FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Como fazer cabos SpeakON para SpeakON, P10 e XLR

 Montando cabos SpeakON para SpeakON, P10 e XLR

Olá a Todos!

Hoje trazemos para você um guia rápido de como montar o seu próprio cabo de conexão SpeakON nas seguintes configurações; SpeakON para SpeakON, SpeakON para 10SpeakON Para XLR.  

Esses cabos são utilizados em sua grande maioria na ligação entre caixas, caixas e amplificadores, etc. utilizado em som Profissional, Estúdio, som automotivo, entre outros.

Características

As principais características do Plugues SpeakON são:

  • Fácil e rápido de montar, confiável e robusto.
  • Conectores de cabo e chassi de 2, 4 e 8 polos em várias versões
  • Sistema engate rápido “Quick Lock” ideal para aplicações de alto-falante
  • Excelente relação custo-desempenho
  • Atende a todos os requisitos de segurança em todo o mundo (IEC, UL) Além disso, os mais recentes modelos das séries SPX e STX oferecem:
  • Classificação atual de até 50 A
  • Apenas 3 peças com projeto de alívio de tensão de 1 peça para montagem ainda mais fácil.
  • Resistente às intempéries e extremamente robusto.

Existem basicamente dois modelos mais conhecidos e utilizados de Plugues da Série SpeakON, como mostrado na Figura 2 abaixo, são eles: 

Fig. 2 -  Principais mais utilizado tipos de plugues SpeakON

NL2FX: Conector de cabo de 2 polos com bucha azul, intercalado com conector de chassi de 4 polos que faz contato com: +1 / -1

NL4FX: Conector de cabo de 2 polos com bucha preta, que faz contatos com: +1 / -1, +2/ -2

Obs.: Existem vários outros modelos e séries, porém me refiro aos mais padrões conhecidos e utilizados atualmente no mercado.

Você pode estar adquirindo os conectores em promoção no link que separamos para você logo abaixo:

1° CABO - SPEAKON PARA SPEAKON

Temos duas opções de montagem para os Conectores SpeakON: 

Figura 3 é para ligação em um único canal do Conector, você pode estar ligando o seu caixa em um único cabo de sinal.

Fig. 3 - SpeakON para SpeakON utilizando dois Polos

Figura 4, é para a utilização de caixas duas ou três vias, quando necessitamos fazer a utilização de dois canais de um amplificador para um único caixa, separando as vias.

Fig. 4 - SpeakON para SpeakON utilizando quatro Polos

Montagem

1° Passo:

Desencape cerca de 2.5 cm do cabo, pela qual irá aparecer os fios, desencape os fios cerca de 1.2 cm como mostrado na Figura 5 logo abaixo.

Fig. 5 - Medidas corretas para desencapamento do cabo e dos fios
DICA:

Se for utilizar somente uma via da caixa, utilize somente os 2 Polos, +1 / -1. Se for utilizar às duas vias em um caixa, utilize os quatros polos +1 / -1, +2 -2.

2° Passo:

Abra o plugue rodando o conector rosqueável no sentido anti-horário para abri às três partes do Plugue SpeakON, e ele se dividirá em três partes como mostrado na Figura 6 abaixo.

Fig. 6 - Plug SpeakON aberto em três partes.

3° Passo:

Coloque o conector rosqueável no cabo antes de colocar os fios nos orifícios do plugue, enrole os fios unificando-os como sinalizado na Figura 7 abaixo.

Logo após, coloque os fios nos orifícios e aparafuse todos os polos, seguindo as cores dos fios que você tem, no nosso exemplo, estamos utilizando cabo com quatro fios; vermelho, amarelo, preto, azul.

DICA:

Para facilitar a fiação, especialmente de cabos grossos, primeiro aparafuse os contatos internos +1 e +2 e depois os contatos externos -1 e -2.

Fig. 7 - Maneira correta da aplicação dos fios ao Plugue SpeakON 

4° Passo:

Verifique se não ficou nenhum fiapo de fio solto fechando com outros contatos, feche o conector rosqueável unindo todas as partes, e aqui finalizamos uma das pontas do seu cabo.

Então siga o mesmo procedimento para montar a outra ponta do cabo SpeakON. 

2° CABO - SPEAKON PARA P10

Existem três tipos de configurações que podemos utilizar, isso dependerá do tipo de som utilizado, então deixamos disponíveis aqui o diagrama das três versões para você montar.

Figura 8essa é a versão SpeakON para Plugue P10, utilizando apenas dois polos do plugue SpeakON.

Fig. 8 - Diagrama esquemático conexão Plugue SpeakON para P10 dois Polos

Figura 9essa é a versão SpeakON para Plugue P10 estéreo, utilizando os quatro polos do plugue SpeakON e um Plugue TRS, P10 Estéreo.

Fig. 9 - Diagrama esquemático conexão Plugue SpeakON para P10 TRS estéreo quatro Polos

Figura 10essa é a versão SpeakON para dois plugues P10, utilizando os quatro polos do plugue SpeakON e dois plugues P10 para cada canal do amplificador.

Fig. 10 - Diagrama esquemático conexão Plug SpeakON para 2 P10 quatro Polos.

Montagem

1° Passo:

Siga os passos de 1 a 4 proposto acima na montagem do 1° Cabo, para montar uma das pontas que receberá o Plug SpeakON. Após montado o primeiro lado do plugue SpeakON, vá para o passo dois abaixo.

2° Passo:

Desencape cerca de 2,5 cm do cabo, pela qual irá aparecer os fios, desencape os fios cerca de 1,2 cm como mostrado na Figura 5 já mostrada acima na montagem 1.

3° Passo:

Abra o plugue P10 rosqueando no sentido anti-horário, insira o cabo dentro do lado rosqueável do plugue P10.

4° Passo:

Estanhe as superfícies dos fios, conforme a Figura 8, 9 ou 10, isso irá depender da versão que você deseja montar, siga a Figura da sua escolha.

3° CABO - SPEAKON PARA Plugue XLR

Existem duas tipos de configurações que podemos utilizar, isso dependerá do tipo de som utilizado, então deixamos disponíveis aqui o diagrama das duas versões para você montar.

Figura 11essa é a versão SpeakON para Plug XLR, utilizando apenas dois polos do plug SpeakON.

Fig. 11 - Diagrama esquemático conexão Plugue SpeakON para XLR dois Polos

Figura 12essa é a versão SpeakON para Plugue XLR, utilizando os quatro polos do plugue SpeakON.

Fig. 12 -  Diagrama esquemático conexão Plugue SpeakON para XLR estéreo quatro Polos

Montagem

1° Passo:

Siga os passos de 1 a 4 proposto acima na montagem do 1° Cabo, para montar uma das pontas que receberá o Plugue SpeakON.
Após montado o primeiro lado do plugue SpeakON, vá para o passo dois abaixo.

2° Passo:

Desencape cerca de 2,5 cm do cabo, pela qual irá aparecer os fios, desencape os fios cerca de 1,2 cm como mostrado na Figura 5 já mostrada acima na montagem 1.

3° Passo:

Abra o plugue XLR que dependendo da versão do seu plugue, você pode estar desparafusando, ou pode está rosqueando no sentido anti-horário, insira o cabo dentro do lado rosqueável do plugue XLR,

4° Passo:

Estanhe as superfícies dos fios, conforme a Figura 11 ou a Figura 12, isso irá depender da versão que você escolheu para sua montagem, siga a Figura da sua escolha, depois feixe e finalizamos o nosso Cabo.

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados. 


Se inscreva no nosso BlogClique Aqui — FVM Learning!

Nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsAppuma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe!
Shalom!

Um comentário:

  1. Qual tipo de fio usado para montagem dos cabos espekon 8 polos ?? Existe alguma especificação de fio para esses modelos ?? já que na maioria das vezes eles são usados para alto falantes mais pesados ...

    ResponderExcluir