FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Alarme de Segurança com Sensor PIR e ESP8266 - Sensor de Movimento

Fig. 1 - Alarme de Segurança com Sensor PIR e ESP8266 - Sensor de Movimento

Olá a Todos!

A tecnologia avança a passos largos todos os dias, e o mundo moderno traz consigo esses avanços, todos os dias deparamos sem perceber com: sistemas automáticos de iluminação, portas automáticas em lojas e shopping, alarmes contra roubo em casas e estabelecimentos comerciais, dispositivos de descarga em mictórios e luzes automáticas nos banheiros, etc.

Na maioria desses sistemas abordados, o ponto central dessa tecnologia, está em um equipamento “Sensor” conhecido como Sensor PIR.
E no post de Hoje, faremos um sensor PIR se comunicar com o NodeMCU ESP8266, e detectar a presença de alguém, e ativar um alarme sonoro utilizando um Buzzer. Você também pode acompanhar o passo a passo em nosso vídeo que está disponível no final desse Post.

Sobre o Sensor PIR HCSR501

O sensor PIRPyroelectric ou Passive Infrared sensor Sensor Piroelétrico, ou Sensor Passivo Infravermelho, é quem detectar a presença de qualquer corpo que emita ondas de calor e ondas infravermelhas.

Ele detectará  instantaneamente a presença de um “intruso”  e irá notificar através de um alarme, que pode ser uma campainha ou um buzzer, uma luz, etc. 

O Buzzer

Existe dois tipos de Buzzer:
  • O buzzer passivo - Esse é bastante conhecido e utilizado em campainha de cartões de natais, twitters de caixas pequenos de som, feito de piezo elétrico.
  • O buzzer ativo - Esse tem um circuito ativo que gera um sinal em uma determinada frequência gerando o som contínuo.
Utilizaremos o buzzer ativo em nosso projeto, isso porque temos um bocado em nossa sucata, o nosso ativo tem tensão de funcionamento que varia entre 3 à 24V, o que se encaixa perfeitamente em nosso projeto.

O controlador NodeMCU ESP8266

O NodeMCU é uma plataforma de IoT de código aberto. Inclui um firmware que é executado no SoC ESP8266 Wi-Fi da Espressif Systems e hardware baseado no módulo ESP-12. O termo “NodeMCU” por padrão refere-se ao firmware em vez dos kits de desenvolvimento.

Como ira Funcionar?

O que faremos aqui é utilizar o NodeMCU como controlador que irá receber um sinal digital do Sensor PIR, e irá processar essa informação e determinar o tempo que irá manter o Buzzer ativo, que será determinado pelo usuário que irá programar. 

A montagem do circuito é bastante simples, não requer nenhum alto nível de conhecimento, pois o sensor tem apenas 3 pinos: VCC — OUT — GND.

No NodeMCU só receberá o sinal na porta D0 e responderá através da porta D4 de saída para ligar um Buzzer, que você também pode utilizar com qualquer outra coisa, por exemplo; um módulo relê e ligar uma luz, uma sirene, um led, etc.

Diagrama do Circuito

Como podemos conferir no diagrama esquemático do circuito na Figura 2, o circuito esquemático é bastante simples, e não teremos dificuldades alguma para executar a montagem.
Fig. 2 - Digrama esquemático Alarme de Segurança com Sensor PIR e ESP8266 - Sensor de Movimento

Lista de Materiais

  1. NodeMCU ESP8266 (Pode ser qualquer outro microcontrolador)
  2. Detector HCSR501 PIR. 
  3. Buzzer ativo.
  4. Fios, cabo USB, etc.

O Código (Sketch)

Código foi inscrito na plataforma Arduíno, e você pode utilizá-lo e modificá-lo de acordo com suas necessidades. Aconselhamos a você baixar o arquivo (.ino), que estamos disponibilizando, pois quando copiamos e colamos, dependendo do seu navegador, algumas acentuações saem diferente do que foi programado, por esse motivo disponibilizamos o código-fonte para baixar no link abaixo.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
//=============================================================================================// // Edited and Adapted by: Engineer Jemerson Marques, On: 26.03.2019 - FVM Learning website // // Available at: https://www.fvml.com.br and on Youtube channel // // https://www.youtube.com/c/FVMLearning - I hope you have fun - Good luck!!! // //---------------------------------------------------------------------------------------------// #define Pin_Alarm D4 // Buzzer alarm connected to GPIO-14 or D5 of nodemcu #define PIR_Sensor D0 // PIR sensor output connected to GPIO-5 or D1 of nodemcu int Waiting_Time = 5000; // Time that your buzzer stay on in milliseconds, exemple; 10000 is 10 seconds void setup() { pinMode(PIR_Sensor, INPUT); // PIR sensor as input pinMode(Pin_Alarm, OUTPUT); // Buzzer alaram as output digitalWrite(Pin_Alarm, LOW); // Initially buzzer off } void loop(){ int state = digitalRead(PIR_Sensor); // Continuously check the state of PIR sensor delay(500); // Check state of PIR after every half second if(state == HIGH){ digitalWrite (Pin_Alarm, HIGH); // If intrusion detected ring the buzzer delay(Waiting_Time); // Ring buzzer for time the you put in integer WaitTimer in seconds } else { digitalWrite (Pin_Alarm, LOW); // No intrusion Buzzer off } } //======================================== www.fvml.com.br ==================================================

Disponibilizamos o vídeo no nosso canal do YouTube, para quem deseja assistir o passo a passo da montagem e também o teste de funcionamento do circuito, segue abaixo o nosso vídeo:


ARQUIVOS PARA BAIXAR:

Você também pode baixar o arquivo (.ino)  e o diagrama esquemático no link abaixo:

Link Direto: Arquivos para baixar


E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.

Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui — FVM Learning!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário