de Componentes
2. Circuito Estéreo - Potenciômetro Duplo
O Circuito de controle de volume Estéreo com um potenciômetro duplo, é um circuito que segue os mesmos princípios do circuito 1, com a diferença que ele faz o controle de volume síncrono, ou seja, simultâneo, dois canais estéreo simultaneamente, para melhorar o entendimento podemos acompanhar no diagrama esquemático do circuito na figura 3 abaixo com a mesma simplicidade do primeiro circuito.
![]() |
Fig. 3 - Controle de Volume Estéreo Potenciômetro Duplo |
Como podemos ver no diagrama esquemático, é bastante simples, só requerendo apenas de 3 componentes, e isso à depender de que tipo de aplicação você irá fazer, pois não é necessário utilizar os conectores, podendo ser soldado diretamente no circuito.
Lista de Componentes
Se você precisar ajustar o volume separadamente para cada um dos dois ou mais canais, então neste caso temos o Circuito 3 abaixo.
3. Circuito Estéreo - Dois Potenciômetro
O circuito 3 é tão simples quanto o Circuito 1 e Circuito 2, o mais importante é estar certo das conexões de entradas e as conexões de saídas, se for invertida, pode acontecer que na posição de volume mínimo a resistência irá baixar para o mínimo "0 ohms" formando um curto-circuito na saída da fonte do sinal para o terra, que por sua vez pode queimar o dispositivo do qual está planejado receber o sinal. Seja cuidadoso!
O Circuito de controle de volume Estéreo com dois potenciômetros, é um circuito exatamente igual ao Circuito 2, com a diferença que ele faz o controle de volume independente por canal, para melhorar o entendimento podemos acompanhar no diagrama esquemático do circuito na figura 4 abaixo com a mesma simplicidade do primeiro circuito.
![]() |
Fig. 4 - Controle de Volume Estéreo com dois Potenciômetros |
Lista de Componentes
Link direto para download
Forte abraço.
Valeu
ResponderExcluirOlá @FABIOMASTER
ExcluirMuito obrigado!!!!
Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhes custa nada, não é? https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
Forte abraço.